Otavio Hayashi Postado 12 de Setembro Compartilhar Postado 12 de Setembro eu não tenho carteira de trabalho e nunca fui PJ mas recebo trabalhando para meu pai, tenho mais ou menos uns R$340.000,00 em minhas contas bancaria/investimeto e crypto moedas será que da algum problema futuramente? 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães Postado 12 de Setembro Compartilhar Postado 12 de Setembro Fala Otávio beleza? Você nunca declarou IR? 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Otavio Hayashi Postado 12 de Setembro Author Post popular Compartilhar Postado 12 de Setembro Just now, Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães disse: Fala Otávio beleza? Você nunca declarou IR? nunca kkk 2 3 1 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães Postado 12 de Setembro Post popular Compartilhar Postado 12 de Setembro Então acho que você vai precisar procurar um contador pra te ajudar com isso... Vamos aguardar alguém mais sabido no assunto responder! Eu tenho uma dúvida que a partir desse papo posso ter ajuda pra esclarecer tbm, vamos aguardar. 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Eduardo Vieira Postado 12 de Setembro Post popular Compartilhar Postado 12 de Setembro (edited) Depende, ano a ano, quanto voce ganhou de valor... o seu pai é casado ou tem união estável? ele declarou que fez doação para voce? se sim, pagou o imposto? Alguns exemplo que voce seria obrigado a declarar IR em 2024, ao todo são 9 itens, mas os principais são: Se voce ganhou mais do que R$ 30.350,40 realizou operações na bolsa de valores, com ou sem ganho de capital; é um risco grande se voce fez operação em bolsa e não declarou... se for o caso, procure um contador para ficar 100%... pois a multa do leão, pode ser bem grande... e trazer problemas tanto para voce quanto para o seu pai... Editado 12 de Setembro por Eduardo Vieira 6 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rodrigo Pimentel Cota Postado 12 de Setembro Compartilhar Postado 12 de Setembro Boa tarde, Otávio. Sugiro falar com contador. Pois, tem um recurso, mas não declarou a origem. Está passível de pagar IR e/ou multa. Com certeza o contador tem condições de apresentar a melhor estratégia para regularizar sua situação com a RF. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Prado Postado 12 de Setembro Compartilhar Postado 12 de Setembro 1 hour ago, Otavio Hayashi disse: eu não tenho carteira de trabalho e nunca fui PJ mas recebo trabalhando para meu pai, tenho mais ou menos uns R$340.000,00 em minhas contas bancaria/investimeto e crypto moedas será que da algum problema futuramente? @Otavio Hayashi como disseram os colegas, busque por um Contador para ele analisar a sua situação e lhe dar as opções. Entendo que seu pai tem empresa, e deve ter um Contador, poderia começar conversando com ele. Como disseram, cada ano tem os requisitos que a Receita Federal divulga que vai definir se você é ou não obrigado a entregar a declaração anual do IR. Não sei a sua idade, mas se você entra como dependente na declaração dos seus pais, os seus bens deveriam estar lançados na declaração deles, mas se não é dependente deles, o Contador vai avaliar como fazer. Minha sugestão é que veja isto urgente, e inclusive ver uma maneira de regularizar os seus recebimentos, pois uma coisa é arrumar o que você já tem, mas precisa regularizar o que vai acontecer de agora para frente. 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Francisco Viégas Vianna Postado 12 de Setembro Compartilhar Postado 12 de Setembro Cara, eu acho que talvez valesse até conversar com algum advogado que entenda bem de direito tributário. Se vc nunca declarou e seu pai tbm foi te passando essa grana sem se preocupar, vcs podem acabar arrumando algum problema sério de bobeira! Não dá mole com a receita não! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Fabiano Gomes Postado 12 de Setembro Compartilhar Postado 12 de Setembro Rapaz ter +/- 340k entre Conta Corrente & Conta Investimento e nunca ter declarado IR foi algo que me surpreendeu mtoooo, nunca vi um caso como esse. Estou curioso para saber qual será o desfecho dessa história agora. 1 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular William Redig Postado 12 de Setembro Post popular Compartilhar Postado 12 de Setembro Oi @Otavio Hayashi, os colegas já te orientaram quanto ao fazer. única coisa que tenho a acrescentar é não fazer um relato desse tipo na primeira pessoa. Ou usa aquele clássico "eu tenho um amigo que.....; será que um dia isso vai pegar?" ou ainda, fazer esse post como anônimo. Você nunca sabe quem pode estar lendo seu post... 6 1 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Raphael De Oliveira Bandeira Postado 13 de Setembro Compartilhar Postado 13 de Setembro Isso prova como a RFB só pega os casos absurdamente altos ou que tenham sido declarados errados. Primeiro: vc trabalha pro seu pai e não é sócio, pj ou clt. E recebe mensalmente sem qq ligação trabalhista Segundo: Tem um valor em conta que não tem uma fonte de renda oficial... Eu falaria como um adv tributário, dá pra resolver isso fácil e ficar tranquilo... 4 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães Postado 14 de Setembro Compartilhar Postado 14 de Setembro 20 horas atrás, Raphael De Oliveira Bandeira disse: Isso prova como a RFB só pega os casos absurdamente altos ou que tenham sido declarados errados. Primeiro: vc trabalha pro seu pai e não é sócio, pj ou clt. E recebe mensalmente sem qq ligação trabalhista Segundo: Tem um valor em conta que não tem uma fonte de renda oficial... Eu falaria como um adv tributário, dá pra resolver isso fácil e ficar tranquilo... Se conseguir um compartilha aqui com a galera o contato, por favor! 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Otavio Hayashi Postado 25 de Setembro Author Compartilhar Postado 25 de Setembro On 12/09/2024 at 15:48, Eduardo Vieira disse: Depende, ano a ano, quanto voce ganhou de valor... o seu pai é casado ou tem união estável? ele declarou que fez doação para voce? se sim, pagou o imposto? Alguns exemplo que voce seria obrigado a declarar IR em 2024, ao todo são 9 itens, mas os principais são: Se voce ganhou mais do que R$ 30.350,40 realizou operações na bolsa de valores, com ou sem ganho de capital; é um risco grande se voce fez operação em bolsa e não declarou... se for o caso, procure um contador para ficar 100%... pois a multa do leão, pode ser bem grande... e trazer problemas tanto para voce quanto para o seu pai... sai direto da conta da empresa para minha conta e não declara como pro labore 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Flavio Prado Postado 25 de Setembro Compartilhar Postado 25 de Setembro 21 minutes ago, Otavio Hayashi disse: sai direto da conta da empresa para minha conta e não declara como pro labore @Otavio Hayashi se o dinheiro sai da conta da empresa direto para a sua conta, precisa ver com a Contabilidade da empresa como este valor é lançado pela empresa, e aproveita e veja com eles para regularizar a sua situação. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado 26 de Setembro Compartilhar Postado 26 de Setembro On 24/09/2024 at 21:45, Otavio Hayashi disse: sai direto da conta da empresa para minha conta e não declara como pro labore Olá @Otavio Hayashi, Não é difícil resolver isso aí não, mas precisaria entender melhor oq aconteceu.. Vc não é nem sócio da empresa e sai $ de lá direto para sua conta, pq? 🤷🏻♂️ 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado 26 de Setembro Compartilhar Postado 26 de Setembro On 13/09/2024 at 21:05, Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães disse: Se conseguir um compartilha aqui com a galera o contato, por favor! Olá @Mariana Pedra Da Maia De Alencastro Guimarães, O que precisas? 😁 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado 26 de Setembro Compartilhar Postado 26 de Setembro @Otavio Hayashi, Só para adiantar a questão, a declaração de IRPF era obrigatória neste exercício de 2024 se você: -Obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90; -Recebeu rendimentos não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil; -Obteve receita bruta anual decorrente de atividade rural em valor acima de R$ 153.199,50; -Pretenda compensar prejuízos da atividade rural deste ou de anos anteriores com as receitas deste ou de anos futuros; -Teve a posse ou a propriedade, até 31 de dezembro de 2023, de bens ou direitos, inclusive terra nua, acima de R$ 800mil. -Realizou operações em bolsa de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas; -Obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto; -Optou pela isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro, no prazo de 180 dias; -Passou à condição de residente no Brasil, em qualquer mês de 2023, e nessa condição se encontrava em 31 de dezembro de 2023. Com relação às operações em criptomoedas: -se investiu mais de R$ 5 mil em criptoativos; -se possui criptos digitais no exterior ou em carteira descentralizada; -se obteve ganho de capital vendendo mais que R$ 35 mil por mês. Lembrando, ainda, que neste caso, é preciso que já se tenha recolhido o imposto no mês seguinte à conclusão da operação. Fora essas circunstâncias, não era necessário... Mas note que no ano passado, o limite de patrimônio que tornava obrigatória Declaração do IRPF no exercício 2023 era de 300mil. Me ajuda a te ajudar... rssss 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 26 de Setembro Compartilhar Postado 26 de Setembro On 24/09/2024 at 21:45, Otavio Hayashi disse: sai direto da conta da empresa para minha conta e não declara como pro labore pro-labore não, pq você não é sócio (ou é) mas tal vez conste como fornecedor, ou pode ser uma comissão por vendas mas estudando direito deve saber que tem que regularizar, pois com a receita não se brinca 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts