Jump to content
  • 0

Comprando FII pela 1ª vez!


Pergunta

9 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
14 horas atrás, Edison Paulini disse:

Boa noite, Ana!

Que legal, parabéns por este marco!

Vamos lá. 

Se você estudou estes FIIs e os mesmos estão correspondentes com sua estratégia, está tudo certo.

O que eu deixaria como dica é:

- FIIs de papel são mais arriscados que os de tijolo. Ademais leve em consideração que se por ventura você investir em CRIs, estaria correlacionando sua carteira com os FIIs de papel;

- pense em estudar e adicionar FIIs de logística. Na minha opinião são melhores até que os de shopping e olha que estes já são bons haha. HGLG, XPLG, BTLG são exemplos de ativos que podem ser estudados (não é recomendação de compra e sim de estudo);

- TRXF é um FII que gera diferentes opiniões entre investidores por estar inserido no varejo com galpões de empresas neste nicho. Eu não acho um FII ruim mas ele tem seus riscos por conta do setor;

- não existe uma quantidade ao certo ou número mágico de ativos. O que você deve levar em consideração é que quanto mais ativos na carteira, mais tempo você precisará desprender para acompanhar relatórios. Se você tem, por exemplo, 6 FIIs e 10 ações, são 16 ativos para acompanhar. Este número é ok para você e consegue dar conta? Então manda bala!

 

Espero que ajude a pensar!

@Edison Paulini, muito obrigada pelas riquíssimas contribuições!

De fato, fiquei com um pézinho atrás com o TRFX por ser do setor de varejo. Sempre acende um botãozinho de alerta hehehe

Dos FIIs indicados para estudo, ainda não analisei o XPLG. Vou dar uma verificada!

Eu ainda não tenho ações. Achei melhor começar com os FIIs por serem mais simples de analisar, para então passar a estudar as ações. Achei bem pertinente a sua colocação sobre a quantidade recomendada de ativos.

Grata demais pelas suas orientações!

Editado por Ana Letícia Bandeira Morais
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/08/2024 at 11:29, William Redig disse:

Oi @Ana Letícia Bandeira Morais,

Eu sou fã dos FIIs.  A alegria real acontece quando os primeiros proventos caem na conta!!

O @Edison Paulini pontuou bem quando te sugeriu olhar os FIIs de logística.

Uma coisa a considerar quando olhar entre Tijolo e Papel é que os tijolos tem uma proteção natural contra a inflação, uma vez que os bons imóveis se valorizam com o tempo e mantém o valor patrimônio enquanto os fiis de papel te pagam inflação + renda todos os meses, de modo que o valor do investimento não se atualiza sem reinvestimento.

Nos FIIs de shopping, considera também estudar o VISC11 e MALL11.

Agora, uma experiência e opinião pessoal:  Todos os fundos que já tive que tinha XP envolvido, em algum momento deram ruim.  Não gosto da gestão deles e hoje brinco dizendo que a única coisa boa que eu já tive com XP no nome foi o Windows XP....  Não invisto mais em nada que tenha XP no meio, mas, como disse, é uma opinião pessoal.

Espero que meus comentários te ajudem um pouquinho.

Pois é,@William Redig, os FIIs acabam dando aquela motivação a mais com os proventos caindo mês a mês hahahaha

Sim, bom lembrete sobre essa consideração entre os FIIs de tijolo e de papel 😉

Boa! Vou incluir VISC11 e MALL1 na análise.

Nunca fui cliente da XP, mas realmente tenho percebido uma insatisfação geral ultimamente. Acho muito válido a sua experiência pessoal e vou considerar na minha escolha de FIIs.

Ajudou demais! Muito obrigada 🙏

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 24/08/2024 at 12:12, Marcelo R disse:

Oi @Ana Letícia Bandeira Morais pessoal já disse muita coisa legal... eu acrescentaria uma coisa, que apesar de dito nas aulas eu não concordo.

image.png.ca60352a74125256ecd56282cb216532.png

A menos que exista uma explicação absolutamente fora do normal, mas muito fora mesmo, eu jamais investiria num FII com P/VP acima de 1,2 ( eu particularmente não entro acima de 1,08 )

Como o pessoal disse, é tudo muito pessoal... e no caso do limite interior eu sou bem mais flexível, principalmente se houver uma boa explicação para o PVP baixo... no "meu" caso, continuo olhando mesmo com PVP de 0,80

O que posso trazer de contribuição se quiser adicionar nos seus estudos, além dos que o pessoal disse, seria o GARE11

e eu particularmente acho que não tem problema nenhum o TRXF11 ser de varejo... todos contratos são atípicos, ou seja, para o pessoal sair tem que pagar todo restante do contrato.

Claro que se a empresa quebrar ou algo do tipo, ai complica.

 

@Marcelo R, verdade: p/ quê comprar FIIs com P/VP mais alto se há tantos outros bons mais em conta, né!

Perfeito, vou incluir o GARE11 na minha lista de análises.

Muito obrigada pelas suas contribuições!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/08/2024 at 20:03, Ana Letícia Bandeira Morais disse:

Olá, pessoal! Td bem?

Estou bastante animada porque irei comprar meus primeiros FIIs \o/\o/.

E por ser a primeira vez, sempre rola aquela insegurança/dúvida. Eu fiz um quadro compartivo dos FIIs abaixo p/ me ajudar na escolha, mas gostaria de ouvir a opinião dos experientes daqui hehehe. 

Minha primeira dúvida é: qual seria a quantidade recomendada de FIIs para ficar aportando nesse início? 6 FIIs? 8 FIIs?

Na minha análise, fiquei tendente a escolher:

  • XPML11;
  • HSML11;
  • KNR11;
  • ALZR11;
  • KNRC11;
  • MXRF11.

O que vcs acharam da minha escolha? Escolheriam outro FII? Se sim, por qual motivo?

Desde já deixo meu agradecimento pela atenção e auxílio.

image.png.c8e860d886059b02e260fd6133a03e9f.png

 

Existem FII´s dos mesmo setores que você escolheu com taxas mais baixas e um maior número de imóvel. 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...