Jump to content
  • 0

Podem opinar sobre minha carteira?


Laura Castro

Pergunta

16 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 minutes ago, Laura Castro disse:

Eu estudei os ativos pelo investidor 10 e realmente me esqueci do tag along ... Será que vale a pena agora trocar UNIP6 por UNIP3  e CMIG4 por CMIG3??

Para CMIG eu não acho que vale a pena pois a liquidez do ativo é muito baixa o que dificulta a entrada e a saída do ativo. Além disso, o free float também é baixo.

Acredito que UNIP esteja na mesma situação.

5 minutes ago, Laura Castro disse:

Em relação a KEPL - eu queria uma exposição em relação ao agro... Voces acham que SOJA3 seria uma opção melhor?

São setores diferentes. Não acho que faria sentido essa substituição.

KEPL faz parte do setor de bens industriais. O que seria mais coerente é estudar o setor e avaliar outras empresas no mesmo lembrando de ver seus fundamentos e não preços. 

SOJA3 é uma empresa passível de estudos mas lembre-se que é outro setor e é necessário ver se faz parte de sua estratégia.

7 minutes ago, Laura Castro disse:

Com relação aos dividendos é o seguinte eu tenho 40 anos, meu marido 47, já não somos tão novinhos... eu mesmo sou funcionaria publica/ profissional liberal, não trabalho demais e não me vejo aposentando tão cedo. Mas meu marido além de ser advogado é professor, trabalha a noite quase todos os dias e eu gostaria muito de convencê-lo a parar de dar aula em universidade, mas para isso eu preciso de uma renda passiva... 

Por quanto tempo mais você pretende investir até viver de renda?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Laura Castro disse:

Sabe que eu não responder sua pergunta porque eu não pretendo parar de trabalhar tão cedo... Mas uma renda passiva de 5000 reais eu queria pra ontem! Acho que considerando o valor que eu tenho investido, mais o valor que meu marido tem investido e um valor que ele vai receber em breve, seria possível chegar nessa meta em menos de 1 ano. Então faria sentido ter uma parte da carteira pensando em dividendos? Ou seria melhor focar em ações buy and hold apenas e ter mais fundos imobiliarios? Eu comprei tambem fundos imobiliarios no mes de setembro, só não coloquei porque eu estou mais segura com eles do que com as ações.

Desde já muito Obrigada Edison e Matheus pelos comentários!

Independente da quantia aplicada a bolsa não é pra movimentos rápidos ou ganhos altos para ontem, ainda que se tenha uma boa quantia a ser aportada mensalmente. Cuidado com as suas expectativas, elas podem não condizer com a realidade e levar você a perder dinheiro. Não sei sua história, não te conheço e nem sei dos números, mas bolsa é longo prazo, médio para os mais afortunados na vida, mas curto prazo não existe.

Sobre a carteira, eu repensaria as empresas escolhidas e aplicaria os fundamentos novamente. Tem coisa melhor no mercado, não se prenda tanto a setores... diversifique. Pense fora da caixa.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Laura Castro disse:

Bom dia, no dia 2 de setembro comecei a montar minha carteira de ações. Seguindo a orientação do pessoal aqui da comunidade mesmo, decidi fazer aportes mensais e tenho a intenção de fazer o próximo no início de outubro. Gostaria muito da opinião de vocês em relação a carteira que eu montei para me ajudarem a refletir, pensar e repensar em cada ativo, se continuo ou não aportando neles. Investi mais ou menos mil reais em cada um dos ativos.

ITSA4; BBAS3; PSSA3; TAEE11; CMIG4; SAPR11; VALE3; PRIO3; CSAN3; KEPL3; UNIP6 e RANI3

Meu raciocínio foi: 3 do setor financeiro e 3 do setor de utilidade pública pensando que seria ações mais "estáveis", com menor risco. 

E o restante foram setores de minerio, petrolio, gas natural, agro, químico e embalagens de papel. Minha intenção era escolher boas empresas que não estivessem caras no momento e dentre elas algumas que paguem bons dividendos.

Desde a compra Sanepar foi a que mais valorizou (+12,7%) e PRIO3 foi a que mais desvalorizou (-7,03%).

Uma sensação estranha é achar bom que uma ação (SAPR11) valorizou 12%, mas ao mesmo tempo achar ruim o fato de mês que vem eu ter que comprar a mesma ação 12% mais caro. O exato inverso acontece com PRIO3. 

Enfim, gostaria muito de ouvir a opinião sincera de vocês! Obrigada desde já!

Boa tarde Laura

ITSA4; BBAS3

Banco do Brasil...dispensa comentários. Excelente.
Itaúsa é bom também, apesar de eu particularmente preferir Itaú sozinho. Mas enfim, motivos técnico e pessoais rs

A questão aqui é ter 2 Bancos praticamente. Só tem que se ligar pra isso não gerar uma exposição muito grande na sua carteira. Eu tenho BB e Itaú e faço esse controle pra evitar super exposição no setor.

PSSA3

Na mina opinião, a melhor seguradora pelos fundamentos. Também tenho na carteira! Não é um banco, mas ainda é setor financeiro né, outra coisa pra você levar em conta. Eu tenho um número maior de ativos na carteira e por isso acaba pesando menos pra mim. Apenas se atente a isso.

TAEE11; CMIG4;

Uma transmissora e uma geradora (majoritariamente). Boa combinação e boas empresas.
Não tenho Taesa, preferi a ISA CTEEP, mas o histórico da Taesa é muito bom.
E CEMIG é ótima. Também tenho na carteira. Balanços cada vez melhores nos últimos anos e até a perspectiva de uma privatização que seria quase uma "loteria" pros sócios rs

Tem a questão do Tag Along como citaram, aí você faz sua análise, se for algo que te tire o sono, tem outras boas pra substituir.

SAPR11;

Pra mim você escolheu a melhor de Saneamento! Tenho ela junto com a Copasa. Está ciente que vai ter uma bolada entrando na empresa ano que vem né? E isso nem está totalmente precificado (apesar que esse aumento recente indica que o mercado já acordou pra isso rs)

VALE3;

Empresa excelente (pra quem investe nela, pelo menos). Agora, super dependência de commoditie né, tem que analisar bem o momento de comprar. Tenho ela, não me arrependo, mas investi antes de fazer o curso...então comprei muito de uma vez só e num preço que nem fazia sentido. Se você comprou recente, está super bem posicionada. Apenas reforço: Entenda os ciclos de todas as commodities que for investir.


PRIO3; CSAN3; KEPL3; UNIP6 e RANI3

Essas todas nunca cheguei a estudar, não posso contribuir com nada =(


Agora quanto à sua ansiedade sobre os preços...valorização e desvalorização...

Já comentaram sobre. No curto prazo terão essas flutuações, isso faz parte, não pode te desanimar nem animar só por conta disso. Os fundamentos são mais importantes.

Dito isso, no curso também aprendemos sobre valuation e a respeitar o método, então se por acaso for algo que te deixe mais confortável, sei lá.... fazer cálculo de preço teto, margem de segurança e etc...acho bem tranquilo. Recentemente fiz um comentário sobre isso, em que até uso esses métodos a depender da natureza da empresa. Como sua carteira você já parece estar criando com um perfil totalmente previdenciário, pode ser interessante mesmo fazer isso.  

Espero ter ajudado, valeu!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 horas atrás, Laura Castro disse:

Sabe que eu não responder sua pergunta porque eu não pretendo parar de trabalhar tão cedo... Mas uma renda passiva de 5000 reais eu queria pra ontem! Acho que considerando o valor que eu tenho investido, mais o valor que meu marido tem investido e um valor que ele vai receber em breve, seria possível chegar nessa meta em menos de 1 ano. Então faria sentido ter uma parte da carteira pensando em dividendos? Ou seria melhor focar em ações buy and hold apenas e ter mais fundos imobiliarios? Eu comprei tambem fundos imobiliarios no mes de setembro, só não coloquei porque eu estou mais segura com eles do que com as ações.

Desde já muito Obrigada Edison e Matheus pelos comentários!

@Laura Castro como dito pelos colegas, a bolsa é uma construção de longo prazo. 

Se entendi bem, vocês estão prestes a receber um valor grande. Para gerar uma renda passiva de R$5000 o montante investido deverá ser de quase R$800.000 isso em uma carteira diversificada.

A parte que me preocupa aqui é que se estão para receber um valor grande e aportar isso de uma única vez ou muito rápido. A depender do valor que estamos falando e o quanto este valor representa para vocês, ir aportando este valor durante 1 ano talvez ainda fosse pouco. Como dito pela @Deborah Gerasimovic, renda variável é longo prazo.

E a depender do patrimônio de vocês, talvez valha a pena inclusive a consultoria da AUVP para ajudar nas tomadas de decisões.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Laura Castro disse:

Sabe que eu não responder sua pergunta porque eu não pretendo parar de trabalhar tão cedo... Mas uma renda passiva de 5000 reais eu queria pra ontem! Acho que considerando o valor que eu tenho investido, mais o valor que meu marido tem investido e um valor que ele vai receber em breve, seria possível chegar nessa meta em menos de 1 ano. Então faria sentido ter uma parte da carteira pensando em dividendos? Ou seria melhor focar em ações buy and hold apenas e ter mais fundos imobiliarios? Eu comprei tambem fundos imobiliarios no mes de setembro, só não coloquei porque eu estou mais segura com eles do que com as ações.

Desde já muito Obrigada Edison e Matheus pelos comentários!

Oi Laura,

Só pra reforçar o que o Edison falou acima: para ter R$ 5 mil por mês, seriam necessários R$ 800 mil de investimentos. Se vocês terão este valor, aí vale a pena falar com a consultoria.

Mas meu ponto principal aqui é o seguinte: você falou que tem 40 anos e não pretende parar de trabalhar tão cedo. Então vou imaginar que você vai trabalhar por mais uns 20 anos, até seus 60 anos. Ou seja, você ainda tem 20 anos antes de começar a "usufruir" dos investimentos. Talvez valha a pena você focar ainda na construção de patrimônio em vez de querer ter renda passiva já neste momento.

Espero ter ajudado!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

Boa tarde Laura

ITSA4; BBAS3

Banco do Brasil...dispensa comentários. Excelente.
Itaúsa é bom também, apesar de eu particularmente preferir Itaú sozinho. Mas enfim, motivos técnico e pessoais rs

A questão aqui é ter 2 Bancos praticamente. Só tem que se ligar pra isso não gerar uma exposição muito grande na sua carteira. Eu tenho BB e Itaú e faço esse controle pra evitar super exposição no setor.

PSSA3

Na mina opinião, a melhor seguradora pelos fundamentos. Também tenho na carteira! Não é um banco, mas ainda é setor financeiro né, outra coisa pra você levar em conta. Eu tenho um número maior de ativos na carteira e por isso acaba pesando menos pra mim. Apenas se atente a isso.

TAEE11; CMIG4;

Uma transmissora e uma geradora (majoritariamente). Boa combinação e boas empresas.
Não tenho Taesa, preferi a ISA CTEEP, mas o histórico da Taesa é muito bom.
E CEMIG é ótima. Também tenho na carteira. Balanços cada vez melhores nos últimos anos e até a perspectiva de uma privatização que seria quase uma "loteria" pros sócios rs

Tem a questão do Tag Along como citaram, aí você faz sua análise, se for algo que te tire o sono, tem outras boas pra substituir.

SAPR11;

Pra mim você escolheu a melhor de Saneamento! Tenho ela junto com a Copasa. Está ciente que vai ter uma bolada entrando na empresa ano que vem né? E isso nem está totalmente precificado (apesar que esse aumento recente indica que o mercado já acordou pra isso rs)

VALE3;

Empresa excelente (pra quem investe nela, pelo menos). Agora, super dependência de commoditie né, tem que analisar bem o momento de comprar. Tenho ela, não me arrependo, mas investi antes de fazer o curso...então comprei muito de uma vez só e num preço que nem fazia sentido. Se você comprou recente, está super bem posicionada. Apenas reforço: Entenda os ciclos de todas as commodities que for investir.


PRIO3; CSAN3; KEPL3; UNIP6 e RANI3

Essas todas nunca cheguei a estudar, não posso contribuir com nada =(


Agora quanto à sua ansiedade sobre os preços...valorização e desvalorização...

Já comentaram sobre. No curto prazo terão essas flutuações, isso faz parte, não pode te desanimar nem animar só por conta disso. Os fundamentos são mais importantes.

Dito isso, no curso também aprendemos sobre valuation e a respeitar o método, então se por acaso for algo que te deixe mais confortável, sei lá.... fazer cálculo de preço teto, margem de segurança e etc...acho bem tranquilo. Recentemente fiz um comentário sobre isso, em que até uso esses métodos a depender da natureza da empresa. Como sua carteira você já parece estar criando com um perfil totalmente previdenciário, pode ser interessante mesmo fazer isso.  

Espero ter ajudado, valeu!

Nelson, muito obrigada!!!

Era bem isso que eu queria!! Opiniões mesmo sobre a minha carteira. Boas e ruins.

Eu manifestei uma  ansiedade ao olhar para a flutuação, mas sei que é pro longo prazo.

Na verdade minha maior "ansiedade" é a incerteza se vou continuar com minhas escolhas. Porque o que já comprei não vou vender! Mas no proximo mês, vou manter a minha estratégia? A minha ideia inicial seria no mês seguinte requilibrar a carteira para continuar tendo mais ou menos as mesmas quantidades de cada um desses aivos, os que valorizaram eu compraria menos e os que desvalorizaram eu compraria mais.

Mais uma vez obrigada!

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 minutes ago, Laura Castro disse:

A minha ideia inicial seria no mês seguinte requilibrar a carteira para continuar tendo mais ou menos as mesmas quantidades de cada um desses aivos, os que valorizaram eu compraria menos e os que desvalorizaram eu compraria mais.

Pra isso temos o Diagrama do Cerrado. Permite fazer exatamente isso.

Você ficou em dúvida de seguir com essa estratégia?

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
14 horas atrás, Deborah Gerasimovic disse:

Independente da quantia aplicada a bolsa não é pra movimentos rápidos ou ganhos altos para ontem, ainda que se tenha uma boa quantia a ser aportada mensalmente. Cuidado com as suas expectativas, elas podem não condizer com a realidade e levar você a perder dinheiro. Não sei sua história, não te conheço e nem sei dos números, mas bolsa é longo prazo, médio para os mais afortunados na vida, mas curto prazo não existe.

Sobre a carteira, eu repensaria as empresas escolhidas e aplicaria os fundamentos novamente. Tem coisa melhor no mercado, não se prenda tanto a setores... diversifique. Pense fora da caixa.

Oi Deborah. Eu aportei 12 mil no mês de setembro. A minha ideia é aportar mensalmente a parte da minha renda mensal mais uma parte do dinheiro que eu já tinha juntado (tipo 50% de um e 50% de outro). Eu também fiz investimentos em renda fixa e FII. Sou conservadora de acordo com o PIAR.

Mas difícil pensar fora da caixa quando eu não faço parte desse mundo de empresas/ investimentos... Sou da área da saúde... Inclusive não investi no setor da saúde porque financeiramente não acho que é um setor bom, acho que a unica empresa que valeria a pena seria Fleury

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/09/2024 at 09:13, Laura Castro disse:

Eu estudei os ativos pelo investidor 10 e realmente me esqueci do tag along ... Será que vale a pena agora trocar UNIP6 por UNIP3  e CMIG4 por CMIG3??

Em relação a KEPL - eu queria uma exposição em relação ao agro... Voces acham que SOJA3 seria uma opção melhor?

Com relação aos dividendos é o seguinte eu tenho 40 anos, meu marido 47, já não somos tão novinhos... eu mesmo sou funcionaria publica/ profissional liberal, não trabalho demais e não me vejo aposentando tão cedo. Mas meu marido além de ser advogado é professor, trabalha a noite quase todos os dias e eu gostaria muito de convencê-lo a parar de dar aula em universidade, mas para isso eu preciso de uma renda passiva... 

Você pode só "congelar", esse ativos que não possuem tag along, sem aportar neles e resolver adquirir outros depois de analisa-los. 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Laura Castro disse:

Oi Deborah. Eu aportei 12 mil no mês de setembro. A minha ideia é aportar mensalmente a parte da minha renda mensal mais uma parte do dinheiro que eu já tinha juntado (tipo 50% de um e 50% de outro). Eu também fiz investimentos em renda fixa e FII. Sou conservadora de acordo com o PIAR.

Mas difícil pensar fora da caixa quando eu não faço parte desse mundo de empresas/ investimentos... Sou da área da saúde... Inclusive não investi no setor da saúde porque financeiramente não acho que é um setor bom, acho que a unica empresa que valeria a pena seria Fleury

Eu sou produtora, também não é minha área. 

Pra pensar fora da caixa é só entender os fundamentos e estabelecer critérios claros. Na área da saúde tem empresas de diversos setores melhores que a Fleury.
Eu por exemplo, sou conservadora, sou bem firme nos fundamentos e abro poucas exceções, não curto pimentas na carteira, não me torno sócia do governo, divida liquida/ebtida menor que 3 sempre... enfim, ser conservador não quer dizer que não dá pra sair do mesmo.

Acho que pro perfil que você se descreveu 12k mensal é um aporte muito alto... você precisa se acostumar com os movimentos da bolsa. Ver um patrimônio de 5k cair é bem mais tranquilo do que ver 12k, 20k e assim vai. Isso é mais uma questão pra você adaptar seu psicológico.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...