Jump to content
  • 0

Fase de desacumulação


Convidado Anônimo

Pergunta

Desde que minhas filhas nasceram (2, hoje com 18 e 15), minhas finanças descontrolaram. Antes de começar o curso, tinha quase todo meu investimento em uma previdência privada, cuja liquidez é um pouco duvidosa (D+5) e seu rendimento é de IPCA + 6%. Após receber uma herança, investi mais 100 mil nessa previdência e 100 mil em LCIs, ações e fundos de imóveis, muito influenciado pelos gurus da internet. Após assistir todo curso (mais ainda não tão seguro para investimentos), vi que as escolhas não foram as melhores e, como meu resultado mensal está sendo negativo, fui retirando as LCIs nos vencimentos, sobrando agora ações e fundos de ações, sendo que o resultado nos últimos 6 meses dessa carteira é de -3% do CDI. Minha filha mais velha foi estudar nos EUA com bolsa parcial, então não tenho muita perspectiva de voltar a ter resultado mensal positivo tão cedo (sou apenas assalariado). 

Pergunta: retiro os investimentos mau feitos (alguns tiveram depreciação de 60%), ou retiro justamente os que ainda estão positivo? Alguma dica adicional? 

Agradeço.

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 29/08/2024 at 12:13, Mikhail Koslowski disse:

Existem coisas que são ruins, mas alguns só "estão ruins no momento". Se possuem fundamentos bons e você fez a análise e etc, não tem por que retirar independente de quanto está valendo agora. Lembre que você só realiza o prejuízo se vender.
O mesmo vale para os "que estão bons", se eles não tem fundamentos e não passam na tua análise, o certo seria não aportar mais neles independentes de estarem bons no momento.


Agora como disse o @Vinicius Catozzi Romero tem muitas camadas aí.
 

1. Com relação ao teu orçamento doméstico, está com as coisas em dia e sob controle? se não estiver, volte nos primeiros módulos, assista denovo e comece a colocar a casa em ordem.

 

2. 

Isso é uma coisa que foi planejada, calculada e está sendo feita dentro da possibilidade? ou é uma "antecipação de um sonho"? É difícil julgar os sonhos e vontades de cada um, mas se isso estiver fora da tua realidade atual ou se não foi planejado, talvez tenha que repensar ou no mínimo planejar "daqui pra frente" para saber onde está entrando e ser realista com relação ao que vai abrir mão para poder sustentar esse sonho.

Nem tudo a matemática vai concordar com as vontades que temos, mas ela sempre vai trazer uma realidade que é inevitável, se a conta não fecha temos que ir atrás de alternativas e recalcular.

Sim, foi relativamente planejado. Digo relativamente porque não tinha uma previsão muito grande em dólares, e com a recente alta isso foi uma das razões da manutenção do desequilíbrio mensal.

On 29/08/2024 at 12:13, Mikhail Koslowski disse:

 

3. Só depois de avaliar os 2 primeiros pontos é que você vai saber qual tua capacidade atual de manter o orçamento em dia, quanto vai aportar cada mês e aí que vai começar a pensar como reestruturar a carteira.  Agora, se está em um ponto que não está dando conta do orçamento e precisando desfazer dos investimentos para isso, vale a pena repensar e avaliar se faz sentido o que está fazendo.  E estando com tudo em dia, aí é pensar quais são seus objetivos, quais os prazos que tem pra cada um, planejar e começar a fazer.

Isso, neste momento a prioridade é retornar ao equilíbrio, seja nos cortes de despesas ou no aumento das receitas.

Obrigado pelo tempo dispensado!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 29/08/2024 at 11:14, Vinicius Catozzi Romero disse:

Bom dia Anônimo! Espero que esteja bem!

Aqui minha sincera opinião, acho que este contexto exposto possui diversas 'camadas' que precisam estar esclarecidas para que as decisões possam ser tomadas. Não sei de qual turma é ou se já concluiu os estudos (eu ainda no módulo 7), mas nos primeiros módulos temos como foco a organização financeira e no módulo 08 há aulas e orientações para correção de rumos da carteira, consertar as famosas cagadas... Acho que isso pode auxiliar sobre estas questões.

Sobre os investimentos, não acho prudente mexer no time que está ganhando e que tenha certeza de terem sidos bons investimentos, faz mais sentido tirar dos que já se depreciaram e trouxeram prejuízos, pois a probabilidade de continuarem neste trajeto é imensa e factível.

Agora sobre a 'desacumulação' em vista deste intercâmbio, eu vejo que este é um passo importante que está fazendo em prol de sua filha e isto será um dos melhores investimentos que você poderá fazer! 

Além disso tudo, também seria uma boa oportunidade de validar seu orçamento, definir suas metas e objetivos, estruturar sua reserva de emergência, agregar e assimilar todo o conteúdo rico que temos disponível neste curso, e aí sim alocar da melhor forma visando os seus objetivos. 

Quando entramos aqui, e isso também falo por mim, temos um anseio de aplicar, investir e ver toda a mágica acontecer e isso gera uma ansiedade imensa e nos faz pensar que se não forem estes passos estaremos recuando em nossa caminhada. Eu mesmo, apesar da vontade de começar aplicar em tudo que vejo, estou tentando manter os pés no chão e priorizando minha organização e minhas metas, os bons investimentos serão consequência disso.

Então, aproveite este momento como uma reflexão, para olhar tudo que veio até aqui e ajustar as coordenadas para frente, tenho certeza que com toda a bagagem e experiência e o conteúdo que está agregando, a família terá futuro promissor!

Obrigado pela opinião e tempo dispensado!

On 29/08/2024 at 11:14, Vinicius Catozzi Romero disse:

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 29/08/2024 at 12:36, Henrique Magalhães disse:

Anônimo, entendo que isso ocorre com muitas familias, mas mesmo com educação financeira sempre existirá esta tendencia a mencionar, "por causa do filhos tal coisa descontorlou", é um fato, e voce tera que adequar as finanças pensando daqui pra frente... e tenho certeza que fara o melhor para voce e pra elas.

Isso!

On 29/08/2024 at 12:36, Henrique Magalhães disse:

Se for isso mesmo IPCA+6 nao é ruim nao, veja a lamina, os detalhes, mas a principio nao seria um problema ter esta previdencia.

É um plano antigo, então não tem tanta informação. Mas já recebi propostas do banco para migrar para um novo. Como sempre desconfio das propostas dos gerentes...

On 29/08/2024 at 12:36, Henrique Magalhães disse:

Comparar uma carteira numa  janela curta de tempo, seja 6 meses, 1 ano e ate 2 anos, dependendo de como vc corrigiu e em que tipo de ativo, é complicado, voce vai notar uma diferença melhor no longo prazo, acredito que de 5 anos pra cima, a formação de uma carteira robusta leva tempo...

Resultado negativo? renda variável correto? pq em renda fixa isso não ocorreria, cuidado comparar renda variavel, ou misturar investimentos e comparar com um indice unico (vai te frustar e nao é logico)

Ações e fundos de imóveis. Problema é que pelo menos até o final do ano, não estou conseguindo vislumbrar o equilíbrio, por isso fiz a pergunta do que seria menos ruim: desfazer das ações que caíram ou das que estão em alta?

On 29/08/2024 at 12:36, Henrique Magalhães disse:

Se quiser comparar com CDI, compare apenas sua parte em renda fixa, e ainda sim se sua parte de renda fixa estiver com maior parte em IPCa+taxa por exemplo, ainda sim compara com CDI nao vai ser muito fiel, mas é renda fixa

Aqui teriamos um lado da educação financeira. Voces ja tinham ideia de que ela iria, qual data, quanto tempo etc?

Por que ai seria uma META no seu orçamento, e é um montante que ja deveria estar sendo acumulado ou reservado para tal fim. Se isso nao ocorreu voce tera um belo desencaixe financeiro.

pelo que entendo voce esta querendo justificar a falta de planejamento (nao estou acusando tá, mas sendo realista com o que li e para que possa te ajudar a pensar) e agora quer usar este para resgatar investimentos.

temos que voltar algumas casinhas:

se temos dividas/compromissos, este montante nao deveria estar em investimentos (renda variavel por exemplo), dinheiro carimbado, seria em renda fixa, e ainda sim entender que ele nao faz parte de sua carteira de investimentos e sim de uma meta (no caso sua filha nos EUA).

o valor aportado na Carteira é um dinheiro que não deveriamos precisar no curto/medio prazo, e isso deve ser bem refltido por vc e sua familia.

Sim! Hoje, após o curso, isso está muito mais claro para mim. Obrigado pela opinião e tempo dispensado!

On 29/08/2024 at 12:36, Henrique Magalhães disse:

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...