Eliane Cunha Postado 22 de Setembro Compartilhar Postado 22 de Setembro Olá investidores! Queria saber se alguém saberia me ajudar com essa questão. Há 14 anos atrás, pouco depois que eu tive meu filho, eu fiz um seguro de vida nos EUA. Eu fiz um aporte único inicial de 46 mil dólares e tinha uma cobertura bem alta (minha preocupação era caso eu morresse, meu filho teria uma boa segurança financeira). Como eu era jovem, o seguro não era muito caro e foi se pagando com o próprio rendimento. Só que hoje, eu não sou mais tão jovem (rs), o preço do seguro está ficando caro, eu já consegui juntar um bom patrimônio e ainda tenho cerca de 25 mil dólares resgatáveis, então não vejo mais razão em continuar com o seguro e estou querendo resgatar o saldo para investir. A questão é que, como não é obrigatório, eu não declarei o aporte que fiz há 14 anos atrás, e agora eu não sei como declarar o valor do resgate! Como justificar esses 25 mil dólares que eu vou "pegar de volta" se eu nunca avisei que comprei um seguro lá fora? Se alguém souber ou tiver uma dica, agradeço de coração! 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado 23 de Setembro Compartilhar Postado 23 de Setembro 17 horas atrás, Eliane Cunha disse: Olá investidores! Queria saber se alguém saberia me ajudar com essa questão. Há 14 anos atrás, pouco depois que eu tive meu filho, eu fiz um seguro de vida nos EUA. Eu fiz um aporte único inicial de 46 mil dólares e tinha uma cobertura bem alta (minha preocupação era caso eu morresse, meu filho teria uma boa segurança financeira). Como eu era jovem, o seguro não era muito caro e foi se pagando com o próprio rendimento. Só que hoje, eu não sou mais tão jovem (rs), o preço do seguro está ficando caro, eu já consegui juntar um bom patrimônio e ainda tenho cerca de 25 mil dólares resgatáveis, então não vejo mais razão em continuar com o seguro e estou querendo resgatar o saldo para investir. A questão é que, como não é obrigatório, eu não declarei o aporte que fiz há 14 anos atrás, e agora eu não sei como declarar o valor do resgate! Como justificar esses 25 mil dólares que eu vou "pegar de volta" se eu nunca avisei que comprei um seguro lá fora? Se alguém souber ou tiver uma dica, agradeço de coração! Olá @Eliane Cunha, Não sei exatamente qual espécie de seguro vc tenha feito por lá, mas imagino q um term Life ou whole Life para que seja possível efetuar esse resgate, pois seguros das linhas comuns vc paga somente por lhe assegurar o risco - morte/invalidez. Se esse for o caso, normalmente quando vc faz um único aporte inicial, pagará 15% de IR incidente somente sobre o valor do rendimento que houve ao longo do período. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eliane Cunha Postado 25 de Setembro Author Compartilhar Postado 25 de Setembro Boa tarde Arthur, obrigada por responder. A seguradora não disponibiliza os demonstrativos anteriores a 2018. Posso ter problemas se eu calcular os 15% sobre a soma dos rendimentos somente nesses 7 anos disponibilizados, e não nos 14 anos (já que não tenho as informações)? Há algum tipo de prescrição? Eu consigo abater o custo do seguro em si (ano a ano)? Um amigo me disse que, se eu depositei 46 mil e vou resgatar 25 mil, eu tive perda e não precisaria declarar... (quem dera...) mas como o seguro foi sendo pago pelos rendimentos, não dá pra dizer que não tive rendimentos... Desculpa abusar :/ Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado 26 de Setembro Compartilhar Postado 26 de Setembro 17 horas atrás, Eliane Cunha disse: Boa tarde Arthur, obrigada por responder. A seguradora não disponibiliza os demonstrativos anteriores a 2018. Posso ter problemas se eu calcular os 15% sobre a soma dos rendimentos somente nesses 7 anos disponibilizados, e não nos 14 anos (já que não tenho as informações)? Há algum tipo de prescrição? Eu consigo abater o custo do seguro em si (ano a ano)? Um amigo me disse que, se eu depositei 46 mil e vou resgatar 25 mil, eu tive perda e não precisaria declarar... (quem dera...) mas como o seguro foi sendo pago pelos rendimentos, não dá pra dizer que não tive rendimentos... Desculpa abusar :/ @Eliane Cunha, Nao há prescrição ou decadência não, pq o fato gerador do tributo ocorre no momento do resgate. Poderá sim ter problemas na receita federal se não computar os rendimentos anteriores a 2018. Mas vc não fez um aporte único? Se foi um único aporte vc consegue calcular o rendimento. Ah, e não pode se esquecer de computar a variação cambial nisso também! Não entendi direito esse trecho q vc fala: "Um amigo me disse que, se eu depositei 46 mil e vou resgatar 25 mil, eu tive perda e não precisaria declarar... (quem dera...) mas como o seguro foi sendo pago pelos rendimentos, não dá pra dizer que não tive rendimentos..." Como assim vc aportou 46mil e agora vai levantar 25mil? E como o seguro foi sendo pago pelo rendimento? Que espécie de seguro vc fez? Estou tentando compreender melhor para poder lhe ajudar aí.... 😉 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eliane Cunha Postado 26 de Setembro Author Compartilhar Postado 26 de Setembro Oi Arthur, eu fiz um único aporte de 46 mil. Esse valor foi aplicado pela seguradora e foi rendendo. Do rendimento a seguradora ia, mensalmente, retirando o valor do custo do seguro e o restante ficava rendendo e disponível para resgate. Só que eles aplicavam no SP500 e com isso, mesmo eu tendo pago mais de 25 mil pelo seguro em si, o valor disponível para resgate hoje é pouco mais de 25 mil. Só que eu não tenho os valores exatos do custo e do rendimento, pois as informações anteriores a 2018 eu não tenho (mas vou fazer uma solicitação para ver se eles me mandam). O que o meu amigo disse é que, como eu mandei 46 mil e estaria recuperando 25 mil, eu teria como justificar que eu não tive lucro, e o custo do seguro teria sido esses 19 mil de diferença, principalmente porque não vou trazer o dinheiro para o Brasil, eu vou investir nos EUA mesmo. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia Postado 26 de Setembro Compartilhar Postado 26 de Setembro 56 minutes ago, Eliane Cunha disse: Oi Arthur, eu fiz um único aporte de 46 mil. Esse valor foi aplicado pela seguradora e foi rendendo. Do rendimento a seguradora ia, mensalmente, retirando o valor do custo do seguro e o restante ficava rendendo e disponível para resgate. Só que eles aplicavam no SP500 e com isso, mesmo eu tendo pago mais de 25 mil pelo seguro em si, o valor disponível para resgate hoje é pouco mais de 25 mil. Só que eu não tenho os valores exatos do custo e do rendimento, pois as informações anteriores a 2018 eu não tenho (mas vou fazer uma solicitação para ver se eles me mandam). O que o meu amigo disse é que, como eu mandei 46 mil e estaria recuperando 25 mil, eu teria como justificar que eu não tive lucro, e o custo do seguro teria sido esses 19 mil de diferença, principalmente porque não vou trazer o dinheiro para o Brasil, eu vou investir nos EUA mesmo. E quando você adquiriu o seguro por lá, vc enviou R$ e converteu, aí comprou o seguro por lá OU vc morava lá, recebia em dolar, estava fora do país na época? Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Eliane Cunha Postado 1 de Outubro Author Compartilhar Postado 1 de Outubro (edited) Oi Arthur, desculpe a demora. Nem um nem outro, eu estava aqui no Brasil, comprei dólares aqui mesmo. A Seguradora, mesmo sendo americana, tinha escritório de suporte aqui no Brasil, então o meu corretor levou os meus dólares diretamente ao escritório da seguradora. Editado 1 de Outubro por Eliane Cunha Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ricardo O Postado 1 de Outubro Compartilhar Postado 1 de Outubro On 26/09/2024 at 17:16, Eliane Cunha disse: Oi Arthur, eu fiz um único aporte de 46 mil. Esse valor foi aplicado pela seguradora e foi rendendo. Do rendimento a seguradora ia, mensalmente, retirando o valor do custo do seguro e o restante ficava rendendo e disponível para resgate. Só que eles aplicavam no SP500 e com isso, mesmo eu tendo pago mais de 25 mil pelo seguro em si, o valor disponível para resgate hoje é pouco mais de 25 mil. Só que eu não tenho os valores exatos do custo e do rendimento, pois as informações anteriores a 2018 eu não tenho (mas vou fazer uma solicitação para ver se eles me mandam). O que o meu amigo disse é que, como eu mandei 46 mil e estaria recuperando 25 mil, eu teria como justificar que eu não tive lucro, e o custo do seguro teria sido esses 19 mil de diferença, principalmente porque não vou trazer o dinheiro para o Brasil, eu vou investir nos EUA mesmo. Tem o CNPJ do seguro ou da seguradora, para tentar pesquisar as cláusulas desse seguro. Ou a apólice mesmo. Parece que, se tudo estiver certo, você abriu uma conta em um banco americano, que rendia alguma coisa e mês a mês pagava um seguro de vida. Se o dinheiro, tá.em USA, USA sabe que esta lá, e você não vai trazer para o Brasil, ele já deve pagar impostos no resgate lá, e não teria que pagar imposto BR, pois ele não iria para teu CPF. Se achar que precisa, aos poucos pode ir ajustando sua declaração para acertar essa pendência, caso planeje no futuro converter para reais. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts