Rômulo Fedatto Pereira Postado 10 de Setembro Compartilhar Postado 10 de Setembro Pessoal, após a aula de inauguração, fiquei intrigado com uma informação, de que o FGTS rendia 3% a.a. Irei expor o cálculo que fiz, e se tiver alguma coisa que eu deixei passar ou algum erro me corrijam, por favor. Bom, além dos 3% a.a. Oo FGTS recebe a incidência da TR, claro que se a SELIC estiver baixa a TR pode ser 0, porém não podemos deixar de considerá-la. Outra questão foi que com a Lei Nº 13.446, de 25 de maio de 2017. Foi autorizada a distribuição de resultados positivos auferidos pelo FGTS, mediante crédito nas contas vinculadas de titularidade dos trabalhadores. Inseri as informações da distribuição de lucros, e a TR, fiz uma planilha comparando a rentabilidade do FGTS / Poupança/ IPCA, segue o resultado: Cabe ainda ressaltar que em 2024 o Supremo Tribunal Federal determinou que a remuneração do FGTS de 3% a.a. + TR + distribuição de resultados, não poderá ser menor que o IPCA, índice que mede a inflação. Deixo claro que não se trata de analisar o mérito quanto a existência do FGTS e se vocês são favoráveis ou não, nem sobre as possibilidades de saque previstas por lei. Esse post se trata apenas sobre o cálculo da rentabilidade. Você concorda com meu cálculo? Ou pode me apontar se eu cometi algum equívoco? Obrigado! 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Prado Postado 10 de Setembro Compartilhar Postado 10 de Setembro 1 hora atrás, Rômulo Fedatto Pereira disse: Pessoal, após a aula de inauguração, fiquei intrigado com uma informação, de que o FGTS rendia 3% a.a. Irei expor o cálculo que fiz, e se tiver alguma coisa que eu deixei passar ou algum erro me corrijam, por favor. Bom, além dos 3% a.a. Oo FGTS recebe a incidência da TR, claro que se a SELIC estiver baixa a TR pode ser 0, porém não podemos deixar de considerá-la. Outra questão foi que com a Lei Nº 13.446, de 25 de maio de 2017. Foi autorizada a distribuição de resultados positivos auferidos pelo FGTS, mediante crédito nas contas vinculadas de titularidade dos trabalhadores. Inseri as informações da distribuição de lucros, e a TR, fiz uma planilha comparando a rentabilidade do FGTS / Poupança/ IPCA, segue o resultado: Cabe ainda ressaltar que em 2024 o Supremo Tribunal Federal determinou que a remuneração do FGTS de 3% a.a. + TR + distribuição de resultados, não poderá ser menor que o IPCA, índice que mede a inflação. Deixo claro que não se trata de analisar o mérito quanto a existência do FGTS e se vocês são favoráveis ou não, nem sobre as possibilidades de saque previstas por lei. Esse post se trata apenas sobre o cálculo da rentabilidade. Você concorda com meu cálculo? Ou pode me apontar se eu cometi algum equívoco? Obrigado! @Rômulo Fedatto Pereira onde os valores que compõem a coluna do FGTS foram obtidos? Detalha para nós os valores. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rômulo Fedatto Pereira Postado 11 de Setembro Author Compartilhar Postado 11 de Setembro @Flavio Prado Bom dia meu querido, peguei as informações pelos sites da Caixa e do FGTS... Tem um FAQ, o qual acessei pelo site do FGTS, que tem as informações mais completas. https://www.fgts.gov.br/Documents/FAQ_DR_2024_v01.pdf 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts