Jump to content
  • 0

Viver de Renda fixa


Walker Assis

Pergunta

Sei que existe outros investimentos** melhores mas no caso se eu só optasse por renda fixa… É possível viver 100% de Renda fixa Ex1: se eu investir $1.000.000 na renda fixa dos juros q eu fizer mensal eu gastar metade e metade eu reinvestir… como fazer essa conta na calculadora de juros compostos? Ex2: Se eu investir $1.000.000 na renda fixa dos juros q eu fizer mensal eu gastar 100% e não reinvestir… como fazer essa conta na calculadora de juros compostos? 

Estou colocando os $1.000.000 e sem aportes com prazo de 1 ano e o resultado está dando. 

Valor Total final

R$1.080.000,00

Total em juros

R$80.000,00 

Desse $80 mil de juros se eu gastasse $40 mil e reinvestir os outros $40 mil isso com o tempo iria defasar o meu valor inicial investido ou nessa proporção eu não iria acompanhar o mercado ? 

Editado por Walker Assis
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hour ago, Walker Assis disse:

Sei que existe outros instrumentos melhores mas no caso se eu só optasse por renda fixa… É possível viver 100% de Renda fixa Ex1: se eu investir $1.000.000 na renda fixa dos juros q eu fizer mensal eu gastar metade e metade eu reinvestir… como fazer essa conta na calculadora de juros compostos? Ex2: Se eu investir $1.000.000 na renda fixa dos juros q eu fizer mensal eu gastar 100% e não reinvestir… como fazer essa conta na calculadora de juros compostos? 

Estou colocando os $1.000.000 e sem aportes com prazo de 1 ano e o resultado está dando. 

Valor Total final

R$1.080.000,00

Total em juros

R$80.000,00 

Desse $80 mil de juros se eu gastasse $40 mil e reinvestir os outros $40 mil isso com o tempo iria defasar o meu valor inicial investido ou nessa proporção eu não iria acompanhar o mercado ? 

Bom dia @Walker Assis. A primeira consideração que temos que fazer esta relacionada a decisão de investir somente em uma classe de ativos que seria a renda fixa. Quando calculamos uma taxa de juros real de 8%aa seria levando em consideração uma carteira diversificada em varias classes de ativos. O motivo disso, alem de proteção do seu patrimonio, é que cada classe de ativos ira performar diferente baseado no ciclo de mercado.

Por exemplo, hoje temos uma taxa de juros pagando 10,5% mas a 5 anos atras ela chegou a 2%. Imagine voce com todo o montante alocado na renda fixa ganhando 2%aa

Em relação a sua segunda duvida, se voce tem um montante, não realiza mais aportes e consome 50% da rentabilidade, voce pode simular com a metade da taxa de juros que voce simulou inicialmente, ou seja, ao inves de colocar os 8% colocar 4% ja que sera o montante que sera reinvestido anualmente.

Se esta taxa de juros de 8% for a taxa de juros real o seu patrimonio não sera consumido com o tempo, ja que voce tera como meta uma rentabilidade de 4% acima da inflação ou IPCA+4%. Contudo se o seu calculo foi baseado na taxa de juros nominal, dependendo da inflação o seu montante podera perder poder de compra com o passar dos anos

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 minutes ago, Adriano Umemura disse:

Bom dia @Walker Assis. A primeira consideração que temos que fazer esta relacionada a decisão de investir somente em uma classe de ativos que seria a renda fixa. Quando calculamos uma taxa de juros real de 8%aa seria levando em consideração uma carteira diversificada em varias classes de ativos. O motivo disso, alem de proteção do seu patrimonio, é que cada classe de ativos ira performar diferente baseado no ciclo de mercado.

Por exemplo, hoje temos uma taxa de juros pagando 10,5% mas a 5 anos atras ela chegou a 2%. Imagine voce com todo o montante alocado na renda fixa ganhando 2%aa

Em relação a sua segunda duvida, se voce tem um montante, não realiza mais aportes e consome 50% da rentabilidade, voce pode simular com a metade da taxa de juros que voce simulou inicialmente, ou seja, ao inves de colocar os 8% colocar 4% ja que sera o montante que sera reinvestido anualmente.

Se esta taxa de juros de 8% for a taxa de juros real o seu patrimonio não sera consumido com o tempo, ja que voce tera como meta uma rentabilidade de 4% acima da inflação ou IPCA+4%. Contudo se o seu calculo foi baseado na taxa de juros nominal, dependendo da inflação o seu montante podera perder poder de compra com o passar dos anos

Ficou uma dúvida… se os meus $1.000.000 está aplicando ele terá os 8% sobre ele… no caso q você disse eu vou consumir 4% e reinvestir 4%… 

outra coisa: por mais q eu crie uma carteira de investimentos eu só posso contar com 8% dela, ou parte dela irá poder ter uma chance de render mais que isso na renda variável? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Walker Assis disse:

Ficou uma dúvida… se os meus $1.000.000 está aplicando ele terá os 8% sobre ele… no caso q você disse eu vou consumir 4% e reinvestir 4%… 

outra coisa: por mais q eu crie uma carteira de investimentos eu só posso contar com 8% dela, ou parte dela irá poder ter uma chance de render mais que isso na renda variável? 

8% de juros acima da inflação é a media do que iremos conseguir em uma carteira diversificada no longo prazo, mas a grande maioria dos investidores que estrutura uma carteira com solidez podera ter uma rentabilidade superior.

Ressalto novamente que quando falamos de juros reais temos que somar nesta rentabilidade a inflação. Por exemplo, hoje com IPCA a 4,5% a rentabilidade desejada seria de 12,5%. Isto quer dizer que em valores absolutos nosso patrimonio sera muito maior, mas não consideramos a inflação exatamente para mantermos o poder de compra do nosso patrimonio.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...