Jump to content

Quanto custa meu sonho?


Recommended Posts

10 horas atrás, Gleisson Boscato Gomes disse:

 Me chamo Gleisson (nome incomum), tenho 21 anos, ainda moro com meus pais, não tenho pretensão de arrumar alguém até pelos próximos 5 anos, não tenho muitos gastos, consigo investir boa parte do meu salário, Aprox. R$ 2000,00, já tenho 60k em investimento, contando com uma reserva de 4K, não sei se consigo manter isso por muito tempo. Mais pretendo me aposentar por volta dos 40.

Meu sonho: 

- Uma casa de uns R$ 300.000,00

- Um carro (Tracker, eu acho lindo) R$ 130.000,00

Custo Aprox. R$ 450.000,00

* Gastos..

Seguro 4k anual 

Casa, nem seu quanto de IPTU 

Estimo que pra manter tudo e outras regalias como, talvez diarista, combustível, eventuais manutenções,  deve custar uns 5k por mês, fora isso gostaria de mais uns 8k pra tocar o resto de vida. ksksks

Será que tô sonhando auto de mais?

 

Bem vindo. Os sonhos não são altos, só tem que ir analisando as formas de chegar até ele, e ir acompanhando conforme sua realidade. Já tomou a melhor atitude em fazer o curso, agora é só manter e o sucesso vem.
 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Rapaz, tá bem de mais. morando com seus pais tente investir mais de 50% do seu salario, voce esta comecando bem cedo e isso é muito importante. 
Custos legais pra se pensar e planilhar visando o futuro:

IPTU
IPVA
Gasolina
Luz
Internet
Agua
Plano Celulares
Streamings
Assinaturas aleatorias
Escola filho
Alimentacao
Faxineira
Cozinheiro
Lazer
Guardar extra
Compras aleatorias
Seguros
Salao pra esposa
Barbeiro
Suplementacao
Academia
Plano de saude
Condominio

 

crie uma planilha e se divirta!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

On 04/09/2024 at 04:29, Gleisson Boscato Gomes disse:

 já tenho 60k em investimento, contando com uma reserva de 4K

 

Olá Gleisson,

Tá mandando bem - quem me dera se eu tivesse tido essa possibilidade há alguns anos hehehe.

De toda forma, uma coisa me chamou a atenção, que foi o trecho destacado acima.

O que você quis dizer com esses R$ 4 mil de "reserva"? É sua reserva de emergência? Se sim, seria bom focar um pouco nela, pra aumentá-la para os 6 meses recomendados. Claro, você mora com seus pais e tudo mais, mas nada te impede de já aumentar essa reserva de emergência e continuar com os investimentos em paralelo.

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala Gleisson, bom dia. Falar de sonho é algo complexo, mas vejamos:

No seu ritmo de investimentos, fazendo aportes de 2 mil e conseguindo uma rentabilidade líquida de aproximadamente 10% a.a., você alcançaria nos próximos 60 meses um montante de 249 mil. Logicamente que: "devemos investir para viver e não viver para investir".

Não sei qual é a sua carreira, mas se você diz que consegue investir boa parte do salário, e pelo fato de sua reserva de emergência ser de 4k, imagino que você invista bem mais de 50% dele.

Cara, uma dica seria tentar investir na sua carreira e aumentar seus ganhos mensais, concomitantemente, você permanece mantendo seus custos fixos baixos e sua rotina de aportes mensais nos seus investimentos para fazer crescer seus investimentos de forma bem mais rápida.

Uma última sugestão é que você deve manter seus investimentos e fazer que ele pague seu padrão de vida almejado de forma perene. Daí, pra esse nível de gastos, acredito que você já deva ter um rendimento de uns 10k. 

Espero ter ajudado.

  

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde Gleisson, acredito que os seus pensamentos e sonhos são algo bem pessoais mas, pelo o que postou aqui, ainda restam algumas coisas para se pensar e, eventualmente realizar, até chegar na parte da aposentadoria.

- Custo de namoro/noivado e casamento e isso inclui viagens e outros adendos que no momento, estão fora da conta;

- A sua conta em relação à moradia está, digamos, correta nos termos de hoje... porém, adquirir uma casa também tem outros gastos embutidos que podem surpreender no final, o que fará a conta subir um pouco mais;

- Investimento em educação/carreira;

e as demais contas que seguem o fluxo para manter o que vem a partir daí. Então, até a aposentadoria o caminho é bem mais longo do que parece mas, o melhor de tudo é que está no caminho certo. E, como o primeiro passo já foi dado, agora é ajustar as passadas.

De qualquer forma, desejo sucesso e que possa contemplar desses sonhos em um futuro próximo e próspero.

Abraço!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

23 horas atrás, Lucas C. G. disse:

Rapaz, tá bem de mais. morando com seus pais tente investir mais de 50% do seu salario, voce esta comecando bem cedo e isso é muito importante. 
Custos legais pra se pensar e planilhar visando o futuro:

IPTU
IPVA
Gasolina
Luz
Internet
Agua
Plano Celulares
Streamings
Assinaturas aleatorias
Escola filho
Alimentacao
Faxineira
Cozinheiro
Lazer
Guardar extra
Compras aleatorias
Seguros
Salao pra esposa
Barbeiro
Suplementacao
Academia
Plano de saude
Condominio

 

crie uma planilha e se divirta!

Vlw pela dica, invisto quase 70% ksksk 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá Gleisson,

Tá mandando bem - quem me dera se eu tivesse tido essa possibilidade há alguns anos hehehe.

De toda forma, uma coisa me chamou a atenção, que foi o trecho destacado acima.

O que você quis dizer com esses R$ 4 mil de "reserva"? É sua reserva de emergência? Se sim, seria bom focar um pouco nela, pra aumentá-la para os 6 meses recomendados. Claro, você mora com seus pais e tudo mais, mas nada te impede de já aumentar essa reserva de emergência e continuar com os investimentos em paralelo.

Espero ter ajudado e qualquer coisa chama!

É reserva de emergência sim, meus gastos mensais gira em torno de 700 reais, eu estava com 7 mil mas tirei 3 pra pagar o curso a vista, vou começar a subir ela de novo

Vlw pelo apoio e pela dica

Editado por Gleisson Boscato Gomes
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Diennyson Rodrigues disse:

Boa tarde Gleisson, acredito que os seus pensamentos e sonhos são algo bem pessoais mas, pelo o que postou aqui, ainda restam algumas coisas para se pensar e, eventualmente realizar, até chegar na parte da aposentadoria.

- Custo de namoro/noivado e casamento e isso inclui viagens e outros adendos que no momento, estão fora da conta;

- A sua conta em relação à moradia está, digamos, correta nos termos de hoje... porém, adquirir uma casa também tem outros gastos embutidos que podem surpreender no final, o que fará a conta subir um pouco mais;

- Investimento em educação/carreira;

e as demais contas que seguem o fluxo para manter o que vem a partir daí. Então, até a aposentadoria o caminho é bem mais longo do que parece mas, o melhor de tudo é que está no caminho certo. E, como o primeiro passo já foi dado, agora é ajustar as passadas.

De qualquer forma, desejo sucesso e que possa contemplar desses sonhos em um futuro próximo e próspero.

Abraço!

De fato, compreendo que o caminho não é tão simples, sei tbm que diversas coisas ainda vão mudar na minha vida, o importante é não desanimar ksksk 

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Leandro Pereira Coelho disse:

Fala Gleisson, bom dia. Falar de sonho é algo complexo, mas vejamos:

No seu ritmo de investimentos, fazendo aportes de 2 mil e conseguindo uma rentabilidade líquida de aproximadamente 10% a.a., você alcançaria nos próximos 60 meses um montante de 249 mil. Logicamente que: "devemos investir para viver e não viver para investir".

Não sei qual é a sua carreira, mas se você diz que consegue investir boa parte do salário, e pelo fato de sua reserva de emergência ser de 4k, imagino que você invista bem mais de 50% dele.

Cara, uma dica seria tentar investir na sua carreira e aumentar seus ganhos mensais, concomitantemente, você permanece mantendo seus custos fixos baixos e sua rotina de aportes mensais nos seus investimentos para fazer crescer seus investimentos de forma bem mais rápida.

Uma última sugestão é que você deve manter seus investimentos e fazer que ele pague seu padrão de vida almejado de forma perene. Daí, pra esse nível de gastos, acredito que você já deva ter um rendimento de uns 10k. 

Espero ter ajudado.

  

Opa!, minha reserva era de 7k, tirei pra pagar o curso, invisto quase 70% do meu salário, moro em uma cidade pequena, trabalho na parte de telecom, não tenho muito pra onde crescer a não ser que eu me especialize em outra área, no meu serviço eu recebo 1000 reais a menos do cara que recebe mais, mas tô tentando crescer trabalho lá a dois anos e meio, e já me desenvolvi muito bem, vlw pela dica

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...