Jump to content
  • 0

Carreira em engenharia: Frustrações e reflexão sobre uma possível transição


Convidado Anônimo

Pergunta

Boa noite, pessoal!

Tenho me sentido bastante desanimado com minha carreira e meu salário ultimamente. Apesar de trabalhar muito, sinto que minha valorização está longe do que eu esperava. Comparando com os colegas da faculdade, percebo que meu salário está bem abaixo do mercado. Sou engenheiro, ganho R$ 4.500 por mês e, considerando que já passei dos 30, não sou mais um menino.

Quando comecei a faculdade, os professores nos diziam que estávamos no caminho certo e que um salário inicial de R$ 8.000 era o mínimo esperado, com crescimento garantido com o tempo. No entanto, a realidade tem sido bem diferente. Nunca cheguei perto dos R$ 8.000 e sinto que estou sendo explorado ao máximo, com zero chance de crescimento.

Sempre tive uma grande paixão por programação e hoje me arrependo de não ter seguido essa área, por achar que seria difícil conseguir bons salários no futuro. Tenho certeza que se tivesse seguido nessa área, hoje minha realidade seria outra. E hoje não sei se conseguiria uma transição de carreira de forma que já começasse com um salário próximo do que possua atualmente, mas com amplas chances de crescimento.

Estou compartilhando isso aqui mais como um desabafo e também para pedir sugestões sobre como seguir em frente, qual rumo tomar e que passos seguir? Às vezes, a gente fica tão desanimado e triste que é difícil enxergar uma saída para essa situação. Agradeço a todos pela atenção e qualquer conselho será muito bem-vindo.

Link para compartilhar
Share on other sites

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Boa noite, pessoal!