Jump to content

tenho uma duvida sobre a receita federal

Recommended Posts

1 hour ago, Otavio Hayashi disse:

eu não tenho carteira de trabalho e nunca fui PJ mas recebo trabalhando para meu pai, tenho mais ou menos uns R$340.000,00 em minhas contas bancaria/investimeto e crypto moedas será que da algum problema futuramente?

@Otavio Hayashi como disseram os colegas, busque por um Contador para ele analisar a sua situação e lhe dar as opções. Entendo que seu pai tem empresa, e deve ter um Contador, poderia começar conversando com ele.

Como disseram, cada ano tem os requisitos que a Receita Federal divulga que vai definir se você é ou não obrigado a entregar a declaração anual do IR. Não sei a sua idade, mas se você entra como dependente na declaração dos seus pais, os seus bens deveriam estar lançados na declaração deles, mas se não é dependente deles, o Contador vai avaliar como fazer.

Minha sugestão é que veja isto urgente, e inclusive ver uma maneira de regularizar os seus recebimentos, pois uma coisa é arrumar o que você já tem, mas precisa regularizar o que vai acontecer de agora para frente.

• Brabo 4
Link para compartilhar

Isso prova como a RFB só pega os casos absurdamente altos ou que tenham sido declarados errados. 

Primeiro: vc trabalha pro seu pai e não é sócio, pj ou clt. E recebe mensalmente sem qq ligação trabalhista

Segundo: Tem um valor em conta que não tem uma fonte de renda oficial...

Eu falaria como um adv tributário, dá pra resolver isso fácil e ficar tranquilo...

• Brabo 4
Link para compartilhar

20 horas atrás, Raphael De Oliveira Bandeira disse:

Isso prova como a RFB só pega os casos absurdamente altos ou que tenham sido declarados errados. 

Primeiro: vc trabalha pro seu pai e não é sócio, pj ou clt. E recebe mensalmente sem qq ligação trabalhista

Segundo: Tem um valor em conta que não tem uma fonte de renda oficial...

Eu falaria como um adv tributário, dá pra resolver isso fácil e ficar tranquilo...

Se conseguir um compartilha aqui com a galera o contato, por favor!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 2 semanas depois...
On 12/09/2024 at 15:48, Eduardo Vieira disse:

Depende, ano a ano, quanto voce ganhou de valor... 
o seu pai é casado ou tem união estável?
ele declarou que fez doação para voce? se sim, pagou o imposto?

Alguns exemplo que voce seria obrigado a declarar IR em 2024, ao todo são 9 itens, mas os principais são:

Se voce ganhou mais do que R$ 30.350,40
realizou operações na bolsa de valores, com ou sem ganho de capital;

é um risco grande se voce fez operação em bolsa e não declarou... se for o caso, procure um contador para ficar 100%... pois a multa do leão, pode ser bem grande... e trazer problemas tanto para voce quanto para o seu pai...

sai direto da conta da empresa para minha conta e não declara como pro labore

• Brabo 1
Link para compartilhar

21 minutes ago, Otavio Hayashi disse:

@Otavio Hayashi se o dinheiro sai da conta da empresa direto para a sua conta, precisa ver com a Contabilidade da empresa como este valor é lançado pela empresa, e aproveita e veja com eles para regularizar a sua situação.

• Brabo 2
Link para compartilhar

On 24/09/2024 at 21:45, Otavio Hayashi disse:

Olá @Otavio Hayashi,

Não é difícil resolver isso aí não, mas precisaria entender melhor oq aconteceu.. Vc não é nem sócio da empresa e sai $ de lá direto para sua conta, pq? 🤷🏻‍♂️

• Brabo 2
Link para compartilhar

@Otavio Hayashi,

Só para adiantar a questão, a declaração de IRPF era obrigatória neste exercício de 2024 se você:

-Obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90;

-Recebeu rendimentos não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil;

-Obteve receita bruta anual decorrente de atividade rural em valor acima de R$ 153.199,50;

-Pretenda compensar prejuízos da atividade rural deste ou de anos anteriores com as receitas deste ou de anos futuros;

-Teve a posse ou a propriedade, até 31 de dezembro de 2023, de bens ou direitos, inclusive terra nua, acima de R$ 800mil.

-Realizou operações em bolsa de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

-Obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto;

-Optou pela isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro, no prazo de 180 dias;

-Passou à condição de residente no Brasil, em qualquer mês de 2023, e nessa condição se encontrava em 31 de dezembro de 2023.

Com relação às operações em criptomoedas:

-se investiu mais de R$ 5 mil em criptoativos;

-se possui criptos digitais no exterior ou em carteira descentralizada;

-se obteve ganho de capital vendendo mais que R$ 35 mil por mês. Lembrando, ainda, que neste caso, é preciso que já se tenha recolhido o imposto no mês seguinte à conclusão da operação.

Fora essas circunstâncias, não era necessário... Mas note que no ano passado, o limite de patrimônio que tornava obrigatória Declaração do IRPF no exercício 2023 era de 300mil.

Me ajuda a te ajudar... rssss

• Brabo 1
Link para compartilhar

On 24/09/2024 at 21:45, Otavio Hayashi disse:

pro-labore não, pq você não é sócio (ou é)

mas tal vez conste como fornecedor, ou pode ser uma comissão por vendas

mas estudando direito deve saber que tem que regularizar, pois com a receita não se brinca

image.gif.dc1e7f54b9155036c7b2e2ed6abff925.gif

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...