Jump to content
  • 0

Saúde mental e Mudança repentina.


Convidado Anônimo

Pergunta

Então, queria fazer um relato de como me sinto no momento.

Tenho 18 anos e faz 2 semanas que eu sai da casa dos meus pais e fui pra outra cidade para fazer faculdade. Eu sempre fui uma pessoa muito apegada aos meus pais e nunca tinha ficado tanto tempo longe deles, e constantemente (nas aulas e em casa) tenho momentos onde me sinto muito perdido e triste. Entendo que a saudade é normal, mas chegou em um ponto onde está atrapalhando minha rotina. Não queria contar para meus pais disso ainda com medo de deixar eles preocupados.

Gostaria de pedir conselhos de pessoas que possam ter passado por uma situação parecida ou saibam lidar com isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
20 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Então, queria fazer um relato de como me sinto no momento.

Tenho 18 anos e faz 2 semanas que eu sai da casa dos meus pais e fui pra outra cidade para fazer faculdade. Eu sempre fui uma pessoa muito apegada aos meus pais e nunca tinha ficado tanto tempo longe deles, e constantemente (nas aulas e em casa) tenho momentos onde me sinto muito perdido e triste. Entendo que a saudade é normal, mas chegou em um ponto onde está atrapalhando minha rotina. Não queria contar para meus pais disso ainda com medo de deixar eles preocupados.

Gostaria de pedir conselhos de pessoas que possam ter passado por uma situação parecida ou saibam lidar com isso.

Anônimo, se tem uma coisa que eu tenho reforçado nessa vida é que o dialogo é sempre e melhor coisa a se fazer.  Parece clichê mas existe uma frase que diz:  As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes. (Joseph F. Newton)

Não que esse seja o seu caso, mas acredito que pode sim falar sobre isso com os seus pais, porque eles mais que ninguém deve te amar e querer seu bem. Talvez juntos consigam arrumar melhores soluções de matar a saudade, diminuir a distância. Uma alternativa também é encontrar amigos que tenha os mesmos objetivos que você. Talvez uma boa amizade, pode além de agregar na sua vida como pessoa, também ajudar a hora ser mais produtiva, e menos dolorida. 

Se depois de tudo você  achar que essa faculdade fora não esta sendo melhor do que a vida que tinha, volte atrás. E tente melhorar esse sentimento antes que vire algo maior. Só de você estar falando sobre isso já mostra que esta no caminho de achar uma solução. 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Passei por situação idêntica aos 21 anos. Depois de formado fui morar numa cidade há 600km distância 'de casa'. Depois de um tempo diminuí a distância para 150 km, e mesmo assim não estava satisfeito. Não se trata apenas da distância dos pais, e sim de um conjunto de coisas e valores, como sua cidade e amigos. Hoje tenho 46 anos e vejo como aquele período foi importante, e como eu poderia ter aproveitado melhor aquela oportunidade de fazer muito mais amizades, e de ter conhecido muito mais lugares na nova região. Naquela época, no ano de 1999, até a comunicação era diferente (internet e celulares começando a popularizar) eu fazia uso de telefones públicos.

Meu nobre, aproveite o momento para conhecer pessoas e lugares, e se dedique aos seus estudos. Viva sua vida e dê orgulho para seus pais. 

E não se esqueça de daqui uns 15 anos voltar neste post e me agradecer hahahahahaha. Sucesso a você.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Então, queria fazer um relato de como me sinto no momento.

Tenho 18 anos e faz 2 semanas que eu sai da casa dos meus pais e fui pra outra cidade para fazer faculdade. Eu sempre fui uma pessoa muito apegada aos meus pais e nunca tinha ficado tanto tempo longe deles, e constantemente (nas aulas e em casa) tenho momentos onde me sinto muito perdido e triste. Entendo que a saudade é normal, mas chegou em um ponto onde está atrapalhando minha rotina. Não queria contar para meus pais disso ainda com medo de deixar eles preocupados.

Gostaria de pedir conselhos de pessoas que possam ter passado por uma situação parecida ou saibam lidar com isso.

Boa tarde, anônimo!

Ouso dizer que entendo um pouco deste seu sentimento em virtude de vínculo com os pais. Tenho 31 anos e moro com minha mãe por questões de saúde dela. Ela não tem condições de morar sozinha por conta de limitações de movimento nas pernas e meu pai é falecido (partiu quando eu era muito adolescente). Saudade aperta realmente pois se trata de quem amamos. Mas por mais duro que seja dizer, não podemos criar um vínculo tão forte a ponto que nossa vida dependa disso. 

Acredito muito que como os amigos disseram, é necessário um bom diálogo e manter um laço. Cedo ou tarde temos que tomar nossos rumos mas isso não significa afastar de vez dos pais. É possível se planejar para ir ver eles, almoçar juntos um fim de semana, tomar uma cervejinha e criar mais memórias juntos.

Se não for possível diminuir essa distância, pense nesse planejamento de ir ver os pais. Vale muito a pena e obviamente eles irão gostar muito! Seja aberto com eles no diálogo.

E foque nessa sua nova rotina. Logo você faz amigos, sai pra tomar um goró, um cinema, um restaurante, ir na casa um do outro para curtir e por aí vai.

 

Tenha paciência. E espero que dê tudo certo!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Então, queria fazer um relato de como me sinto no momento.

Tenho 18 anos e faz 2 semanas que eu sai da casa dos meus pais e fui pra outra cidade para fazer faculdade. Eu sempre fui uma pessoa muito apegada aos meus pais e nunca tinha ficado tanto tempo longe deles, e constantemente (nas aulas e em casa) tenho momentos onde me sinto muito perdido e triste. Entendo que a saudade é normal, mas chegou em um ponto onde está atrapalhando minha rotina. Não queria contar para meus pais disso ainda com medo de deixar eles preocupados.

Gostaria de pedir conselhos de pessoas que possam ter passado por uma situação parecida ou saibam lidar com isso.

é muito bom esse sentimento, pois tem uma base boa, de um relacionamento bom com seus pais, acredito que eles devem sentir o mesmo.

normal se sentir perdido, tinha eles te dando apoio e suporte

mas você precisa aprender a andar com as próprias pernas, se independizar, e isso é doloroso, é um processo que te torna mais forte.

passaram se apenas duas semanas, a faculdade ainda não te ocupou o bastante para tirar esses pensamentos da sua cabeça. daqui a pouco não vai ter tanto tempo assim.

precisa criar a sua própria rotina, vai perceber que tem varias coisas que achava que gostava, mas fazia porque seu pai ou mãe gostavam também, não esta errado, mas precisa descobrir novas coisas.

nada impede que ligue para eles a noite, e ir diminuindo a frequência a uma vez por semana, minha mãe me ligava toda semana, no mesmo dia e no mesmo horário.

ao mesmo tempo seus pais vão redescobrir a rotina sem você, devem estar sentido sua falta, mas devem estar falando orgulhosos para familiares e vizinhos sobre o filho que eles tem, fazendo faculdade em outra cidade, que cresceu rápido, que é um menino bom. visite eles uma vez por mês se for possível, dependendo da distancia entre cidades.

 

vai para a academia, ajuda a cansar e dormir melhor, dormindo melhor, tiramos um pouco da ansiedade.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...