Jump to content
  • 0

Rendimento negativo tesouro selic


Heloisa Walczuk Sureck

Pergunta

Oi gente bonita, investi minha reserva no tesouro selic como o próprio Raul indicou, a partir disso me surgiu uma dúvida, tecnicamente o tesouro selic não tem marcação a mercado certo? Então como é possível a rentabilidade negativa, não era simplesmente para ele render a selic(10,5)+ a taxa(0,15)? Fui ver hoje e estava com rendimento negativo kk

Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 minutes ago, Heloisa Walczuk Sureck disse:

Oi gente bonita, investi minha reserva no tesouro selic como o próprio Raul indicou, a partir disso me surgiu uma dúvida, tecnicamente o tesouro selic não tem marcação a mercado certo? Então como é possível a rentabilidade negativa, não era simplesmente para ele render a selic(10,5)+ a taxa(0,15)? Fui ver hoje e estava com rendimento negativo kk

Boa tarde @Heloisa Walczuk Sureck. Se voce aportou em um curto espaço de tempo de 1 dia ou um pouco mais, a variação existe devido ao spread de compra e venda. Basicamente existira um preço de compra e outro de venda, sendo o segundo menor do que o primeiro, até mesmo para evitar especulações de curtissimo prazo. Mas não se preocupe que passado alguns dias a rentabilidade sera a taxa equivalente diaria da selic vigente + o desagio oferecido

 

  • Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Pra complementar o que o Adriano falou:

E não se preocupe também se os rendimentos parecem tímidos no começo, o tesouro direto sofre de tributação progressiva, então quanto mais tempo você fica com o seu título, mais verdinho ele vai ficar. Citando o próprio manual do tesouro direto do site oficial:

Quote

Os títulos públicos ofertados no Tesouro Direto estão sujeitos aos mesmos tributos dos investimentos em fundos de renda fixa, ou seja, IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre o lucro de aplicações que incidem sobre resgates realizados antes de 30 dias (alíquota regressiva que varia entre 96% para resgate no 1º dia, após a aplicação, e 3% no dia 29º dia; para aplicações com prazo superior a 30 dias, o IOF não é cobrado) e IR (Imposto de Renda) também sobre o lucro da aplicação e com alíquotas regressivas:

- 22,5% sobre os rendimentos recebidos até 180 dias;
- 20% sobre os rendimentos recebidos entre 181 a 360 dias;
- 17,5% sobre os rendimentos recebidos entre 361 a 720 dias;
- 15% para rendimentos recebidos após 720 dias.

 

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 minutes ago, Heloisa Walczuk Sureck disse:

Oi gente bonita, investi minha reserva no tesouro selic como o próprio Raul indicou, a partir disso me surgiu uma dúvida, tecnicamente o tesouro selic não tem marcação a mercado certo? Então como é possível a rentabilidade negativa, não era simplesmente para ele render a selic(10,5)+ a taxa(0,15)? Fui ver hoje e estava com rendimento negativo kk

Olá! @Heloisa Walczuk Sureck!

Se você investiu no Tesouro Selic e está olhando o rendimento logo nos primeiros dias, é importante considerar alguns fatores. Vamos por partes:

Spread de compra e venda: Existe sempre uma diferença entre o preço de compra (o quanto você paga pelo título) e o preço de venda (o valor que você receberia se vendesse agora). Esse spread serve para evitar especulações de curtíssimo prazo. Então, nos primeiros dias, é normal ver essa variação, mas isso não significa que você está perdendo dinheiro no longo prazo.

IOF nos primeiros 30 dias: Outro ponto importante é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que é cobrado nos primeiros 30 dias. Ele começa bem alto, em 96% no primeiro dia, e vai caindo gradualmente, até zerar no 30º dia. Isso significa que, se você resgatar o investimento muito cedo, a maior parte do rendimento será consumida pelo IOF.

Agora, se você deixar o investimento por mais tempo, essa combinação de spread e IOF vai sendo diluída, e a rentabilidade começará a seguir a taxa diária da Selic mais o deságio oferecido.

Minha dica: Espere pelo menos 30 dias antes de fazer novas verificações. Depois desse período, o IOF já terá zerado e você vai começar a ver o rendimento normal, refletindo a taxa Selic vigente.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Hey, Heloísa! Os amigos já indicaram tudo o que você deve considerar antes de tirar esta conclusão. A maioria das pessoas desconsideram grande parte de todos os "mecanismos" envolvidos em produtos bancários e nos investimentos. Isso é super normal e, por isso, você deve tomar cuidados antes de fazer qualquer movimento com o seu dinheiro. Eu mesmo tenho experiência em fazer negócios e empresas, mas nunca fui muito "ligado" na parte de investimentos de rende variável, por exemplo. Sempre soube o básico sobre isso. Há dois anos faço uma especialização em gestão financeira e optei por fazer este curso para entender melhor o funcionamento do mercado, na prática. Tenha calma! Sua turma é a mesma que a minha, a maioria de nós está no módulo 2 ou 3, o que significa que todos estamos "crus". Você, provavelmente, acabou de fazer a alocação do dinheiro no SELIC e já está verificando se a semente está germinando ou, talvez, pensando em obter algum lucro a mais com uma possível estratégia de tentativa de marcação a mercado, no mesmo dia ou na mesma semana que fez o investimento. Tenha calma minha amiga! Você precisa tanto de adquirir conhecimento, como trabalhar as emoções, para que você seja a verdadeira "senhora do dinheiro". Deus te abençoe!!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...