Jump to content
  • 0

107% do CDI


Michel T R Simao

Pergunta

Boa tarde, pessoal.
Eu estava separando uma grana pra manter como reserva de emergẽncia naquelas caixinhas do NU.
Hoje eu vi essa "novidade" do Mercado Pago e decidi passar essa reserva pra conta do Mercado Pago pra render um pouquinho mais.
Vocês conhecem as duas contas? Sabem me dizer se foi uma boa manobra?
Obrigado!

https://valorinveste.globo.com/produtos/servicos-financeiros/noticia/2024/09/04/conta-do-mercado-pago-passa-a-render-107percent-do-cdi-ate-outubro.ghtml

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Marcelo R disse:

Alem do que o Flavio disse... devemos lembrar que esses lugares pra manter reserva de emergência não são nada recomendados.

Reserva de emergência = bancão !

 

Concordo em gênero, número e grau!

Para mim tem que ser possível acessar a reserva até aos finais de semana, inclusive! Nunca sabemos quando será a nossa emergência! 😳

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/09/2024 at 09:44, Flavio Prado disse:

@Michel T R Simao o modelo de remuneração do Mercado Pago e do Banco iTi não são bons para deixarmos parte da nossa reserva de emergência ou mesmo deixarmos algum valor por mais tempo, pois a maneira que eles calculam a rentabilidade prejudica a bola de neve dos juros compostos.

Os dois "bancos" calculam a rentabilidade diariamente recolhendo o IR de 22,50% sobre a rentabilidade diária e eles "bancam" o IOF. Imagina que todo dia às 23h59 o "banco" vê o seu saldo, aplica em um CDB que paga 107% do CDI e às 0h01 o "banco" resgata o valor, calcula o IR de 22,50% sobre o que rendeu e credita a rentabilidade. Veja que mesmo que você deixe o valor por anos, você estará eternamente na alíquota de 22,50% do IR e o valor recolhido diariamente deixa de render no período.

Quando estava em 105% do CDI e fiz uma simulação entre a conta do Mercado Pago e se o dinheiro estivesse no Tesouro Selic ou em CDB de liquidez diária pagando 100% do CDI. Em mais ou menos 30 dias a conta do Mercado Pago estava rendendo menos que o Tesouro Selic e CDB 100% do CDI, ou seja, para um dinheiro que vai ficar "parado" não vale a pena. Se for para uso dentro do mês, gastos do dia-a-dia, aí tudo bem.

Espero ter ajudado.

@Flavio Prado ajudou bastante, obrigado! Eu não fazia ideia desses cálculos.
Isso vale apenas para o Mercado Pago e o iTi? Aquelas "caixinhas" do Nu funcionam assim também?
Como você consegue esse tipo de informação?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...