Jump to content
  • 0

Marcação a mercado com IPCA+


Pergunta

Estou com uma duvida sobre IPCA em marcação  mercado, dizem que quando a SELIC esta alta é bom comprar IPCA mas de acordo aos meus calculos seria bom comprar quando ta alta pra quando cair ela valorizar na marcação e vender com lucro. Esse foi um exemplo besta que fiz pra mim ter uma ideia de valores se hipoteticamente fizesse um titulo de 1ano. Nesse caso eu entendi que se eu comprei quando IPCA tava a 6% seria bom vender quando ele tivesse 2%

image.png.527f2e5de0a5e255f40e65d0f5383dfb.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
52 minutes ago, Júlio César De Sousa Valentim disse:

Estou com uma duvida sobre IPCA em marcação  mercado, dizem que quando a SELIC esta alta é bom comprar IPCA mas de acordo aos meus calculos seria bom comprar quando ta alta pra quando cair ela valorizar na marcação e vender com lucro. Esse foi um exemplo besta que fiz pra mim ter uma ideia de valores se hipoteticamente fizesse um titulo de 1ano. Nesse caso eu entendi que se eu comprei quando IPCA tava a 6% seria bom vender quando ele tivesse 2%

image.png.527f2e5de0a5e255f40e65d0f5383dfb.png

Boa noite, Julio!

A boa oportunidade de compra no IPCA+ é quando ela está baixa e com tendência de alta. É um dos caminhos que o contrafluxo indica para nos aproveitarmos travando boas taxas neste indexador onde no futuro quando ele subir, não serão oferecidas taxas semelhantes.

O X da questão penso que é visar a marcação a mercado como uma forma de aplicação para ganhar dinheiro onde o objetivo é fazer um investimento visando a marcação. Esse pensamento não seria o ideal. A marcação a mercado é uma "técnica" que utilizada para se antecipar uma boa parte de um rendimento de forma antecipada. Pensamos nela como um bônus que podemos ter quando estamos carregando um título que sofre da marcação.  Mas não é o objetivo principal, percebe?

Agora partindo um pouco do seu conceito, quando compramos um título com taxas elevadas e ele tende a cair, o preço do título aumenta e conseguimos realizar a marcação. Mas como conseguiremos prever os movimentos do mercado com exatidão para nos beneficiarmos da marcação? É praticamente impossível.

Por isso o ideal é ir pelo contrafluxo e ter o conceito da marcação a mercado como uma carta na manga para quando e se tiver uma boa oportunidade de marcação nós realizarmos ela.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Quando a tendência é de alta da SELIC, o IPCA+ é para proteção e carregar ele

Quando a tendência é de baixa da SELIC, com IPCA+ pode ganhar com marcaçaõ a mercado. O "PODE" é importante, pois quando a tendência é clara, o preço do título já precifica isso e talvez vc não consiga aproveitar isso. Teria q baixar mais do q o mercado preve para vc aproveitar a marcação a mercado.

Colocando a visualização no gráfico (no site do Tesouro Direto) facilita visualizar isso ;)

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
54 minutes ago, Tatsuo Adachi disse:

Quando a tendência é de alta da SELIC, o IPCA+ é para proteção e carregar ele

Quando a tendência é de baixa da SELIC, com IPCA+ pode ganhar com marcaçaõ a mercado. O "PODE" é importante, pois quando a tendência é clara, o preço do título já precifica isso e talvez vc não consiga aproveitar isso. Teria q baixar mais do q o mercado preve para vc aproveitar a marcação a mercado.

Colocando a visualização no gráfico (no site do Tesouro Direto) facilita visualizar isso ;)

O negócio é que "tendência" é especulação, até a reunião passada pra decidir a taxa selic a tendência se não me engano era de baixa, ela ficou igual e com rumores de alta. ou seja, contar com essa tendência nem sempre é interessante.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...