Jump to content
  • 0

RADL3


Lucas Consoli Pereira

Pergunta

Eae pessoal, tudo bem?

Quando montei minha carteira ao finalizar o curso, estudei a RADL3 e seus indicadores e achei interessante. Então adicionei na carteira e estou aportanto mensalmente conforme o diagrama.

Porém conforme o tempo vai passando, fico meio pensativo em relação ao segmento, no percurso que eu faço de casa para o trabalho, comecei a reparar que existe muitíssimas farmácias de marcas diversas, ou seja, um segmento muito disputado, que cada vez mais aparecem novas marcas menores. ( sou de São Paulo). 
Eu vejo a empresa como crescimento, mesmo estando com o preço bem salgado, eu ignoro e continuo aportando. Porém de todos meus papéis, esse é o único que me deixa bem pensativo e as vezes indeciso por ser varejo.

Esse sentimento de dúvida é normal ? 
qual a opinião de vocês sobre a empresa? Ainda tenho 25 anos para aposentar.

raramente na comunidade vejo os investidores com esse papel, isso também me causa um pouco de insegurança.

diferente da WEGE3, mesmo cara, vemos muita gente aqui aportando.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
12 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

Eae pessoal, tudo bem?

Quando montei minha carteira ao finalizar o curso, estudei a RADL3 e seus indicadores e achei interessante. Então adicionei na carteira e estou aportanto mensalmente conforme o diagrama.

Porém conforme o tempo vai passando, fico meio pensativo em relação ao segmento, no percurso que eu faço de casa para o trabalho, comecei a reparar que existe muitíssimas farmácias de marcas diversas, ou seja, um segmento muito disputado, que cada vez mais aparecem novas marcas menores. ( sou de São Paulo). 
Eu vejo a empresa como crescimento, mesmo estando com o preço bem salgado, eu ignoro e continuo aportando. Porém de todos meus papéis, esse é o único que me deixa bem pensativo e as vezes indeciso por ser varejo.

Esse sentimento de dúvida é normal ? 
qual a opinião de vocês sobre a empresa? Ainda tenho 25 anos para aposentar.

raramente na comunidade vejo os investidores com esse papel, isso também me causa um pouco de insegurança.

diferente da WEGE3, mesmo cara, vemos muita gente aqui aportando.

Bom dia @Lucas Consoli Pereira. Um fator a ser acrescentado a sua analise em relação a empresas do setor de saude / varejo é que geralmente elas possuem uma margem liquida baixa que serve como uma barreira natural de entrada de novos concorrentes. Contudo, devido a isso temos que sempre ficar atentos em relação ao controle de divida, tributação e geração de caixa da empresa, ja que algo que altere de forma significativa estes pontos pode levar a empresa a ter prejuizo no exercicio. Não seria um motivo suficiente para voce parar de investir na empresa, mas sempre procure avaliar estes indicadores com o objetivo de monitorar a saude financeira e da operação.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Lucas Consoli Pereira,

Olha, se você fez o “dever de casa” a ponto de incluí-la na sua carteira, acho que não haveria com o que você se preocupar.

Se estas dúvidas estão surgindo, talvez valha a pena você rever a sua análise da empresa para decidir o que fazer em relação a ela. Eu não sei há quanto tempo você já está investindo nela, mas talvez esta seja uma possibilidade.

É o que me vem à mente agora, mas vou deixar os mais experientes aqui complementarem rsrsrs.

Espero ter ajudado, nem que tenha sido um pouco apenas!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/08/2024 at 19:47, Lucas Consoli Pereira disse:

Eae pessoal, tudo bem?

Quando montei minha carteira ao finalizar o curso, estudei a RADL3 e seus indicadores e achei interessante. Então adicionei na carteira e estou aportanto mensalmente conforme o diagrama.

Porém conforme o tempo vai passando, fico meio pensativo em relação ao segmento, no percurso que eu faço de casa para o trabalho, comecei a reparar que existe muitíssimas farmácias de marcas diversas, ou seja, um segmento muito disputado, que cada vez mais aparecem novas marcas menores. ( sou de São Paulo). 
Eu vejo a empresa como crescimento, mesmo estando com o preço bem salgado, eu ignoro e continuo aportando. Porém de todos meus papéis, esse é o único que me deixa bem pensativo e as vezes indeciso por ser varejo.

Esse sentimento de dúvida é normal ? 
qual a opinião de vocês sobre a empresa? Ainda tenho 25 anos para aposentar.

raramente na comunidade vejo os investidores com esse papel, isso também me causa um pouco de insegurança.

diferente da WEGE3, mesmo cara, vemos muita gente aqui aportando.

O que importa são os fundamentos, se acha o setor inseguro coloca uma porcentagem menor até se sentir seguro

RADL3 é uma empresa excelente, tenho na carteira. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Deborah Gerasimovic disse:

O que importa são os fundamentos, se acha o setor inseguro coloca uma porcentagem menor até se sentir seguro

RADL3 é uma empresa excelente, tenho na carteira. 

O problema de colocar porcentagem menor, é que para isso, eu preciso mentir no diagrama, pois quem define meus aportes sao o diagrama do serrado, e preenchendo seguindo as perguntas ela tem uma boa nota, e isso deveria ser uma coisa boa para manter.

 

mas me surgiu essa dúvida após alguns aportes, sobre o segmento de varejo, e a variedade de novas farmácias que temos no mercado 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Lucas Consoli Pereira disse:

O problema de colocar porcentagem menor, é que para isso, eu preciso mentir no diagrama, pois quem define meus aportes sao o diagrama do serrado, e preenchendo seguindo as perguntas ela tem uma boa nota, e isso deveria ser uma coisa boa para manter.

 

mas me surgiu essa dúvida após alguns aportes, sobre o segmento de varejo, e a variedade de novas farmácias que temos no mercado 

Lucas na verdade você não precisa mentir no diagrama. Você pode editar as perguntas, por exemplo: a empresa está no setor varejista? 

Se isso pra vc faz sentido, as empresas varejistas serão "penalizadas" e consequentemente a proporção dos aportes serão modificadas.

Na verdade a edição das perguntas é um fator de maturidade do investidor.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Hugo Barone disse:

Lucas na verdade você não precisa mentir no diagrama. Você pode editar as perguntas, por exemplo: a empresa está no setor varejista? 

Se isso pra vc faz sentido, as empresas varejistas serão "penalizadas" e consequentemente a proporção dos aportes serão modificadas.

Na verdade a edição das perguntas é um fator de maturidade do investidor.

Certissimo Hugo, incluse as minhas eu ja modifiquei bastante,  porem mesmo com essa pergunta a RADL tem boas notas. entao para reduzir bastante no digrama eu necessariamente teria que colocar muitas perguntas para penalizar ela, sendo que ela é a unica de varejo que tenho em carteira, ou seja, ela é uma otima empresa, eu só fiquei meio cabreiro esses dias com essa questao, do preço esticado, estar no varejo, e eu ver muitas novas farmacias a cada momento no percurso que faço de casa para o trabalho. Quando descidi colocar ela em carteira, foi justamente pela nota alta na minha analise, porem com o tempo foi me surgindo essa duvida, e ela é a unica empresa que me causa esse sentimento em minha carteira rsrsrs. Deve ser loucura mesmo.

image.png.007c707c43531cee32c401d51d36e89a.png

image.png.26376d56adff0c95da0bf8023bb41e23.png

image.png.309b321c538ab822d4823bed81a60450.png

image.png.fa6ddaa7b0a53570454abfe106fe779b.png

image.png.b3d009357abb4853ca91eb7d4bad7d6c.png

image.png.1550580871d1426ab77c929ce3436637.png

image.png.0086b3141f69d9a6f2f5627fb7197a17.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá @Hugo Barone e @Lucas Consoli Pereira,

Só para estimular a reflexão: antes mesmo de pensarmos no Diagrama, é relevante pensarmos a respeito dos setores nos quais queremos investir. Será que o setor de varejo é um setor que vale a pena receber investimentos nossos?

Neste sentido, e pensando no triângulo dos investimentos, talvez empresas do varejo estejam no topo - e mesmo assim apenas depois de passarem pelos nossos critérios de exclusão.

Espero ter ajudado!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 15/09/2024 at 17:05, Lucas Consoli Pereira disse:

O problema de colocar porcentagem menor, é que para isso, eu preciso mentir no diagrama, pois quem define meus aportes sao o diagrama do serrado, e preenchendo seguindo as perguntas ela tem uma boa nota, e isso deveria ser uma coisa boa para manter.

 

mas me surgiu essa dúvida após alguns aportes, sobre o segmento de varejo, e a variedade de novas farmácias que temos no mercado 

Você não precisa mentir no diagrama, basta incluir perguntas sobre o setor e isso fará com que ela se adeque a porcentagem que deseja. Eu particularmente não gosto do diagrama do cerrado para balancear a carteira, principalmente para iniciantes. Ele muitas vezes mais confunde do que esclarece.

Aconselho você esquecer as perguntas, esquecer o diagrama e fazer um excel com as empresas da sua carteira, coloca os fundamentos classificatórios como ROI, ROIC, margem liquida e inclui os eliminatórios também como dívida liquida sobre ebitda ... depois disso classifique elas (filtro do excel) pelo fundamento que mais são importantes para você e faça a divisão que você acredita que seja melhor dentro dos números apresentados.
Vai no investidor 10 ou status invest e lança tua carteira lá, coloca as notas e ele vai te dizer o que precisa ser aportado pra balancear e chegar nas metas estabelecidas para balancear.

Eu sinceramente acho mais seguro, mais simples e uma forma de você enxergar os número e se sentir confiante, sem ter medo de estar fazendo besteira nos aportes mensais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/09/2024 at 04:39, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Hugo Barone e @Lucas Consoli Pereira,

Só para estimular a reflexão: antes mesmo de pensarmos no Diagrama, é relevante pensarmos a respeito dos setores nos quais queremos investir. Será que o setor de varejo é um setor que vale a pena receber investimentos nossos?

Neste sentido, e pensando no triângulo dos investimentos, talvez empresas do varejo estejam no topo - e mesmo assim apenas depois de passarem pelos nossos critérios de exclusão.

Espero ter ajudado!

Concordo totalmente meu amigo. Para minha carteira eu tenho muito receio do setor varejista... e pensando agora talvez o único encaixe seria nesse cenário que vc citou. Valeu!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...