Jump to content
  • 0

CRA me deixando ansioso. Gostaria de conselhos...


Convidado Anônimo

Pergunta

Antes de iniciar um curso, investi pesado num CRA que foi recomendação de minha Gerente de Investimentos.

Se trata de um CRA da LAR Cooperativa Agroindustrial.

Quanto à rentabilidade, tudo ok. Não é nada absurdamente bom, mas é legal. 

Meu problema é quanto ao risco. 

Ela não informou que no caso de calote eu não teria direito a nada com um investimento assim. Isso achei muita sacanagem.

E essa semana vi uma notícia que tem crescido muito os casos de inadimplência no Agronegócio.

Medo bateu, me restou pesquisar.

O CRA tem o seguinte Rating:

Última Revisão Fitch A(bra) / Negativa (Nacional) dez/23

E também chequei o balanço da empresa...que não parece ruim, mas a última é de 2023 mesmo. Ou seja, não tem uma forma muito eficiente de acompanhar a saúde financeira deles. (ao menos eu não identifiquei).

Teriam algum conselho de como lidar? Se minha preocupação é pra tanto, se é exagero, e se for de fato um problema teria como lidar com isso?

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 1
56 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Antes de iniciar um curso, investi pesado num CRA que foi recomendação de minha Gerente de Investimentos.

Se trata de um CRA da LAR Cooperativa Agroindustrial.

Quanto à rentabilidade, tudo ok. Não é nada absurdamente bom, mas é legal. 

Meu problema é quanto ao risco. 

Ela não informou que no caso de calote eu não teria direito a nada com um investimento assim. Isso achei muita sacanagem.

E essa semana vi uma notícia que tem crescido muito os casos de inadimplência no Agronegócio.

Medo bateu, me restou pesquisar.

O CRA tem o seguinte Rating:

Última Revisão Fitch A(bra) / Negativa (Nacional) dez/23

E também chequei o balanço da empresa...que não parece ruim, mas a última é de 2023 mesmo. Ou seja, não tem uma forma muito eficiente de acompanhar a saúde financeira deles. (ao menos eu não identifiquei).

Teriam algum conselho de como lidar? Se minha preocupação é pra tanto, se é exagero, e se for de fato um problema teria como lidar com isso?

Boa tarde anonimo. Na miha opinião, como o investimento ja esta feito e geralmente CRAs tem pouca liquidez no mercado secundario, ou quando tem consomem muito da rentabilidade, o mais indicado seria não criar ansiedades e somente ir acompanhando o investimento.

O ativo paga cupons ou amortização antecipada? E para quando é o vencimento?

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
24 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Boa tarde anonimo. Na miha opinião, como o investimento ja esta feito e geralmente CRAs tem pouca liquidez no mercado secundario, ou quando tem consomem muito da rentabilidade, o mais indicado seria não criar ansiedades e somente ir acompanhando o investimento.

O ativo paga cupons ou amortização antecipada? E para quando é o vencimento?

Obrigado pela resposta Adriano

Não paga. A liquidez é apenas no vencimento, lá em 2029 só...

A rentabilidade é de 12,79% ao ano e paga mensamental. Começou esse ano em Abril

E sim vou sempre fica de olho. Pena que o balanço dele é só anual mesmo pelo visto:

https://www.lar.ind.br/institucional/relatorios-de-balanco/

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...