Jump to content

Pergunta

Postado

Boa tarde, pessoal.
Eu estava separando uma grana pra manter como reserva de emergẽncia naquelas caixinhas do NU.
Hoje eu vi essa "novidade" do Mercado Pago e decidi passar essa reserva pra conta do Mercado Pago pra render um pouquinho mais.
Vocês conhecem as duas contas? Sabem me dizer se foi uma boa manobra?
Obrigado!

https://valorinveste.globo.com/produtos/servicos-financeiros/noticia/2024/09/04/conta-do-mercado-pago-passa-a-render-107percent-do-cdi-ate-outubro.ghtml

• Brabo 2

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
1 hora atrás, Marcelo R disse:

Alem do que o Flavio disse... devemos lembrar que esses lugares pra manter reserva de emergência não são nada recomendados.

Reserva de emergência = bancão !

Concordo em gênero, número e grau!

Para mim tem que ser possível acessar a reserva até aos finais de semana, inclusive! Nunca sabemos quando será a nossa emergência! 😳

• Brabo 3
  • 0
Postado
On 06/09/2024 at 09:44, Flavio Prado disse:

@Michel T R Simao o modelo de remuneração do Mercado Pago e do Banco iTi não são bons para deixarmos parte da nossa reserva de emergência ou mesmo deixarmos algum valor por mais tempo, pois a maneira que eles calculam a rentabilidade prejudica a bola de neve dos juros compostos.

Os dois "bancos" calculam a rentabilidade diariamente recolhendo o IR de 22,50% sobre a rentabilidade diária e eles "bancam" o IOF. Imagina que todo dia às 23h59 o "banco" vê o seu saldo, aplica em um CDB que paga 107% do CDI e às 0h01 o "banco" resgata o valor, calcula o IR de 22,50% sobre o que rendeu e credita a rentabilidade. Veja que mesmo que você deixe o valor por anos, você estará eternamente na alíquota de 22,50% do IR e o valor recolhido diariamente deixa de render no período.

Quando estava em 105% do CDI e fiz uma simulação entre a conta do Mercado Pago e se o dinheiro estivesse no Tesouro Selic ou em CDB de liquidez diária pagando 100% do CDI. Em mais ou menos 30 dias a conta do Mercado Pago estava rendendo menos que o Tesouro Selic e CDB 100% do CDI, ou seja, para um dinheiro que vai ficar "parado" não vale a pena. Se for para uso dentro do mês, gastos do dia-a-dia, aí tudo bem.

Espero ter ajudado.

@Flavio Prado ajudou bastante, obrigado! Eu não fazia ideia desses cálculos.
Isso vale apenas para o Mercado Pago e o iTi? Aquelas "caixinhas" do Nu funcionam assim também?
Como você consegue esse tipo de informação?

• Brabo 1
  • Criar novo...