Jump to content
  • 0

Análise de Ações

Pedro Henrique Margreiter

Pergunta

Boa noite à todos, estou começando a me aprofundar mais em renda variável agora que terminei o curso, para estudar empresas da bolsa criei um bloco de notas dentro do notion para organizar os meus estudos. Mas como estou começando, sempre vem algumas dúvidas.

Critérios Obrigatórios

[ ] Tag Along 100%.

[ ] Dívida Líquida menor que Lucro Líquido (12 meses).

[ ] Livre de corrupção e tem uma boa gestão.

[ ] Nível de Governança mínimo 2.

[ ] Lucro/Receita crescente nos últimos 5 anos.

[ ] Investe em inovação.

Análise Fundamentalista

[ ] Valor de Mercado

[ ] Liquidez média diária

[ ] Valor mínimo e máximo últimas semanas

[ ] Lucro líquido

[ ] Ebit

[ ] Disponibilidades

[ ] Nível de governança

[ ] Tag Along

[ ] Margem líquida

[ ] Margem Ebit

[ ] Ebtida

[ ] ROE

[ ] ROIC

[ ] Dívida Bruta / Patrimônio

[ ] P/L

[ ] P/VP

[ ] PSR

[ ] Dividend Yield

[ ] Fórmula de Graham

Análise Scuttlebutt

[ ] 1 - A empresa possui produtos e serviços com potencial de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos?

[ ] 2- A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam ainda mais o potencial do total de vendas caso o potencial o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido explorado exaustivamente?

[ ] 3- Quão são efetivos os esforços da empresa, em pesquisa e desenvolvimento, em relação ao seu porte?

[ ] 4- A empresa tem uma organização em vendas acima da média?

[ ] 5- A empresa possui margem de lucro considerável?

[ ] 6- O que a empresa faz para manter ou melhorar as margens de lucro?

[ ] 7- A empresa possui boas relações(trabalhistas) com seu quadro pessoal?

[ ] 8- A empresa tem boas relações com os seus executivos?

[ ] 9- A empresa vai afundo na sua administração?

[ ] 10- A empresa tem uma boa análise de gastos e controle de custos?

[ ] 11- Existem outros aspectos do negócio peculiares ao seu segmento de atuação, que irão fornecer aos investidores pistas importantes sobre como a empresa pode sobressair com relação a seus concorrentes?

[ ] 12- A empresa possui uma estratégia de curto ou longo prazo em relação aos lucros e resultados?

[ ] 13- No futuro é provável que o crescimento da empresa necessitará da emissão de mais ações para financiar seu negócio de maneira que o grande número de ações irá anular o benefício dos acionistas que se anteciparam a esse crescimento?

[ ] 14- A empresa fala abertamente a seus acionistas, mas “se fecha” em situações conturbadas e diante de decepções?

[ ] 15- A empresa conta com uma administração de integridade questionável?

- Basicamente são essas as perguntas que tento responder na hora de analisar as empresas, acham que eu deveria adicionar ou retirar alguma coisa? 

- Tenho encontrado uma certa dificuldade em fazer a primeira análise que elimina de cara algumas empresas que não fazem sentido, assim eu somente me aprofundando em empresas melhores, alguma dica para essa primeira olhada elminatória?

- Também tenho encontrado dificuldade para responder perguntas da análise com o método Scuttlebutt, alguma dica para responde-las de forma mais fácil?

- Tenho medo de fazer algo errado e estudar pouco as empresas, quanto tempo de estudo vocês acreditam que seria bom antes de colocar uma empresa em carteira?

Desculpem o tanto de dúvidas e o tamanho do post, mas estou com dúvidas, se alguém puder me ajudar fico imensamente agradecido.

• Brabo 1
Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
4 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Oi Pedro,

Deixa eu te dar minha visão sobre o que você colocou.

1. Critérios obrigatórios: sua lista de critérios obrigatórios está bastante robusta, mas vou oferecer algumas sugestões de refinamento:

• Tag Along 100%: Excelente filtro para proteger acionistas minoritários. Vale ressaltar que, ao buscar esse critério, você automaticamente filtra empresas com boas práticas de governança.
  • Dívida Líquida menor que Lucro Líquido (12 meses): É um critério sólido, mas considere também o Dívida Líquida/EBITDA, buscando um múltiplo menor que 3. Esse indicador é mais comum para avaliar a capacidade de pagamento da empresa e oferece uma visão mais clara sobre a saúde financeira da companhia.
  • Livre de corrupção e tem uma boa gestão: Excelente ponto! Para investigar a integridade da empresa, pesquise em portais como o Jusbrasil e busque por possíveis processos ou acusações que possam envolver fraudes ou má conduta.
  • Lucro/Receita crescente nos últimos 5 anos: Considere adicionar a análise do Crescimento do Lucro Líquido e da Receita Líquida nos últimos 5 anos para verificar a solidez e o crescimento da empresa. Isso permite avaliar não só o crescimento, mas a consistência da geração de valor ao longo do tempo.
  • Investe em inovação: Ótimo critério, especialmente para empresas que precisam se reinventar constantemente. Um ponto adicional é verificar a participação de investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) nos relatórios de demonstração financeira.

2. Análise fundamentalista: você já listou os principais indicadores, mas vou oferecer mais algumas sugestões para direcionar seu foco.

• Dividend Yield (DY): Lembre-se de que DY elevado pode ser enganoso. Avalie se a empresa tem espaço para crescer ou se está simplesmente distribuindo lucros por falta de oportunidades de reinvestimento.
  • Liquidez média diária: Como investidor de longo prazo, a liquidez é menos crítica, mas não deixe de observar esse aspecto para evitar empresas com baixíssima liquidez que possam dificultar uma venda futura.
  • Fórmula de Graham: Utilize a fórmula, mas considere que ela se aplica melhor a empresas consolidadas e que não necessariamente deve ser seu critério final. Empresas de tecnologia ou de crescimento rápido podem parecer caras usando esse método. Eu não utilizaria para nenhuma empresa, para ser sincero.

3. Análise Scuttlebutt: a aplicação prática da metodologia Scuttlebutt é chatinha, mas aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a obter insights mais facilmente.

• Leia relatórios de RI: Use os relatórios da área de RI das empresas como ponto de partida. Muitas das perguntas do Scuttlebutt podem ser respondidas por meio dessas informações, economizando seu tempo.
  • Comparação com concorrentes: A análise Scuttlebutt fica mais clara quando você compara a empresa com outras do mesmo setor. Você começará a entender o que é realmente diferencial competitivo e o que é apenas o "padrão do setor."

4. Primeira análise eliminatória: para acelerar a triagem inicial de empresas, recomendo os seguintes passos.

• Nível de Governança: Priorize empresas do Novo Mercado (Nível 3). Se encontrar boas oportunidades no Nível 2, verifique se oferecem Tag Along de pelo menos 80%. Esse critério já engloba parte do que você busca em relação à proteção dos acionistas.
  • Consistência de Lucro: Continue descartando empresas que apresentaram prejuízo nos últimos 3 anos.
  • ROE e ROIC: Foque em empresas com ROE acima de 10% e ROIC superior ao custo de capital, o que indica rentabilidade saudável.
  • Dívida Líquida/Patrimônio Líquido menor que 1,5: Para evitar empresas excessivamente alavancadas.

Esses critérios são rápidos de verificar e ajudam a eliminar empresas que não valem seu tempo de análise aprofundada.

5. Tempo de estudo antes de colocar uma empresa na carteira: não existe um prazo exato, mas uma recomendação segura seria acompanhar a empresa por 2 a 3 meses antes de realizar o primeiro aporte. Isso permitirá que você observe como a empresa responde aos eventos do mercado, bem como entender melhor a sazonalidade e o ciclo do setor em que atua.

Espero ter ajudado!

Muito obrigado pela resposta, acredito que esclareceu muitas das minhas dúvidas, valeu de coração.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 1

Bom dia, @Pedro Henrique Margreiter !

Antes de mais nada, parabéns pela conclusão do curso e também pelo empenho!

Vamos lá então!

9 horas atrás, Pedro Henrique Margreiter disse:

Critérios Obrigatórios

[ ] Tag Along 100%.

[ ] Investe em inovação.

Critérios bons mas talvez um pouco rigorosos demais.

Nível de governança. Imagino que você tenha pensando nisso por conta da obrigatoriedade de se dispor um tag along. Mas as vezes temos empresas que por mais que o nível de governança não sejam dos mais altos como ensinado nas aulas, elas ainda estabelecem em seus estatutos um tag along de 100% mesmo não havendo obrigatoriedade. Além disso, muitos investidores consideram um tag along de pelo menos 80%. Não é uma obrigatoriedade isso, mas fica a reflexão.

Cuidado um pouco com relação a dívida líquida. Existem empresas que normalmente possuem uma alavancagem como no setor de energia, por exemplo. É um setor perene com boas empresas e normalmente elas estariam endividadas e talvez não passassem por este crivo. Medir um certo nível de endividamento como, por exemplo, dívida líquida / EBITDA até 2 para empresas no geral e 3 para elétricas que normalmente possuem endividamento maior é totalmente comum neste setor. (valores hipotéticos que não precisam ser necessariamente seguidos a risca).

Quanto ao crescimento de lucros e/ou receitas, sempre observar o histórico. As vezes uma empresa pode estar com o lucro mais lateral mas o reflexo é que sua receita está aumentando (investimentos em novos espaços físicos, maquinários, etc). E também vale pensar que é comum uma empresa não ter um lucro crescente. O ideal é observar primeiro um lucro constante. Se além de constante é crescente, melhor ainda. Mas o fato de já ser constante e não necessariamente crescente já um bom indicativo.

E por fim, apenas reforçar também que o conceito de investimento em inovação pode ser um pouco diferente a depender da empresa e setor. Um banco, por exemplo, poderá fazer investimentos em tecnologia como melhorias de aplicativos. Já uma empresa que produz produtos físicos, poderia melhoras suas linhas de produção seja com maquinário ou até mesmo novas sedes para aumentar a linha de produção.

10 horas atrás, Pedro Henrique Margreiter disse:

Análise Fundamentalista

[ ] Valor de Mercado

[ ] Lucro líquido

[ ] Ebit

[ ] Disponibilidades

[ ] Nível de governança

[ ] Tag Along

[ ] Margem líquida

[ ] Margem Ebit

[ ] Ebtida

[ ] ROE

[ ] ROIC

[ ] P/L

[ ] P/VP

[ ] PSR

[ ] Dividend Yield

[ ] Fórmula de Graham

Aqui faço duas considerações sobre DY e fórmula de Graham.

DY como dito pelo nosso amigo @Matheus Passos Silva é um indicador que não deve ser observado de maneira isolada. Ele é uma mera divisão entre os valores pagos dos últimos 12 meses e o preço atual da atuação. Isso pode gerar distorções pois uma queda brusca no preço pode fazer o DY ir nas alturas. 

Além disso, uma empresa para ser boa para nossa estratégia de buy and hold, não necessariamente precisa de um bom DY pois para quando estamos na fase de acúmulo de patrimônio, pagamentos de proventos são uma troca de bolso e sempre reinvestimos os valores recebidos. Na minha opinião valeria mais uma observação sobre o Payout pois poderemos ver o quanto a empresa está mais reinvestindo em si mesma para continuar do que pensando em distribuir lucros.

A fórmula de Graham ou até mesmo o método do Bazin que visão a linha de pensamento do valuation pode não ser algo relevante em nossa estratégia. Como fazemos aportes mensais, ao longo dos anos iremos comprar as ações em diferentes períodos com preços mais baixos ou mais altos. Isso gera para nós inclusive um benefício que é manter um bom preço médio. 

Análise Scuttlebutt

[ ] 1 - A empresa possui produtos e serviços com potencial de mercado suficiente para viabilizar um aumento considerável nas vendas por diversos anos?

[ ] 2- A administração está determinada a continuar a desenvolver produtos ou processos que aumentariam ainda mais o potencial do total de vendas caso o potencial o potencial de crescimento das linhas de produção mais atraentes no momento já tenha sido explorado exaustivamente?

[ ] 3- Quão são efetivos os esforços da empresa, em pesquisa e desenvolvimento, em relação ao seu porte?

[ ] 11- Existem outros aspectos do negócio peculiares ao seu segmento de atuação, que irão fornecer aos investidores pistas importantes sobre como a empresa pode sobressair com relação a seus concorrentes?

[ ] 12- A empresa possui uma estratégia de curto ou longo prazo em relação aos lucros e resultados?

[ ] 13- No futuro é provável que o crescimento da empresa necessitará da emissão de mais ações para financiar seu negócio de maneira que o grande número de ações irá anular o benefício dos acionistas que se anteciparam a esse crescimento?

[ ] 14- A empresa fala abertamente a seus acionistas, mas “se fecha” em situações conturbadas e diante de decepções?

Aqui é onde o bicho pega  😂

O que deixo para você como dica é que eventualmente não conseguimos responder a todas as perguntas. Algumas deles é um pouco mais difícil de conseguir a informação. Mas isso não é impeditivo de utilizar o método que aliás é excelente.

Em todo caso, considere pensar pelo menos em perguntas que você julgue como mais importantes.

A aplicação do método acredite ou não já te deixa a frente de muitos investidores!

- Basicamente são essas as perguntas que tento responder na hora de analisar as empresas, acham que eu deveria adicionar ou retirar alguma coisa? 

Como perguntas de estudo da empresa para escolher ela ou não para se investir, achei muito boas. Você está seguindo uma linha bem detalhista.

Apenas um adendo quando falamos de perguntas, lembre-se de não aplicar aqui o diagrama do cerrado. O diagrama do cerrado não é uma ferramenta de estudos de ativos mas sim de medição de risco. Isso significa que só iremos cadastrar a empresa no diagrama quando já decidimos que iremos nos tornar sócios dela. 

- Tenho encontrado uma certa dificuldade em fazer a primeira análise que elimina de cara algumas empresas que não fazem sentido, assim eu somente me aprofundando em empresas melhores, alguma dica para essa primeira olhada elminatória?

A análise eliminatória é basicamente feita pelos primeiros itens que você destacou onde deixei lá minhas considerações  =)

- Também tenho encontrado dificuldade para responder perguntas da análise com o método Scuttlebutt, alguma dica para responde-las de forma mais fácil?

Realmente não tão fácil assim como comentei anteriormente. Um lugar onde é possível dar um up nas pesquisar é ler um documento chamado formulário de referência. Cada empresa possui o seu é um documento excelente. Ele é grande pra caramba, não se assuste Haha.  Mas nele você irá localizar muitos fundamentos da empresa, forma de trabalhar, riscos do setor, como ela se mostra ao mercado com suas estratégias de crescimento de vendas, inovação e porque ela tem destaque no que faz.

Depois disso, é estudar relatórios de divulgação de resultados e ir minerando o que ela vem fazendo.

É um pouco mais trabalhoso mesmo, mas é uma questão de prática. Quanto mais você ler relatórios mais natural vai ficando sua percepção das informações obtidas.

- Tenho medo de fazer algo errado e estudar pouco as empresas, quanto tempo de estudo vocês acreditam que seria bom antes de colocar uma empresa em carteira?

Isso é muito relativo. Tem pessoas que conseguem fazer um estudo em semanas, tem que leve uns meses. Depende da disponibilidade de tempo, dos métodos que a pessoa optou por seguir, etc.

Uma dica que te dou é: poste seus estudos aqui. Escolheu a empresa SARD3 para estudar e ela passou na sua análise eliminatória? Abra um tópico e coloque aqui as respostas que achou das perguntas do método, coloque suas conclusões sobre cada indicador que analisou. Isso gera um bate papo com outros colegas e também pitacos da moderação que poderão lhe ajudar a ir expandindo sua visão pensando de forma diferente e também confirmar se você indo pelo caminho certo.

Desculpem o tanto de dúvidas e o tamanho do post, mas estou com dúvidas, se alguém puder me ajudar fico imensamente agradecido.

Amigo, pode mandar uma bíblia inteira aqui que a gente lê com carinho e manda a ver na resposta. Só me desculpe que saiu textão Hauhuaha

Mas espero que te ajude de alguma maneira!

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0

Boa noite à todos, estou começando a me aprofundar mais em renda variável agora que terminei o curso, para estudar empresas da bolsa criei um bloco de notas dentro do notion para organizar os meus estudos. Mas como estou começando, sempre vem algumas dúvidas.

Critérios Obrigatórios

[ ] Tag Along 100%.

[ ] Investe em inovação.

Análise Fundamentalista

[ ] Valor de Mercado

[ ] Lucro líquido

[ ] Ebit

[ ] Disponibilidades

[ ] Nível de governança

[ ] Tag Along

[ ] Margem líquida

[ ] Margem Ebit

[ ] Ebtida

[ ] ROE

[ ] ROIC

[ ] P/L

[ ] P/VP

[ ] PSR

[ ] Dividend Yield

[ ] Fórmula de Graham

Análise Scuttlebutt

Oie, tudo bem? Vou responder baseado no que eu faço e isso não significa que você também tenha que seguir isso. 

Vamos lá:

R: Eu não utilizo o método das perguntas, eu olho para os número mesmo.

Nesse primeiro momento eu elimino empresas que tenham:
- Divida liquida/ Ebtida maior que 3 
- Tag Along menor 80%
- Governo como Majoritário
- Margem Líquida abaixo de 20%

R: A minha dica é: Não responda e vá pela analise fundamentalista. Essas perguntas confundem muito a cabeça das pessoas na hora da analise, principalmente para quem está começando. São perguntas muito subjetivas, eu particularmente não gosto e acho que pode levar a erros graves na hora de escolher um ativo.

R: Eu analiso uma vez e olho para os número. Elimino as muito ruins, separo as que tenho interesse depois classifico elas pelos próprios indicadores fundamentalistas e defino a porcentagem delas dentro da minha carteira. E foi. 
Se a analise fica muito complexa, ao meu ver tá errado. É para ser simples e objetivo, quando tem muita firula podemos errar feio.

mas como disse, isso é meu jeito, meu método é a forma que eu encontrei de garimpar sem me perder.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Pedro Henrique, as suas anotações ficaram muito organizadas. Excelente trabalho!

Ao iniciar em renda variável é completamente normal sentir medo de errar e ter muitas dúvidas.

Quanto aos critérios para montar uma carteira de renda variável é bem pessoal e faz parte do processo de todo investidor, que pretende administrar seus investimentos, pois a decisão, no fim das contas, será sempre sua.

O que me ajudou bastante no início, há 10 anos atrás, foi começar devagar. E como seria isso? Começar pequeno (com pouco dinheiro), pois nesta época eu tinha o entendimento que ao investir em ações correria altos riscos e caso eu começasse dessa maneira diminuiria esses riscos, ao fazer "sardinhices", durante o processo de aprendizagem. Eu também acreditava que aprender na prática seria muito mais benéfico para minha evolução como investidor, além disso, o fato de estar posicionado me forçaria a estudar o mercado de ações.

Então, antes de iniciar a jornada, firmei um compromisso comigo mesmo: "só faço o aporte mensal, em renda variável, com dinheiro que não precisarei utilizar nos próximos 30 anos". Posteriormente defini os percentuais da carteira e os meus critérios de entrada e de saída das empresas, como por exemplo:

CRITÉRIOS DE ENTRADA

1-BOA GOVERNANÇA / BOA GESTÃO

2-LUCROS CONSISTENTES

3-EXCELENTE GERAÇÃO DE CAIXA

4-RESULTADO FINANCEIRO BOM

5-ENDIVIDAMENTO BAIXÍSSIMO, ÀS VEZES INEXISTENTE.

6-BAIXA NECESSIDADE CAPEX

7-POSSUIR EXCELENTES MARCAS EM DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS.

8-RETORNO AO ACIONISTA ATRAVÉS DO CRESCIMENTO

CRITÉRIOS DE SAÍDA

1- PIORA NA GOVERNANÇA OU NA GESTÃO. AQUI NO MÍNIMO TEM QUE RESPEITAR O MINORITÁRIO.

2- EMPRESA PERDER PRODUTIVIDADE: QUEDA NAS MARGENS, LUCROS E GERAÇÃO DE CAIXA, ROE POR MAIS DE 2 ANOS OU 6 TRIMESTRES SEGUIDOS (EXCETUADOS EM TEMPOS DE CRISE NACIONAL, EM QUE SÃO AFETADOS OS ÍNDICES DE PIORA DE RENDA, COMO DESEMPREGO E INFLAÇÃO ALTA,ETC. NESTE CASO ANALISAR COM CAUTELA).

3- AUMENTO NO ENDIVIDAMENTO. CASO SEJA INVESTIMENTO ANALISAR DIV.LIQ/EBTIDA DIMINUI DEPOIS DESTE INVESTIMENTO.

Vale ressaltar que esses critérios foram baseados nos meus conhecimentos de iniciante. Com o passar do tempo foram sendo modificados de acordo com a minha vivência no mercado. Posso te afirmar com toda certeza que no mundo real as coisas são diferentes daquilo que defini. Por exemplo, hoje não tenho mais critério de saída, pois durante o processo percebi que ao sair de uma empresa (vender) o prejuízo pode ser infinitamente maior do que manter ela na carteira. Eu confesso que até desenvolvi certa fobia de vender minhas ações 😄.

Vou demonstrar apenas um caso real que aconteceu comigo logo abaixo:

Estas foram minhas operações em VALE3:

image.png.002d61afed8aeeed44ab2ec17eddcc7e.png

vendi com lucro de R$ 441,83 o equivalente a aproximadamente 21,84% de rentabilidade. Excelente!, não acha? A primeira vista pode parecer que foi um ótimo negócio, mas as aparências realmente enganam. Nessa data da venda eu já tinha quase um ano e meio estudando e aportando mensalmente e confesso que nesse momento me achava o fera dos investimentos, pura soberba. As notícias na sexta-feira dia 22/04/2016, dois dias úteis antes de eu vender, eram mais ou menos assim: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2016/04/22/vale-despenca-mais-de-11-e-puxa-queda-de-136-da-bovespa.htm

image.png.21b713f169c1fc59df48ffb9ad9111a5.png

Se o "mão de alface" aqui tivesse mantido até hoje as ações o valor atualizado seria esse:

image.png.2def88b62a9aed6c0aec2b9828ae6bdb.png

O que representaria aproximadamente 277% de aumento de patrimônio. E o pior de tudo é o que deixei de ganhar de dividendos:

image.png.b214cc55349df5c8b53a394c3cad136f.png

Observe que eu recebi efetivamente somente o valor que consta na primeira linha R$ 10,08. Com a venda eu deixei de ganhar outros R$ 5.114,21, que corresponderia a mais 152,77% de rentabilidade. O "prejuízo" nesse caso foi deixar de ganhar. Teoricamente eu abri mão de um lucro de R$ 10.709,21 por um de R$ 441,83.

O meu intuito aqui é demonstrar que na fase inicial até se sentir mais confiante e seguro comece com pouco dinheiro. Assim permitirá que você possa errar durante o aprendizado sem comprometer seu patrimônio e consequentemente o seu emocional.

A única certeza que tenho até hoje, mesmo com toda experiência adquirida nesses anos, é que eu vou errar muito ainda, pois isso é completamente normal no mundo dos investimentos. Já vi diversas entrevistas em que Warren Buffet, Charlie Munger, Peter Lynch afirmaram que cometeram diversos erros durante as suas carreiras de investidores.

Espero ter ajudado! Bons investimentos!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 22/09/2024 at 00:21, Ralfe Reis disse:

Pedro Henrique, as suas anotações ficaram muito organizadas. Excelente trabalho!

Ao iniciar em renda variável é completamente normal sentir medo de errar e ter muitas dúvidas.

Quanto aos critérios para montar uma carteira de renda variável é bem pessoal e faz parte do processo de todo investidor, que pretende administrar seus investimentos, pois a decisão, no fim das contas, será sempre sua.

O que me ajudou bastante no início, há 10 anos atrás, foi começar devagar. E como seria isso? Começar pequeno (com pouco dinheiro), pois nesta época eu tinha o entendimento que ao investir em ações correria altos riscos e caso eu começasse dessa maneira diminuiria esses riscos, ao fazer "sardinhices", durante o processo de aprendizagem. Eu também acreditava que aprender na prática seria muito mais benéfico para minha evolução como investidor, além disso, o fato de estar posicionado me forçaria a estudar o mercado de ações.

Então, antes de iniciar a jornada, firmei um compromisso comigo mesmo: "só faço o aporte mensal, em renda variável, com dinheiro que não precisarei utilizar nos próximos 30 anos". Posteriormente defini os percentuais da carteira e os meus critérios de entrada e de saída das empresas, como por exemplo:

CRITÉRIOS DE ENTRADA

1-BOA GOVERNANÇA / BOA GESTÃO

2-LUCROS CONSISTENTES

3-EXCELENTE GERAÇÃO DE CAIXA

4-RESULTADO FINANCEIRO BOM

5-ENDIVIDAMENTO BAIXÍSSIMO, ÀS VEZES INEXISTENTE.

6-BAIXA NECESSIDADE CAPEX

7-POSSUIR EXCELENTES MARCAS EM DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS.

8-RETORNO AO ACIONISTA ATRAVÉS DO CRESCIMENTO

CRITÉRIOS DE SAÍDA

1- PIORA NA GOVERNANÇA OU NA GESTÃO. AQUI NO MÍNIMO TEM QUE RESPEITAR O MINORITÁRIO.

2- EMPRESA PERDER PRODUTIVIDADE: QUEDA NAS MARGENS, LUCROS E GERAÇÃO DE CAIXA, ROE POR MAIS DE 2 ANOS OU 6 TRIMESTRES SEGUIDOS (EXCETUADOS EM TEMPOS DE CRISE NACIONAL, EM QUE SÃO AFETADOS OS ÍNDICES DE PIORA DE RENDA, COMO DESEMPREGO E INFLAÇÃO ALTA,ETC. NESTE CASO ANALISAR COM CAUTELA).

3- AUMENTO NO ENDIVIDAMENTO. CASO SEJA INVESTIMENTO ANALISAR DIV.LIQ/EBTIDA DIMINUI DEPOIS DESTE INVESTIMENTO.

Vale ressaltar que esses critérios foram baseados nos meus conhecimentos de iniciante. Com o passar do tempo foram sendo modificados de acordo com a minha vivência no mercado. Posso te afirmar com toda certeza que no mundo real as coisas são diferentes daquilo que defini. Por exemplo, hoje não tenho mais critério de saída, pois durante o processo percebi que ao sair de uma empresa (vender) o prejuízo pode ser infinitamente maior do que manter ela na carteira. Eu confesso que até desenvolvi certa fobia de vender minhas ações 😄.

Vou demonstrar apenas um caso real que aconteceu comigo logo abaixo:

Estas foram minhas operações em VALE3:

image.png.002d61afed8aeeed44ab2ec17eddcc7e.png

vendi com lucro de R$ 441,83 o equivalente a aproximadamente 21,84% de rentabilidade. Excelente!, não acha? A primeira vista pode parecer que foi um ótimo negócio, mas as aparências realmente enganam. Nessa data da venda eu já tinha quase um ano e meio estudando e aportando mensalmente e confesso que nesse momento me achava o fera dos investimentos, pura soberba. As notícias na sexta-feira dia 22/04/2016, dois dias úteis antes de eu vender, eram mais ou menos assim: https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2016/04/22/vale-despenca-mais-de-11-e-puxa-queda-de-136-da-bovespa.htm

image.png.21b713f169c1fc59df48ffb9ad9111a5.png

Se o "mão de alface" aqui tivesse mantido até hoje as ações o valor atualizado seria esse:

image.png.2def88b62a9aed6c0aec2b9828ae6bdb.png

O que representaria aproximadamente 277% de aumento de patrimônio. E o pior de tudo é o que deixei de ganhar de dividendos:

image.png.b214cc55349df5c8b53a394c3cad136f.png

Observe que eu recebi efetivamente somente o valor que consta na primeira linha R$ 10,08. Com a venda eu deixei de ganhar outros R$ 5.114,21, que corresponderia a mais 152,77% de rentabilidade. O "prejuízo" nesse caso foi deixar de ganhar. Teoricamente eu abri mão de um lucro de R$ 10.709,21 por um de R$ 441,83.

O meu intuito aqui é demonstrar que na fase inicial até se sentir mais confiante e seguro comece com pouco dinheiro. Assim permitirá que você possa errar durante o aprendizado sem comprometer seu patrimônio e consequentemente o seu emocional.

A única certeza que tenho até hoje, mesmo com toda experiência adquirida nesses anos, é que eu vou errar muito ainda, pois isso é completamente normal no mundo dos investimentos. Já vi diversas entrevistas em que Warren Buffet, Charlie Munger, Peter Lynch afirmaram que cometeram diversos erros durante as suas carreiras de investidores.

Espero ter ajudado! Bons investimentos!

Saber se foi bom ou mal negocio vender é difícil, pelo que eu pude ver ate agora vender sempre perde de esperar se os números da empresa forem bons, o lance é ficar olhando os números. E entender os riscos inerentes de cada negocio, Vale não é empresa simples de se investir pode dar um monte de problema na operação, é regida por ciclos, depende muito da macro economia e de China também.

Vale faz parte de um mercado nojento e cíclico, é cheia de problemas como barragem que estoura e tudo mais, porem a empresa produz minério com um dos menores custos do mundo, eu estava estudando os números da empresa e quando chegou na parte do custo de produção fiquei admirado, pois hoje minério esta com preços baixos e mesmo assim o custo de extração + frete é de U$ 44,00 por tonelada e o minério esta cotado a U$ 80,00. É muita lenha para queimar, não é uma empresa fácil de se ter na carteira, vai exigir o sangue de uma barata, mas é interessante de observar os números. 
Uma coisa que se fala em videos de YouTube é que Vale tem outros metais, mas em dinheiro não representam nem 20% do total do movimento, a empresa é totalmente dependente do minério de ferro mesmo. Não sei se cabe na carteira do pequeno investidor, mas que a Vale tem números impressionantes é inegável.  

Eu tenho vale, mas eu me pelo de medo dela. 

Link para compartilhar

• 0

Boa tarde @Edison Luis Paulini

On 21/09/2024 at 08:38, Edison Luis Paulini disse:

Critérios bons mas talvez um pouco rigorosos demais.

Nível de governança. Imagino que você tenha pensando nisso por conta da obrigatoriedade de se dispor um tag along. Mas as vezes temos empresas que por mais que o nível de governança não sejam dos mais altos como ensinado nas aulas, elas ainda estabelecem em seus estatutos um tag along de 100% mesmo não havendo obrigatoriedade. Além disso, muitos investidores consideram um tag along de pelo menos 80%. Não é uma obrigatoriedade isso, mas fica a reflexão.

Cuidado um pouco com relação a dívida líquida. Existem empresas que normalmente possuem uma alavancagem como no setor de energia, por exemplo. É um setor perene com boas empresas e normalmente elas estariam endividadas e talvez não passassem por este crivo. Medir um certo nível de endividamento como, por exemplo, dívida líquida / EBITDA até 2 para empresas no geral e 3 para elétricas que normalmente possuem endividamento maior é totalmente comum neste setor. (valores hipotéticos que não precisam ser necessariamente seguidos a risca).

Quanto ao crescimento de lucros e/ou receitas, sempre observar o histórico. As vezes uma empresa pode estar com o lucro mais lateral mas o reflexo é que sua receita está aumentando (investimentos em novos espaços físicos, maquinários, etc). E também vale pensar que é comum uma empresa não ter um lucro crescente. O ideal é observar primeiro um lucro constante. Se além de constante é crescente, melhor ainda. Mas o fato de já ser constante e não necessariamente crescente já um bom indicativo.

E por fim, apenas reforçar também que o conceito de investimento em inovação pode ser um pouco diferente a depender da empresa e setor. Um banco, por exemplo, poderá fazer investimentos em tecnologia como melhorias de aplicativos. Já uma empresa que produz produtos físicos, poderia melhoras suas linhas de produção seja com maquinário ou até mesmo novas sedes para aumentar a linha de produção.

Achei bem interessante o que você citou aqui, me fez ter um olhar um pouco diferente para esses critérios, irei mudar algumas coisas.

Aqui é onde o bicho pega  😂

O que deixo para você como dica é que eventualmente não conseguimos responder a todas as perguntas. Algumas deles é um pouco mais difícil de conseguir a informação. Mas isso não é impeditivo de utilizar o método que aliás é excelente.

Em todo caso, considere pensar pelo menos em perguntas que você julgue como mais importantes.

A aplicação do método acredite ou não já te deixa a frente de muitos investidores!

Confesso que é um trampo desgraçado pra achar a resposta dessas perguntas, vou tentar separar algumas das mias importantes.

formulário de referência.

Vou dar uma olhada nesse documento, quando entro no RI normalmente é muita coisa, muito documento, é um pouco difícil de encontrar tudo que preciso, mas acredito que com um documento assim muita coisa já fique mais fácil.

Isso é muito relativo. Tem pessoas que conseguem fazer um estudo em semanas, tem que leve uns meses. Depende da disponibilidade de tempo, dos métodos que a pessoa optou por seguir, etc.

Uma dica que te dou é: poste seus estudos aqui. Escolheu a empresa SARD3 para estudar e ela passou na sua análise eliminatória? Abra um tópico e coloque aqui as respostas que achou das perguntas do método, coloque suas conclusões sobre cada indicador que analisou. Isso gera um bate papo com outros colegas e também pitacos da moderação que poderão lhe ajudar a ir expandindo sua visão pensando de forma diferente e também confirmar se você indo pelo caminho certo.

Vou começar a postar aqui ent, acho que realmente me dará uma segurança maior para investir.

Muito obrigado pela resposta, você conseguiu levantar vários pontos importantes que não tinha me ligado.

Editado por Pedro Henrique Margreiter
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

Boa tarde @Deborah Gerasimovic achei bem relevante o seu comentário, eu gosto mais da parte realmente mais fundamentalista das análises, acho o método Scuttlebutt um pouco confuso e subjetivo, porém acho ele bastante válido, acredito que conforme for estudando ficará mais fácil de achar as informações. Gosto dele como uma análise complementar, mantendo aquele pensamento de realmente ser sócio da empresa, entendendo para onde ela vai e o que ela faz. Porém, acredito que tem gente como você que não gosta muito do método e também está válida a análise.

Link para compartilhar

• 0

Boa tarde @Ralfe Reis

Acho que isso aqui é o mais certo, começar pequeno e realmente começar pra aprender, mutio bem destacado.

É bom esses exemplos pra naturalizar um pouco o errar, que é algo que muitos de nós temos medo, eu mesmo não gostaria nenhum pouco de errar, mas tudo vem com um aprendizado.

Muito obrigado pela sua resposta, foi de grande ajuda.

Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, Pedro Henrique Margreiter disse:

Boa tarde @Deborah Gerasimovic achei bem relevante o seu comentário, eu gosto mais da parte realmente mais fundamentalista das análises, acho o método Scuttlebutt um pouco confuso e subjetivo, porém acho ele bastante válido, acredito que conforme for estudando ficará mais fácil de achar as informações. Gosto dele como uma análise complementar, mantendo aquele pensamento de realmente ser sócio da empresa, entendendo para onde ela vai e o que ela faz. Porém, acredito que tem gente como você que não gosta muito do método e também está válida a análise.

Concordo com você também. É um método complementar interessante para a analise, mas não essencial. Dá pra viver nos investimentos sem surtar com as perguntas ahahahaha

Vejo muita gente travada nisso e é uma bobeira.

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...