Jump to content

Pergunta para os DEVs ... (hospedagem de SVN)


Recommended Posts

Boa tarde Marcelo,

SVN já é uma maneira obsoleta de controle. Dependendo do quão sua infraestrutura, aplicações e negocio dependam dele o melhor seria você evoluir isso para um GIT com controle de esteiras (jenkins, maestro...) além de estar removendo obsolescências você já vai estar treinando o time para trabalhar de uma forma mais atual.

Caso não seja possível a evolução você vai precisar contratar empresas que vão te fornecer um SaaS para o SVN exemplos: 

get.assembla.com/subversion/

saas-secure.com/svn-hosting/ 

 

Qualquer coisa me dá um toque, abraços

Editado por Ernesto Paulo Dos Santos Junior
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

E ae, @Marcelo R!

Qual a sua necessidade, qual o tamanho da equipe que usa o SVN?

O @Ernesto Paulo Dos Santos Junior deu bons argumentos, seria muito interessante analisar a possibilidade de migrar para o Git se você estiver trabalhando com desenvolvimento de software, pois é um serviço muito difundido e existem muitas empresas grandes que prestam o serviço (github, gitlab, bitbucket), já trabalhei com todas e são excelentes.

Grande abraço!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Ernesto Paulo Dos Santos Junior disse:

Boa tarde Marcelo,

SVN já é uma maneira obsoleta de controle. Dependendo do quão sua infraestrutura, aplicações e negocio dependam dele o melhor seria você evoluir isso para um GIT com controle de esteiras (jenkins, maestro...) além de estar removendo obsolescências você já vai estar treinando o time para trabalhar de uma forma mais atual.

Caso não seja possível a evolução você vai precisar contratar empresas que vão te fornecer um SaaS para o SVN exemplos: 

get.assembla.com/subversion/

saas-secure.com/svn-hosting/ 

 

Qualquer coisa me dá um toque, abraços

Show ! valeu demais as dicas, vou dar uma olhada.

Usamos muito o repositório para controle de versão de outras coisas, inclusive software, mas não somente... usamos para binários também de outros programas.

Como muita gente lá na empresa já usa, e são pessoas que não são da area de software, não sei se valeria a pena todo esforço de migrar.

Outro detalhe, não sei como faria a transição de um repositório de anos já rodando com o subversion para o Git.. acho que perderia o histórico todo, os deltas, comentários, commits, etc, etc ...

Esse assembla eu tinha dado uma olhada e é bem caro... vou ver esse outro !

Se conhecer outros, manda ae !

TKS !!!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

21 minutes ago, Marcelo R disse:

Show ! valeu demais as dicas, vou dar uma olhada.

Usamos muito o repositório para controle de versão de outras coisas, inclusive software, mas não somente... usamos para binários também de outros programas.

Como muita gente lá na empresa já usa, e são pessoas que não são da area de software, não sei se valeria a pena todo esforço de migrar.

Outro detalhe, não sei como faria a transição de um repositório de anos já rodando com o subversion para o Git.. acho que perderia o histórico todo, os deltas, comentários, commits, etc, etc ...

Esse assembla eu tinha dado uma olhada e é bem caro... vou ver esse outro !

Se conhecer outros, manda ae !

TKS !!!

Acredito que é possível manter o histórico sim, basta ter o git e o svn instalado na mesma máquina e depois clonar os repositórios do svn no git, no linux:

- sudo apt-get install git subversion
- git svn clone https://svn.exemplo.com/projeto --trunk=trunk --branches=branches --tags=tags
- git log
- git remote add origin <URL_REPOSITÓRIO_GIT>

Mas caso queira transferir os projetos diretamente para o Git, o ideal seria chegar na versão estável de cada projeto e ir migrando um a um para o git e deixar o backup do projeto no svn caso precisem revisitá-lo. 

O lado bom disso, é que a equipe poderá ir se familiarizando com o Git no processo de migração, pois não precisa migrar tudo de uma vez, caso não seja necessário é claro.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara, como o pessoal aí já falou, o SVN é bem obsoleto... Quando eu comecei minha faculdade de computação em 2010 o SVN já era tratado como alternativa obsoleta... Fazia anos que eu não via alguém falar disso rsrs

Tem uma doc do próprio git (git-scm . com/docs/git-svn) que aparentemente migra SVN pra Git com histórico, caso essa seja a preocupação. Observação: nunca testei pra saber se dá certo, tenha um backup antes!

Caso não seja importante, um git init na pasta do seu projeto já resolve.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

44 minutes ago, Silas Santos disse:

Cara, como o pessoal aí já falou, o SVN é bem obsoleto... Quando eu comecei minha faculdade de computação em 2010 o SVN já era tratado como alternativa obsoleta... Fazia anos que eu não via alguém falar disso rsrs

Tem uma doc do próprio git (git-scm . com/docs/git-svn) que aparentemente migra SVN pra Git com histórico, caso essa seja a preocupação. Observação: nunca testei pra saber se dá certo, tenha um backup antes!

Caso não seja importante, um git init na pasta do seu projeto já resolve.

Compreendo... mas a questão aqui é que já temos muitas coisas pra correr atras, e o repositório funciona perfeitamente, só quero colocar na nuvem kkkk

Não quero fazer migrações, não quero treinar as pessoas novamente, não quero criar novos processos, não quero ter que aprender a usar outra ferramenta...

Quero usar esse tempo no foco do negocio. 

Deixa eu te contar uma coisa que sempre respondo quando me perguntam o seguinte:

Qual melhor software pra desenhar placas de circuito ?

Qual melhor software CAD para desenho de peças ?

Sabe o que respondo ?

O melhor é o que você souber usar e dominar a fundo.

No fim das contas é tudo muito parecido, e as diferenças são marginais, portanto o que vai fazer a diferença é o tempo que você vai precisar dispor naquilo.

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Marcelo R disse:

Compreendo... mas a questão aqui é que já temos muitas coisas pra correr atras, e o repositório funciona perfeitamente, só quero colocar na nuvem kkkk

Não quero fazer migrações, não quero treinar as pessoas novamente, não quero criar novos processos, não quero ter que aprender a usar outra ferramenta...

Quero usar esse tempo no foco do negocio. 

Deixa eu te contar uma coisa que sempre respondo quando me perguntam o seguinte:

Qual melhor software pra desenhar placas de circuito ?

Qual melhor software CAD para desenho de peças ?

Sabe o que respondo ?

O melhor é o que você souber usar e dominar a fundo.

No fim das contas é tudo muito parecido, e as diferenças são marginais, portanto o que vai fazer a diferença é o tempo que você vai precisar dispor naquilo.

 

Oi @Marcelo R, te entendo perfeitamente e compactuo com o seu modo de pensamento.  Tem soluções legadas que simplesmente funcionam e não tem motivo para mudar.

Lei número 1 da informática:  "Está funionando bem?" - Não mexa!!

Eu tenho um cliente que usa um sistema integrado de MRP em desenvolvido em Clipper e que funciona perfeitamente bem até hoje.  Para não dizer que teve mudança, trocamos o compilador do bom e velho Clipper para o Harbor, que usa sintaxe 99% igual e roda em 64 bits.

Esse mesmo cliente trocou o software de uma das unidades para um "novo", "mais moderno", "com a tecnoogia, linguagem e banco de dados do presente e futuro" e, no final do dia, o que acontece é que foi gasta grana em sistema, customização, hardware, capacitação de usuários e do time de suporte e, sinceramente, tirando a tela gráfica do sistema novo, o anterior atendia bem melhor, isso na opinião dos usuários.  Não da nem pra dizer foi uma troca de 6 por meia dúzia... Foi uma troca de 12 por meia dúzia....

Em materia de software e sistemas; nem sempre o mais novo é a melhor opção e a mudança tem que ser muito bem estudada e orçada, bem como os benefícios; isso só para saber se vale o custo.

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, William Redig disse:

Oi @Marcelo R, te entendo perfeitamente e compactuo com o seu modo de pensamento.  Tem soluções legadas que simplesmente funcionam e não tem motivo para mudar.

Lei número 1 da informática:  "Está funionando bem?" - Não mexa!!

Eu tenho um cliente que usa um sistema integrado de MRP em desenvolvido em Clipper e que funciona perfeitamente bem até hoje.  Para não dizer que teve mudança, trocamos o compilador do bom e velho Clipper para o Harbor, que usa sintaxe 99% igual e roda em 64 bits.

Esse mesmo cliente trocou o software de uma das unidades para um "novo", "mais moderno", "com a tecnoogia, linguagem e banco de dados do presente e futuro" e, no final do dia, o que acontece é que foi gasta grana em sistema, customização, hardware, capacitação de usuários e do time de suporte e, sinceramente, tirando a tela gráfica do sistema novo, o anterior atendia bem melhor, isso na opinião dos usuários.  Não da nem pra dizer foi uma troca de 6 por meia dúzia... Foi uma troca de 12 por meia dúzia....

Em materia de software e sistemas; nem sempre o mais novo é a melhor opção e a mudança tem que ser muito bem estudada e orçada, bem como os benefícios; isso só para saber se vale o custo.

Por essas e outras, que dizem que tem sistema rodando em Bancos que usam Cobol !!  Não sei se é totalmente verdade

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Marcelo R disse:

Compreendo... mas a questão aqui é que já temos muitas coisas pra correr atras, e o repositório funciona perfeitamente, só quero colocar na nuvem

o problema é que o SVN não foi feito para colocar na núvem.

o SVN é do tempo em que se passava mais tempo offline do que online e ele foi projetado/arquitetado pensando nisso.

Quando se conecta ao servidor SVN as mudanças se propagam "de uma vez só" e no volume integral do repositório e é muito fácil um bagunçar o trabalho do outro.

Enquanto git (particularmente uso hg, mas é similar) funciona muito bem online e sem muito risco de um estragar o trabalho do outro.

 

mas se os teus processos estão desenhados pro SVN, experimenta e vê se dá certo.

 

o problema vai ser achar um serviço pronto pra isso. ou alugar uma máquina e pagar por uso/hora e configurar ela você mesmo.

da uma olhada na Vultr, eu tinha uma máquina bem decente lá por 5usd/mês.

talvez vc precise de mais banda, mas aí tem os planos deles de acordo com teu uso.

 

e se for considerar o Git, sugiro o bitbucket que é gratuito, se não me engano inclusive para uso comercial.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...