Jump to content
  • 0

Comprar títulos com o maior ou menor vencimento?


Cristian Souza

Pergunta

em um dos primeiros vídeos do módulo 3, o Raul fala pra sempre pegar um investimento de renda fixa pré-fixado sempre com o maior vencimento, ja que você pode sair a qualquer momento e se caso continuar até o fim, o seu rendimento será maior do que um que tenha acabado antes seguido de um novo aporte para outro titulo.

Ja na aula 16 do módulo 3, ele fala que caso os indicativos de risco empatem, deve-se escolher sempre o de menor vencimento para diminuir os riscos.

Fiquei confuso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
14 horas atrás, Cristian Souza disse:

em um dos primeiros vídeos do módulo 3, o Raul fala pra sempre pegar um investimento de renda fixa pré-fixado sempre com o maior vencimento, ja que você pode sair a qualquer momento e se caso continuar até o fim, o seu rendimento será maior do que um que tenha acabado antes seguido de um novo aporte para outro titulo.

Ja na aula 16 do módulo 3, ele fala que caso os indicativos de risco empatem, deve-se escolher sempre o de menor vencimento para diminuir os riscos.

Fiquei confuso.

Olá @Cristian Souza,

Entendo que se você estiver diante de duas oportunidades com o mesmo rendimento, vale sempre a pena pegar o de prazo com menor vencimento exatamente para diminuir os riscos. Além disso, se o rendimento é o mesmo, receberemos o dinheiro de volta antes e poderemos reaplicá-lo mais rapidamente.

Por exemplo, se tenho um CDB prefixado de 10% para 2 anos e outro também de 10% para 3 anos, não faz sentido eu esperar um ano a mais (no caso do segundo) para ter o mesmo rendimento de volta. E vai que, justamente neste último ano (comparando o segundo com o primeiro) o banco quebra e aí você vai pro FGC (que está aí para te ajudar, mas vai dar uma dorzinha de cabeça).

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Cristian Souza,

Entendo que se você estiver diante de duas oportunidades com o mesmo rendimento, vale sempre a pena pegar o de prazo com menor vencimento exatamente para diminuir os riscos. Além disso, se o rendimento é o mesmo, receberemos o dinheiro de volta antes e poderemos reaplicá-lo mais rapidamente.

Por exemplo, se tenho um CDB prefixado de 10% para 2 anos e outro também de 10% para 3 anos, não faz sentido eu esperar um ano a mais (no caso do segundo) para ter o mesmo rendimento de volta. E vai que, justamente neste último ano (comparando o segundo com o primeiro) o banco quebra e aí você vai pro FGC (que está aí para te ajudar, mas vai dar uma dorzinha de cabeça).

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

Bom dia a todos!!

Matheus, veja se não caberá uma análise maior em qual valeria mais a pena, considerando o contrafluxo:

Se o pré-fixado estivesse de 16%a.a. para 2 anos e tivesse também a possibilidade dos mesmos 16%a.a. Creio que nestes caso, poderia ser mais interessante o de 3 anos, pois 16%a.a. é uma boa taxa e que a garantiríamos por 3 anos…

Me veio a cabeça que, pensando no contrafluxo, se tivermos opções que geralmente aparecem na virada da curva, pode ser interessante pegarmos estas por opções por mais tempo, exemplo:

1. IPCA+9%a.a. ou mais na parte pré-fixada;

2. 140% do CDI ou mais;

3. 16%a.a. ou mais.

O que acham?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
46 minutes ago, Ricardo Tuller Mendes disse:

Bom dia a todos!!

Matheus, veja se não caberá uma análise maior em qual valeria mais a pena, considerando o contrafluxo:

Se o pré-fixado estivesse de 16%a.a. para 2 anos e tivesse também a possibilidade dos mesmos 16%a.a. Creio que nestes caso, poderia ser mais interessante o de 3 anos, pois 16%a.a. é uma boa taxa e que a garantiríamos por 3 anos…

Me veio a cabeça que, pensando no contrafluxo, se tivermos opções que geralmente aparecem na virada da curva, pode ser interessante pegarmos estas por opções por mais tempo, exemplo:

1. IPCA+9%a.a. ou mais na parte pré-fixada;

2. 140% do CDI ou mais;

3. 16%a.a. ou mais.

O que acham?

É exatamente esta a questão: você investiria hoje em um prefixado de 16% com vencimento em 2 ou 3 anos?

Eu pessoalmente iria no de 2 anos, como disse antes. Pq não sei nem o q vou almoçar amanhã, quanto mais como estará o mercado financeiro daqui dois anos 🤣

Poderá estar favorável para o meu investimento de 16% ao ano, e eu ter mais um ano de lucro? Sem dúvida.

Poderá estar desfavorável, com inflação de 15% ao ano, e eu ter um lucro miguelento no último ano? Sem dúvida.

Ou seja, 50% de chance pra cada.

E aí acho q é o caso de pensar como no ditado: "é melhor um na mão do que dois voando".

Até porque a ideia do contrafluxo não é a de acertar em 100% das vezes, mas sim em tentar tirar proveito daquilo que temos hoje - e não do que teremos ao final do prazo do investimento. Ou seja, a gente não investe em um prefixado pensando que "no futuro vai acontecer X ou Y", mas sim porque (no caso do exemplo do prefixado que estamos usando) a taxa de juros estaria alta, mas com expectativa de baixa hoje.

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

Editado por Matheus Passos Silva
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/08/2024 at 06:56, Ricardo Tuller Mendes disse:

Bom dia a todos!!

Matheus, veja se não caberá uma análise maior em qual valeria mais a pena, considerando o contrafluxo:

Se o pré-fixado estivesse de 16%a.a. para 2 anos e tivesse também a possibilidade dos mesmos 16%a.a. Creio que nestes caso, poderia ser mais interessante o de 3 anos, pois 16%a.a. é uma boa taxa e que a garantiríamos por 3 anos…

Me veio a cabeça que, pensando no contrafluxo, se tivermos opções que geralmente aparecem na virada da curva, pode ser interessante pegarmos estas por opções por mais tempo, exemplo:

1. IPCA+9%a.a. ou mais na parte pré-fixada;

2. 140% do CDI ou mais;

3. 16%a.a. ou mais.

O que acham?

Rapaz , eu estou a umas tres semanas dando umas escaneadas quase que diarias nos fundos de renda fixa , e essas taxas que voce citou acima , eu ainda nao vi nao.

Max de 120% de cdi pra cbds e 97% de CDI pra lcs. com prazoas bem longos.
Ipca + 6,30.
12. algo ao ano.

Estou deixando passar alguma coisa?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 25/08/2024 at 19:27, Marco RL disse:

Rapaz , eu estou a umas tres semanas dando umas escaneadas quase que diarias nos fundos de renda fixa , e essas taxas que voce citou acima , eu ainda nao vi nao.

Max de 120% de cdi pra cbds e 97% de CDI pra lcs. com prazoas bem longos.
Ipca + 6,30.
12. algo ao ano.

Estou deixando passar alguma coisa?

Bom dia! 
Como a Selic vinha em queda, estávamos num momento de transição. Geralmente os pontos ótimos ocorrem nas extremidades.

Ex.: quando a Selic estava em 13,75% a algum tempo e inflação em baixa, tínhamos as opções IPCA+9% ou mais e os acima de 16%a.a.. Quando a Selic começou a cair, foi caindo um pouco tbm, hoje encontramos na faixa de IPCA+8% e 14%a.a., pois não estamos no extremo na Selic mais.

Ex.: da mesmo forma quando estávamos no outro extremo em 2021, com a Selic na faixa de 2%a.a., encontrávamos as opções acima de 140% do CDI..

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi! Pelo que entendi, Raul está abordando duas estratégias válidas que se aplicam dependendo do cenário de mercado e do perfil de risco do investidor. No primeiro caso, ele destaca que títulos pré-fixados de longo prazo podem ser mais rentáveis se mantidos até o vencimento, mas oferecem a flexibilidade de saída antecipada. No segundo, ele recomenda escolher títulos com vencimentos mais curtos quando os riscos parecem equivalentes para minimizar os impactos da volatilidade do mercado e do risco de reinvestimento. A chave é avaliar as condições do mercado e suas próprias necessidades de liquidez e tolerância ao risco ao escolher entre essas abordagens. Espero que isso ajude a esclarecer!

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

image.png.429d7fd7f09f6a2cf9e50feef03ac9b2.png

PRINT DA PÁGINA 35 (PDF DO MÓDULO 3).

ACREDITO QUE A VANTAGEM DE UM PERÍODO MAIOR SEJA RELATIVO A MAIOR VARIAÇÃO DE PREÇO E CONSEQUENTEMENTE MAIOR CHANCE DE LUCRAR COM MARCAÇÃO DE MERCADO.

CASO ESTEJA EQUIVALENTE A OPÇÃO DE MENOR TEMPO É MAIS SEGURA  (PENSANDO EM MATER O TITULO ATÉ VENCIMENTO E REINVESTIR).

PELO MENOS ESSE FOI O MEU ENTENDIMENTO DE NOVATO...

Editado por Breno Costa Aguiar Rodrigues
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Breno Costa Aguiar Rodrigues disse:

image.png.429d7fd7f09f6a2cf9e50feef03ac9b2.png

PRINT DA PÁGINA 35 (PDF DO MÓDULO 3).

ACREDITO QUE A VANTAGEM DE UM PERÍODO MAIOR SEJA RELATIVO A MAIOR VARIAÇÃO DE PREÇO E CONSEQUENTEMENTE MAIOR CHANCE DE LUCRAR COM MARCAÇÃO DE MERCADO.

CASO ESTEJA EQUIVALENTE A OPÇÃO DE MENOR TEMPO É MAIS SEGURA  (PENSANDO EM MATER O TITULO ATÉ VENCIMENTO E REINVESTIR).

PELO MENOS ESSE FOI O MEU ENTENDIMENTO DE NOVATO...

Boa tarde, Breno!

Seu entendimento está correto.

Quanto maior a janela de tempo até o vencimento, maior as chances de uma marcação a mercado. 

Mesmo assim considerando que temos dois títulos pagando a mesma rentabilidade porém com vencimentos distintos, o ideal ainda seria buscar o de menor vencimento. A marcação a mercado é uma estratégia que aprendemos a usufruir da mesma caso ela venha a ocorrer. Consideramos ela como um eventual bônus e não necessariamente como nosso objetivo de investimento, ou seja, não investimos visando a marcação precisamente falando, mas a conhecemos e saberemos nos aproveitar dela caso aconteça.

O objetivo principal e mais rentável para lucrar na renda fixa é seguir o contrafluxo para definirmos qual o melhor indexador para os títulos.

 

Espero que complemente!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 07/09/2024 at 21:29, Breno Costa Aguiar Rodrigues disse:

image.png.429d7fd7f09f6a2cf9e50feef03ac9b2.png

PRINT DA PÁGINA 35 (PDF DO MÓDULO 3).

ACREDITO QUE A VANTAGEM DE UM PERÍODO MAIOR SEJA RELATIVO A MAIOR VARIAÇÃO DE PREÇO E CONSEQUENTEMENTE MAIOR CHANCE DE LUCRAR COM MARCAÇÃO DE MERCADO.

CASO ESTEJA EQUIVALENTE A OPÇÃO DE MENOR TEMPO É MAIS SEGURA  (PENSANDO EM MATER O TITULO ATÉ VENCIMENTO E REINVESTIR).

PELO MENOS ESSE FOI O MEU ENTENDIMENTO DE NOVATO...

Olá Breno,

É isso mesmo, como o Edison também já tinha indicado: quanto menor o prazo, mais seguro o título, já que será menor a possiibilidade da gente "tomar um calote" rsrsrs.

Claro que estamos falando do Tesouro Direto e se tomarmos um calote é porque a coisa foi pro beleléu. Mas o raciocínio é o mesmo para outros títulos, como CDBs, LCAs e LCIs.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...