Jump to content
  • 0

Sugestões

Silas Santos

Pergunta

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Silas Santos disse:

Olá, acredito que cheguei num bom formato de carteira. Gostaria de saber se vocês têm sugestões que poderiam agregar.

Ações (13 tickers):

• Financeiro: BBAS3 (banco), B3SA3 (serviços)
  • Seguros: PSSA3
  • Energia: CPFE3 (tudo), TAEE3 (transmissão), EGIE3 (geração)
  • Saneamento: SAPR3
  • Saúde: HYPE3 (laboratório), ODPV3 (plano odonto)
  • Bens industriais: WEGE3
  • Agro: SLCE3
  • Cíclico: LEVE3 (automóveis), GRND3 (vestuário)

Considerações:

1. Eu tinha muitas empresas de bancos, seguros, saneamento e energia, reduzi bastante rsrs... mas na parte de elétrica fiquei meio sem conseguir reduzir mais (ainda tirei CMIG e CPLE). Nas minhas análises a TAEE foi o que ficou mais pra trás por conta do endividamento, mas fiquei meio inseguro de chutá-la pra fora por ser a única exclusivamente transmissora. O que diriam?

2. As maiores notas ficaram com BBAS3, WEGE3 e CPFE3.

FIIs (8 tickers):

• Logística: BTLG11, HGLG11
  • Shopping: HGBS11, MALL11
  • Misto (lajes e galpões): ALZR11, KNRI11
  • Papel: BTCI11, MXRF11

Considerações: chispei os que tinham taxa de performance (fiquei meio revoltado com isso) e mantive os dois melhores de cada segmento que eu já investia. Os que ainda não tenho em carteira são KNRI11 e HGBS11 que coloquei pra completar. As maiores pontuações ficaram nos FIIs de logística e o restante ficaram com média/baixa prioridade.

Boa tarde, @Silas Santos!

Parabéns pelo empenho e a montagem da carteira!

Um comentário pessoal, antes da AUVP eu tinha também muitos ativos. Dei uma enxugada boa após o curso, semelhante ao que você fez  😂

Vamos lá. Sua carteira me parece bem diversificada. Alguns ativos eu não estudei a fundo mas acredito que você está em.um bom caminho principalmente por ter ativos muito sólidos de mercado e com bons resultados.

Sempre falamos por aqui dos riscos que envolvem uma exposição maior em um setor mas não é um problema em si. Só que é legal estar ciente disso.

Taesa é uma empresa muito bem fundamentada e uma das pioneiras em se colocar no mercado como uma empresa privada do setor de energia que conseguiu mostrar resultados operacionais excelentes. O ponto de atenção que vejo nela no momento é estar deveras próximo de vencimentos de alguma concessões (2030). Mas até lá a empresa pode ser acompanha e ver se ela irá entrar em mais leilões o que poderá mudar seu cenário.

Outro ponto que costuma acender um sinal de alerta para alguns investidores é o seu payout. 

PS: não é recomendação de compra ou venda. Apenas pontos para lhe ajudar nos estudos e ponderações da empresa.

FIIs de logística costumam performar bem e é natural que seu risco medido no diagrama seja baixo.

Está no caminho, amigo!

Espero que estes comentários lhe ajudem de alguma maneira!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
6 horas atrás, Silas Santos disse:

Olá, acredito que cheguei num bom formato de carteira. Gostaria de saber se vocês têm sugestões que poderiam agregar.

Ações (13 tickers):

• Financeiro: BBAS3 (banco), B3SA3 (serviços)
  • Seguros: PSSA3
  • Energia: CPFE3 (tudo), TAEE3 (transmissão), EGIE3 (geração)
  • Saneamento: SAPR3
  • Saúde: HYPE3 (laboratório), ODPV3 (plano odonto)
  • Bens industriais: WEGE3
  • Agro: SLCE3
  • Cíclico: LEVE3 (automóveis), GRND3 (vestuário)

Considerações:

1. Eu tinha muitas empresas de bancos, seguros, saneamento e energia, reduzi bastante rsrs... mas na parte de elétrica fiquei meio sem conseguir reduzir mais (ainda tirei CMIG e CPLE). Nas minhas análises a TAEE foi o que ficou mais pra trás por conta do endividamento, mas fiquei meio inseguro de chutá-la pra fora por ser a única exclusivamente transmissora. O que diriam?

2. As maiores notas ficaram com BBAS3, WEGE3 e CPFE3.

FIIs (8 tickers):

• Logística: BTLG11, HGLG11
  • Shopping: HGBS11, MALL11
  • Misto (lajes e galpões): ALZR11, KNRI11
  • Papel: BTCI11, MXRF11

Considerações: chispei os que tinham taxa de performance (fiquei meio revoltado com isso) e mantive os dois melhores de cada segmento que eu já investia. Os que ainda não tenho em carteira são KNRI11 e HGBS11 que coloquei pra completar. As maiores pontuações ficaram nos FIIs de logística e o restante ficaram com média/baixa prioridade.

@Silas Santos

Sinceramente EU gostei aí dessa sua carteira. Bateu com a minha, à exceção das cíclicas que mantenho petróleo no meio e não me desfiz de cple e cmig....

Se nossa análise está correta/boa ou não, não sei... Só sei q tu não tá sozinho e nem eu! 🤣🤣🤣

Oq é mais interessante é que a posição de FIIs tb bate! 😳

Então só saiba q não está sozinho pelo menos... Rssss

Agora fiquei até preocupado, pois a única coisa q não é possível são os percentuais de cada qual, senão alguém tá hackeando a carteira de alguém aqui... Kkkkkk

Obs. Não é recomendação de compra/venda nem reafirmação do que vc tenha feito ou não! 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Silas Santos disse:

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia se der errado pelo menos a gente chora junto kkk

Petróleo ainda pensei, mas não coloquei porque a PETR e a PRIO tem histórico de prejuízo dentro de 10 anos anteriores, e foi um dos meus filtros principais. Não cheguei a pesquisar outras além delas duas.

@Silas Santos,

Com ctz, se der errado a gente chora junto.. Mas vai dar é mto certo! 😉 🙏🏻🙌🏻

Petróleo foi muito por conta de uma análise de ser um setor ainda resiliente... Ao ver o exponencial crescimento da IBM nos EUA X a exxon Mobil e a Chevron, adivinha qual foi mais consistente? 😉

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
21 minutes ago, Silas Santos disse:

@Edison Luis Paulini obrigado pelo feedback.

E sobre o payout, vi que as elétricas tem uns pagamentos meio doidos em vários anos (pelo menos os que coloquei na carteira)... Tipo alguns anos até mais que 100%. É normal isso? A TAEE não tá sozinha nisso.

@Silas Santos

Sem querer me intrometer... A taee é um caso q me intriga um pouco.. Ela manteve a distribuição de lucros alta, não baixou a dívida (alavancagem) e não arrematou nenhuma licitação até então, mas acredito q vá entrar até 2030....

Se essa conduta vai dar certo ou errado, não dá pra saber... Mas confesso q de certa forma me preocupa

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Silas Santos disse:

@Edison Luis Paulini obrigado pelo feedback.

E sobre o payout, vi que as elétricas tem uns pagamentos meio doidos em vários anos (pelo menos os que coloquei na carteira)... Tipo alguns anos até mais que 100%. É normal isso? A TAEE não tá sozinha nisso.

Bom dia novamente, @Silas Santos!

Aqui é necessário um estudo. As vezes a empresa fica com um acúmulo de valor em caixa o que faz com que algumas distribuições sejam acima de 100% de payout. O que a grosso modo podemos dizer é que não é saudável isso de forma constante, digo, ter uma frequência muito alta desse tipo de distribuição. Basta ver o histórico da saraiva como exemplo.

Então entender se houve acúmulo de caixa e foram distribuições esporádicas onde o caixa supria isso é importante. Em caso positivo, não há muitos problemas.

7 horas atrás, Silas Santos disse:

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia se der errado pelo menos a gente chora junto kkk

Petróleo ainda pensei, mas não coloquei porque a PETR e a PRIO tem histórico de prejuízo dentro de 10 anos anteriores, e foi um dos meus filtros principais. Não cheguei a pesquisar outras além delas duas.

Dando um pitaquinho aqui também se me permite, amigo.

Eu considero ser normal empresas de commodities apresentarem prejuízos eventualmente. Em certos casos (como os das empresas de celulose) a empresa não é ruim efetivamente mas sim muito ligada a volatilidade como o preço da commodity em si, variações cambiais, oferta e demanda, etc.  O petróleo segue uma linha semelhante e até considero que ela fazem parte do meio da pirâmide de nossa carteira justamente por essa volatilidade maior. 

Obviamente não é uma recomendação mas acho que são pontos para serem considerados no momento dos estudos.

Espero que agregue mais ao tema!

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...