Jump to content
  • 0

Desmontando posição


Juliano Miotto

Pergunta

Fala galera, chegou o momento de organizar a minha carteira e vender ativos que não fazem sentido, única ação que vejo que talvez tenha escolhido errado foi a CMIG4, estou com 15% de lucro e recebi bons dividendos dela esse mês porém quando comprei não me atentei ao TAG ALONG dela que é "--" não sei se isso representa 0% ou se a empresa não possuí uma política definida sobre e essa porcentagem podendo ser qualquer valor. (Essa posição também me preocupa pelos rumores de uma possível federalização)

Estou pensando em vender minha posição e comprar CPLE6 ou EGIE11 para ter uma segurança maior com o TAG ALONG.

Acham que estou tomando uma boa decisão? ou o TAG ALONG não seria um motivo para uma tomada de decisão tão grande como essa?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

13 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Obrigado pelas respostas! Conheço algumas empresas do setor, quando comprei CEMIG comprei pelos indicadores que julguei melhores que as outras empresas do mercado porém não sabia sobre essa possível federalização e também acabei confundindo o Tag Along das ordinárias com o da preferencial.

Possívelmente vou tomar a decisão que estava pensando! Valeu pessoal 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Juliano!

Apenas confirmando o "--" representa sim o 0 (zero) % de tag along. CMIG realmente não possui tag along em suas ações preferenciais.

Na minha opinião sua atitude é certa em se desfazer dessa posição. Até compartilho com você que fiz algo semelhante com TRPL4 que eu tinha antes da AUVP. Como investidor de longo prazo, você estará trazendo mais segurança para sua carteira ao longo do anos que irá investir.

As empresas que você está como alvo são interessantes para estudo. Não sei se você já fez, mas dê aquela olhada no geral no setor pois tem muita coisa boa: CPFE, ENGI, TAEE são uns exemplos para estudar (não é recomendação de compra).

 

Espero que ajude!

Olá Edison,

Talvez não seja o local adequado, mas me desculpe, pois sou novo por aqui...

Faria sentido uma troca de CMIG por TAEE, uma vez que a Cemig é a controladora da Taesa?

A CMIG3 tem 80% de tag along (nível 1), embora com menos liquidez... Mas creio que essa liquidez seja importante só para quem tem muita exposição no ativo...

CPFE e EGIE concordo contigo, excelentes para ESTUDO! 😉

Obs. Ainda não assisti a essas aulas da auvp... Rsss.

Obrigado! 🙏🏻 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Olá Edison,

Talvez não seja o local adequado, mas me desculpe, pois sou novo por aqui...

Faria sentido uma troca de CMIG por TAEE, uma vez que a Cemig é a controladora da Taesa?

A CMIG3 tem 80% de tag along (nível 1), embora com menos liquidez... Mas creio que essa liquidez seja importante só para quem tem muita exposição no ativo...

CPFE e EGIE concordo contigo, excelentes para ESTUDO! 😉

Obs. Ainda não assisti a essas aulas da auvp... Rsss.

Obrigado! 🙏🏻 

Imagina, Arthur!

Bora trocar ideia sempre aqui!

Vamos lá. Eu acho que faz sentido sim. Taesa é uma empresa de números sólidos e que apresenta boa eficiência além de estar no setor de transmissão que é o puro suco do setor. Uma das maiores do setor inclusive e não é a toa. Vale muito a pena estudar ela até mesmo para entender mais sobre o setor no geral e adquirir bagagem na análise de outras empresas deste ramo.

CMIG3 possui 80% de TAG along mas o fato é que a liquidez é baixíssima o que gera muita oscilação de preço e consequentemente dificulta a entrada ou saída da empresa a depender dos valores que podemos aportar nela. O free float também é baissiximo o que demonstra que seus controlados não querem outros sócios da empresa o que acaba atraindo as massas para as ações preferenciais até mesmo por conta de um DY maior.

Essas empresas que possuem liquidez baixa nas ações ordinárias costumam ser furadas. TRPL também é exemplo disso, infelizmente.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, Edison Luis Paulini disse:

Essas empresas que possuem liquidez baixa nas ações ordinárias costumam ser furadas. TRPL também é exemplo disso, infelizmente.

Eu tenho BAZA3. Não passei do módulo 1 da AUVP ainda, mas antes de entrar aqui julguei ela como uma boa empresa, fundamentalmente e pelo plano futuro. Apesar do tag along e baixa liquidez, ainda acho uma boa opção pelo tanto que a empresa cresceu e os números que ela apresenta.

Como eu disse, não avancei nas aulas mais focadas em investimento ainda, mas podem me dizer se estou certo nessa decisão?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Lukas Barbosa disse:

Eu tenho BAZA3. Não passei do módulo 1 da AUVP ainda, mas antes de entrar aqui julguei ela como uma boa empresa, fundamentalmente e pelo plano futuro. Apesar do tag along e baixa liquidez, ainda acho uma boa opção pelo tanto que a empresa cresceu e os números que ela apresenta.

Como eu disse, não avancei nas aulas mais focadas em investimento ainda, mas podem me dizer se estou certo nessa decisão?

Boa tarde, Lukas!

Dentro da nossa estratégia de buy and hold, a falta de tag along é um critério eliminatório que já nos faz não investir na empresa.

Você vai aprender melhor e com amis detalhes na aulas mas em resumo, quando decidimos investir em uma empresa, iremos nos tornar sócios delas durante todo que estivermos fazendo nossos aportes mensais e até mesmo pode ser que continuemos investindo na mesma na fase de viver de renda caso seja uma empresa que pague rendimentos. E essa jornada levará uns anos o que resultará em que teremos valores significativos aportados em uma gama de empresas. E quanto maior o tempo estando expostos, maiores são alguns riscos ainda mais levando em consideração que não vendemos nossas ações a não ser se necessário na fase de viver de renda. 

Sendo assim, aqui mora o risco da troca de controle onde sem tag along não temos as garantias de o novo controlador adquirir nossas ações pelo mesmo preço que os atuais controladores podendo assim cedermos nossa posição por um total de R$ 0,00. Se isso ocorresse em uma fase que estamos próximos de viver de renda e já teríamos uma posição montada de R$ 200.000 (valor hipotético), simplesmente veríamos os 200 mil indo embora sem ter o que possamos fazer.

No módulo 4 será dado mais detalhes sobre este tema e porque não nos vinculamos com empresas sem tag along mesmo que existam bons fundamentos na empresa.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Juliano Miotto disse:

Fala galera, chegou o momento de organizar a minha carteira e vender ativos que não fazem sentido, única ação que vejo que talvez tenha escolhido errado foi a CMIG4, estou com 15% de lucro e recebi bons dividendos dela esse mês porém quando comprei não me atentei ao TAG ALONG dela que é "--" não sei se isso representa 0% ou se a empresa não possuí uma política definida sobre e essa porcentagem podendo ser qualquer valor. (Essa posição também me preocupa pelos rumores de uma possível federalização)

Estou pensando em vender minha posição e comprar CPLE6 ou EGIE11 para ter uma segurança maior com o TAG ALONG.

Acham que estou tomando uma boa decisão? ou o TAG ALONG não seria um motivo para uma tomada de decisão tão grande como essa?

 

image.gif.0cfb885f2d6893071a5e9f84045e100f.gif

Editado por Ricardo Ochoa Pachas
  • HAHAHAHA 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Bom dia, Juliano!

Apenas confirmando o "--" representa sim o 0 (zero) % de tag along. CMIG realmente não possui tag along em suas ações preferenciais.

Na minha opinião sua atitude é certa em se desfazer dessa posição. Até compartilho com você que fiz algo semelhante com TRPL4 que eu tinha antes da AUVP. Como investidor de longo prazo, você estará trazendo mais segurança para sua carteira ao longo do anos que irá investir.

As empresas que você está como alvo são interessantes para estudo. Não sei se você já fez, mas dê aquela olhada no geral no setor pois tem muita coisa boa: CPFE, ENGI, TAEE são uns exemplos para estudar (não é recomendação de compra).

 

Espero que ajude!

image.gif.ff6f134fb4839db90c0f58dc88bc5faf.gif

  • HAHAHAHA 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Patrimonio não se gira, se acumula, tenho merdas na carteira pq tomei decisões erradas na hora de investir, mas isso gera aprendizado.
No mais deixo lá até não sei quando, se o dia que eu precisar de um troco estiver interessante pra vender eu vendo essas tranqueiras.

No mais, não tem como adivinhar se uma bomba dessas pode virar algo bom kkk No próximo aporte penso melhor.
 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
58 minutes ago, Rômulo Fedatto Pereira disse:

Patrimonio não se gira, se acumula, tenho merdas na carteira pq tomei decisões erradas na hora de investir, mas isso gera aprendizado.
No mais deixo lá até não sei quando, se o dia que eu precisar de um troco estiver interessante pra vender eu vendo essas tranqueiras.

No mais, não tem como adivinhar se uma bomba dessas pode virar algo bom kkk No próximo aporte penso melhor.
 

Amigo, no módulo 8 você verá como lidar com esses tranqueiras que temos na carteira.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 02/09/2024 at 09:41, Juliano Miotto disse:

Fala galera, chegou o momento de organizar a minha carteira e vender ativos que não fazem sentido, única ação que vejo que talvez tenha escolhido errado foi a CMIG4, estou com 15% de lucro e recebi bons dividendos dela esse mês porém quando comprei não me atentei ao TAG ALONG dela que é "--" não sei se isso representa 0% ou se a empresa não possuí uma política definida sobre e essa porcentagem podendo ser qualquer valor. (Essa posição também me preocupa pelos rumores de uma possível federalização)

Estou pensando em vender minha posição e comprar CPLE6 ou EGIE11 para ter uma segurança maior com o TAG ALONG.

Acham que estou tomando uma boa decisão? ou o TAG ALONG não seria um motivo para uma tomada de decisão tão grande como essa?

quando terminei o curso tambem quis me livrar das empresas sem tag along, mas depois de estudar sobre o assunto vi que é apenas um ponto de atenção como tudo na renda variavel tem seus riscos, esse é apenas mais um e o mercado acaba precificando isso tambem, varias empresas começaram sem tag along e hoje tem não é definitivo, e se procurar dessas ultimas empresas que deram problema, todas tem tag along.

eu tenho a CMIG4 mas ela nunca será minha maior posição por conta do tag along 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...