Jump to content

Fuga de Cérebros: uma triste realidade brasileira


Recommended Posts

58 minutes ago, Elisangela Xavier Almeida disse:

Bom dia, sardinhada!

Na terça-feira, o estudante do Piauí Manoel José Nunes de 17 anos, recebeu o Prêmio Nobel da Ciência Jovem na Suíça.

Fiquei super feliz com essa notícia.

No entanto, fiquei reflexiva e lembrei de um post que fiz há um tempo no LinkedIn:

"Já ouviram falar no fenômeno conhecido como “Fuga de Cérebros”?  

Historicamente, o fluxo de cientistas formados no Brasil para fazer intercâmbio em outros países sempre foi muito importante para o desenvolvimento da nossa pesquisa, proporcionando muita troca de experiências e conhecimentos. No passado, não possuíamos curso de doutorado no nosso país, e assim, esse movimento se tornava imprescindível para conclusão da formação do pesquisador no mais alto grau do conhecimento.

No entanto, partir e não voltar mais para desenvolver seus aprendizados no nosso país, tem gerado um grande problema para o futuro da #ciência no Brasil, ocasionando o fenômeno chamado #fugadecérebros.

Este é um fenômeno que se refere aos deslocamentos de profissionais altamente qualificados, de diversas áreas do conhecimento, formados aqui no Brasil e em outros países em desenvolvimento, em direção a outros países mais desenvolvidos que possuem melhores condições de trabalho, remuneração e reconhecimento.

Apesar de não ser um tema recente, muito tem se falado sobre a #fugadecérebros atualmente no Brasil em razão do aumento exponencial de cientistas que tem passado a morar em outros países nos últimos anos.

Estamos perdendo nosso capital intelectual. Isso é muito preocupante para o desenvolvimento da pesquisa nacional.

 E vocês, já pensaram sobre esse tema?"

 

Será que o nosso país irá "perder" mais um cientista, mais um cérebro, dentre os tantos outros que partiram para países onde o conhecimento científico é realmente valorizado? 

 

Oi Eli, não tinha conhecimento sobre isso, mas faz todo sentido.

acredito que é porque nosso País não investe e nem tem estrutura pra os pesquisadores, isso acaba desestimulando a pesquisa em nosso país.

Editado por Ludmyla Cruz Da Silva
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Oi Eli, não tinha conhecimento sobre isso, mas faz todo sentido.

acredito que é porque nosso País não investe e nem tem estrutura pra os pesquisadores, isso acaba desestimulando a pesquisa em nosso país.

Tenho colegas da Universidade que foram para outros países fazer o pós-doutorado e não voltaram mais...No geral, para ser pesquisador no Brasil, é preciso literalmente matar um leão por dia. Condições precárias de trabalho e acúmulo de funções...Nas Universidades  têm que se dividir com pesquisa, orientação dos bolsistas de graduação e pós, fazer a parte administrativa na submissão de projetos, escrita de artigos e trabalhos científicos, sala de aula na graduação e pós, preparação de matriz curricular, reuniões acadêmicas, congressos, e por aí vai.....

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, William Redig disse:

Oi @Elisangela Xavier Almeida,

Não sei se felizmente ou infelizmente, tenho um exemplo na família.  Meu genro é físico pesquisador, bom pra caramba no que faz e o que começou há 11 anos com um estágio no CERN em Genebra, quando ainda estudava na UFRJ, culminou com ele e minha filha se mudando para a Suiça há 9 anos atrás onde ele é pesquisador no CERN e também a Universidade de Genebra.

O lado ruim é a fuga de cérebro, a distância e as saudades.  No lado bom, estão vivendo uma vida bem melhor e mais digna do que estariam vivendo aqui (como físico pesquisador e minha filha como gastrônoma) e sem falar na grande oportunidade que meus netos estão tendo, crescendo e sendo educados um país que é um verdadeiro primeiro mundo.

Olá, @William Redig!

Imagino como deve ser difícil para ti essa distância...Mas como você mesmo disse, o lado bom é saber que lá eles estão tendo o reconhecimento merecido e vivendo em um verdadeiro país de primeiro mundo.

Realmente a vida de pesquisador no Brasil é difícil demais.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Karolmara Paula Nunes disse:

Eu já fui pesquisadora e entendo perfeitamente a fuga de cérebros. Infelizmente, o nosso país não investe adequadamente em ciência, conclusão: ou o pesquisador se muda para outro país ou deixa de ser pesquisador.

Eu também fui, Karolmara....infelizmente fui me desencantando ao longo tempo...Por n motivos

 

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Mikhail Koslowski disse:

Enquanto o foco do país for exportar commodities isso vai continuar acontecendo.

Não há grandes incentivos para desenvolvimento cientifico e tecnológico, e quem acaba despontando nessas áreas não tem muita opção a não ser "exportar" o seu trabalho, e muitos desses casos acabam envolvendo sair do país.

 

E mesmo pra quem fica e quer fazer acontecer por aqui, as dificuldades são muitas e é matar um leão por dia.
O pesquisador decide ir trabalhar na indústria, é "qualificado demais" pro trabalho.

Aí decide empreender, é uma burocracia imensa pra conseguir fazer as coisas direito.

 

Não consigo ver essa situação mudando sem profundas mudanças no sistema educacional, desde a base. 
O problema é que quem está em posição de propor tais mudanças não tem interesse nisso, senão não consegue se manter lá e essa mudança não vai acontecer em 4 anos. e pra não entrar no assunto proibido vou parar por aqui 😅.

 

É bem assim que as coisas funcionam aqui....melhor mesmo pararmos por aqui🤭 kkkkkk

  • Brabo 2
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Infelizmente são raras as exceções de cientistas brasileiros que ficam no Brasil e se destacam. Não por falta de mérito próprio, claro, mas sim por falta de interesse - tanto do Estado quanto até mesmo de empresas - em investir em pesquisa. Isso sem falar nas universidades... Quando comparadas com instituições americanas, por exemplo, a vergonha alheia é gigante.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Infelizmente são raras as exceções de cientistas brasileiros que ficam no Brasil e se destacam. Não por falta de mérito próprio, claro, mas sim por falta de interesse - tanto do Estado quanto até mesmo de empresas - em investir em pesquisa. Isso sem falar nas universidades... Quando comparadas com instituições americanas, por exemplo, a vergonha alheia é gigante.

Isso mesmo, Matheus. Tenho duas colegas da Universidade que foram para a Europa fazer doutorado sanduíche, só voltaram para defender a tese. Já estavam praticamente contratadas, uma na Holanda e a outra na Austrália.

O interessante é que não são poucos os cientistas brasileiros do mais alto nível.

Tive a oportunidade de conhecer, conviver e ser aluna de vários. Pessoas respeitadas mundo afora, mas que aqui não têm o merecido reconhecimento. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...