Jump to content
  • 0

Juros x Amortização


Pergunta

Olá pessoal. Pensando em na melhor rentabilidade, seria mais apropriado colocar na carteira, investimentos onde os juros e amortização fossem pagos apenas no vencimento? Essa seria uma forma de não se preocupar em reinvestir os lucros? Vejo que existem produtos com pagamentos, mensais, a cada três meses, semestrais..... Ainda tenho dúvida se a taxa dos juros compostos teria perda e chegasse a ser comparada ao juros simples. Valeu!

Editado por Graziella Alcantara Da Silva Ferreira
corretor
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Graziella Alcantara Da Silva Ferreira disse:

Olá pessoal. Pensando em na melhor rentabilidade, seria mais apropriado colocar na carteira, investimentos onde os juros e amortização fossem pagos apenas no vencimento? Essa seria uma forma de não se preocupar em reinvestir os lucros? Vejo que existem produtos com pagamentos, mensais, a cada três meses, semestrais..... Ainda tenho dúvida se a taxa dos juros compostos teria perda e chegasse a ser comparada ao juros simples. Valeu!

@Graziella Alcantara Da Silva Ferreira não seria comparável ao juros simples, porém quando estamos na fase de construção do patrimônio, quanto menos mexermos nos investimentos, melhor. Quando falamos que títulos que pagam juros em períodos até o vencimento, eles fazem mais sentido para quem já está na fase de usufruir da renda passiva, pois dá para ir programando entradas de valores ao longo do ano.

Como não deve ser o seu caso ainda, quando recebemos um valor antecipado, teremos que buscar um novo título para investir e talvez não encontremos um bom título e aquele valor estaria melhor investido se continuasse no título original.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Graziella Alcantara Da Silva Ferreira disse:

Olá pessoal. Pensando em na melhor rentabilidade, seria mais apropriado colocar na carteira, investimentos onde os juros e amortização fossem pagos apenas no vencimento? Essa seria uma forma de não se preocupar em reinvestir os lucros? Vejo que existem produtos com pagamentos, mensais, a cada três meses, semestrais..... Ainda tenho dúvida se a taxa dos juros compostos teria perda e chegasse a ser comparada ao juros simples. Valeu!

Boa tarde, Graziella!

Apenas complementando o nosso amigo @Flavio Prado.

Seu raciocínio está correto em dizer que é possível gerar "perdas" na rentabilidade com títulos de pagamentos de juros periódicos. Vamos melhor dizer que você não perde dinheiro mas diminui a velocidade que ele cresce. Explico:

Vamos supor que você investe em um título que paga juros semestrais e o título que você investiu paga IPCA+ 7%. Quando os juros caem na sua conta, para fazer o efeito dos juros compostos acontecerem você precisa reaplicar o valor e o ideal seria em um título IPCA+7% que seria feito se os juros não fossem pagos periodicamente. O risco que temos é que você poderá não achar um título semelhante para investir e sim.com uma rentabilidade menor. Você continua ganhando mas em uma velocidade menor, percebe?

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...