Mariana Oliveira Moraes Postado 1 de Fevereiro de 2022 Postado 1 de Fevereiro de 2022 Minha família tinha o costume de guardar dinheiro em espécie durante o período conseguimos juntar algo na casa dos R$100.000,00. Comecei o curso e gostaria de investir este dinheiro. Posso depositar tudo diretamente na minha conta? Alguma sugestão de como colocar esse dinheiro na minha conta com a menor tributação possível?
Bruno Da Cruz Correa Postado 1 de Fevereiro de 2022 Postado 1 de Fevereiro de 2022 Oi Mariana. Encontrei esse site que tem informação sobre esse tema. Espero que te ajude https://mmtadvogadosblog.com.br/imposto-de-renda-e-os-depositos-bancarios-sem-comprovacao-de-origem/ Mas resumindo aqui A preocupação é extremamente válida, já que a omissão de valores pode gerar um auto de infração contra o contribuinte com a cobrança do imposto devido mais multa de no mínimo 75\% (setenta e cinco por cento). Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que a legislação competente não considera omissão de receita os valores decorrentes de depósitos mensais iguais ou inferiores ao valor de R$ 1.000,00 (mil reais) e que não ultrapassam a soma de R$ 12.000,00 (doze mil reais) no ano.
Ana Silva Postado 1 de Fevereiro de 2022 Postado 1 de Fevereiro de 2022 Isso também acontece aqui em casa, tenho uma quantia grande em casa e não sei o que fazer
ELAINE E SILVA Postado 1 de Fevereiro de 2022 Postado 1 de Fevereiro de 2022 Acredito que podem usar parte disso como reserva de emergência
Luis Henrique Postado 1 de Fevereiro de 2022 Postado 1 de Fevereiro de 2022 Olá! A única forma deste dinheiro ficar menos visível, seria na poupança. Mas ainda assim não fica isento de risco em relação à fiscalização da receita federal. Se você já possui o hábito de movimentar grandes quantias em sua conta pode não ter problema algum, já se for ao contrário, poderá “ascender uma luz vermelha ?”.
Lorena Araujo Postado 1 de Fevereiro de 2022 Postado 1 de Fevereiro de 2022 Quando você deposita um valor expressivo em especie, o banco posteriormente vai solicitar a origem do recurso, no caso o setor Compliance da instituição, não só pelo IR mas tb por causa da politica de Prevenção a Lavagem de Dinheiro.
Alexandre Luiz Lopreto Manzoni Postado 1 de Fevereiro de 2022 Postado 1 de Fevereiro de 2022 Se você consegue comprovar a origem desse dinheiro ,ou seja se for proveniente de salários ou vendas com nota fiscal não vejo problema nenhum em fazer o depósito, independente do valor. Agora, se for um dinheiro sem comprovação de origem, qualquer solução estará dentro da ilegalidade
Flavio Prado Postado 1 de Fevereiro de 2022 Postado 1 de Fevereiro de 2022 Mariana Oliveira Moraes vamos por partes. 1) Este valor de R$100.000 está declarado no imposto de renda? 2) Se estiver declarado, em nome de quem está declarado? 3) Dentro da legalidade, o investimento deste valor declarado deve ser feito em nome de quem declarou, o que será refletido na declaração do ano que vem. Porém se não está declarado à Receita Federal, aí complica um pouco, e basicamente há somente uma opção. Vai depositando aos poucos este valor, ao longo de váááários meses, e vai fazendo os investimentos também ao longo dos váááários meses. E você fala em tributação. Ter dinheiro em espécie não paga imposto de renda, inclusive declarar que tem dinheiro em espécie não gera imposto de renda a pagar. E vale sempre lembrar, terminar o curso para saber o que está fazendo nos investimentos. Espero ter ajudado.
Recommended Posts