Jump to content
  • 0

Análise para Tesouro Direto e contra fluxo


Pergunta

Turma, estou para fazer um aporte em tesouro direto e surgiu alguns pensamentos sobre a análise de qual aportar.

O índice IPCA atingiu a meta do ano de 4,5% porém contado os últimos 12 meses, se contarmos somente 2024 está em 2,87%, devido a isso existe rumores que na próxima reunião do COPOM possa ter um leve aumento da SELIC, que não reflete imediatamente no IPCA porém tende a desacelerar a economia.

Em meu entendimento o tesouro IPCA+ 6,17% estaria pagando uma boa taxa e com possibilidade de ganho em marcação a mercado, visto que a tendência do pré fixado é subir as taxas, para compensar o IPCA e manter interessante ao mercado, causando uma perda na marcação a mercado ou um ganho real menor ao final do titulo, e junto a isso em caso de uma maior fuga dos investidores do pré para o IPCA+ a taxa de juros do IPCA+ baixar e subir o ganho na marcação.

Aos mais experientes que puderem dar uma opinião sobre meu pensamento.

Obrigado

 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior disse:

Turma, estou para fazer um aporte em tesouro direto e surgiu alguns pensamentos sobre a análise de qual aportar.

O índice IPCA atingiu a meta do ano de 4,5% porém contado os últimos 12 meses, se contarmos somente 2024 está em 2,87%, devido a isso existe rumores que na próxima reunião do COPOM possa ter um leve aumento da SELIC, que não reflete imediatamente no IPCA porém tende a desacelerar a economia.

Em meu entendimento o tesouro IPCA+ 6,17% estaria pagando uma boa taxa e com possibilidade de ganho em marcação a mercado, visto que a tendência do pré fixado é subir as taxas, para compensar o IPCA e manter interessante ao mercado, causando uma perda na marcação a mercado ou um ganho real menor ao final do titulo, e junto a isso em caso de uma maior fuga dos investidores do pré para o IPCA+ a taxa de juros do IPCA+ baixar e subir o ganho na marcação.

Aos mais experientes que puderem dar uma opinião sobre meu pensamento.

Obrigado

 

Boa tarde @Pedro Paulo Nunes Guimarães Junior. O primeiro objetivo dos titulos indexados ao IPCA seria proteger parte do seu patrimonio da inflação. Geralmente os melhores momentos para se adquirir o titulo são em cenarios em que a inflação esta controlada e a demanda por este titulos esta menor. Com uma menor procura o preço do titulo cai e consequentemente a taxa aumenta. Mas em todos os cenarios, independente da taxa, são titulos em que visando proteção vale a pena ter uma parte do portfolio de renda fixa.

Em relação a marcação, pensando somente  na taxa sem tentar prever como os indicadores macroeconomicos irão influenciar neste aspecto, o seu raciocinio esta correto, se a taxa subir voce tera perdas em um resgate antecipado, mas levando até o vencimento tera a taxa contratada. Ja em um cenario de queda da taxa de juros voce pode avaliar se compensa uma saida antecipada tendo ganhos com a marcação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...