João Victor Cunha Postado 23 de Setembro Compartilhar Postado 23 de Setembro Fala, pessoal! Queria pedir um conselho para os senhores, não tem resposta certa, mas queria umas visões pra eu conseguir pensar melhor. Sou dev, tenho 22 anos, trabalho atualmente como Tech Lead e ganho um salário legal na faixa dos 16k/mês. Meu primeiro trabalho foi numa fintech, o que me deu bastante contato com o setor financeiro, mas sempre estive mais focado na parte técnica e de desenvolvimento de produtos. Por causa das aulas, comecei a me interessar mais pela área financeira e decidi fazer algumas questões do CEA da ANBIMA. Gostei bastante do conteúdo e vejo que por ter algum contexto da área financeira, consigo até responder algumas perguntas sem estudar nada. Tem sido uma experiência muito boa fazer as aulas e ir estudando o mercado. Agora estou me perguntando se seria viável planejar uma migração para o mercado financeiro, talvez focando mais na parte de análise ou gestão de investimentos. Alguém aqui já fez essa transição de tech para finanças? Acham que vale a pena apostar nessa migração de carreira? 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Erika Lídia Silva Cavalcante Postado 23 de Setembro Compartilhar Postado 23 de Setembro Oi João, tudo bem?? Eu sou agrônoma, não sei muito sobre o Tech, mas me interesso pelo tema e gosto de escutar podcasts sobre o assunto. De verdade, eu não mudaria. Não é nem pelo dinheiro, (por mais que você já esteja na casa dos 16k com 22 anos) não vejo motivos lógicos pra mudar pra área financeira. Principalmente pelo altíssimo potencial de crescimento do segmento de tecnologia e como desenvolvedor! Se for mesmo seu sonho, algo que você sempre quis, apaixonado nisso, aí sim, vai! Até eu tô estudando a área de IA e tecnologia pra saber como ela tangencia a área de agricultura! 🌱🌱 Acharia ótimo mesclar a tecnologia com o agro mesmo tendo estudado basicamente só a parte biológica e geográfica/climática da agricultura. É isso, você pediu palpites e aqui tá o meu. Virão vários aí... Abraço. 3 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Eduardo Melo Postado 23 de Setembro Post popular Compartilhar Postado 23 de Setembro Fala aí João... beleza? Então... essa é uma questão bem pessoal... mas acho que vale uma dica pra refletir. Por exemplo: eu sou engenehro eletrônico... adoro a área em que me formei, mas nunca consegui trabalhar realmente nisso. Sempre apareceram oportunidades tangenciando a minha formação, mas me levando para outros caminhos. Hoje estou na área de TI como Gerente de Inovação Tecnológica... fiz algumas especializações na área que acabaram me alavancando (e muito) em TI justamente por trazer conhecimentos de outra esfera do saber. Daqui da curva dos meus 55 anos concluí que o que mais valeu a pena foi ter buscado mesclar essas áreas de conhecimento. Pensa comigo: mesmo que vc seja muito bom no mercado financeiro, tem muita gente boa nessa praia... e mesmo que vc seja muito bom em TI (e pelo que parece, vc realmente é) tb tá cheio de gente excelente por estas bandas tb... mas pensa: e os caras que dominam TI e (grifo no E) sabem muito de mercado financeiro? Agora vc começa a se destacar por conhecer os dois mundos... Já que vc está tão bem posicionado em TI que tal ir estudando cada vez mais FinTech e começar a juntar esses dois mundos, mas mantendo o pé onde vc já tem o terreno dominado? Mas isso é só uma opinião... cada caso é um caso... Amplexos ! 6 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Mikhail Koslowski Postado 23 de Setembro Post popular Compartilhar Postado 23 de Setembro 22 minutes ago, Eduardo Melo disse: e (grifo no E) esse "e" é o segredo do sucesso. achar alguém que seja muito bom em uma coisa só é difícil, mas existem vários. achar alguém que seja bom o bastante em várias coisas é muito difícil e essas pessoas valem mais. o difícil e se posicionar dessa forma para chegar nas oportunidades certas. mas acredito que como o @Eduardo Melo falou, talvez valha mais a pena aproveitar a tua posição em TI para mirar pro lado do fin, do que ir buscar uma posição no fin e tentar crescer nela com o diferencial de ter TI. mas carreira é uma coisa bem particular. e vc sendo novo pode arriscar bastante ainda.. se der errado sempre da pra voltar atrás e arrumar. 6 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 24 de Setembro Post popular Compartilhar Postado 24 de Setembro 7 horas atrás, João Victor Cunha disse: Fala, pessoal! Queria pedir um conselho para os senhores, não tem resposta certa, mas queria umas visões pra eu conseguir pensar melhor. Sou dev, tenho 22 anos, trabalho atualmente como Tech Lead e ganho um salário legal na faixa dos 16k/mês. Meu primeiro trabalho foi numa fintech, o que me deu bastante contato com o setor financeiro, mas sempre estive mais focado na parte técnica e de desenvolvimento de produtos. Por causa das aulas, comecei a me interessar mais pela área financeira e decidi fazer algumas questões do CEA da ANBIMA. Gostei bastante do conteúdo e vejo que por ter algum contexto da área financeira, consigo até responder algumas perguntas sem estudar nada. Tem sido uma experiência muito boa fazer as aulas e ir estudando o mercado. Agora estou me perguntando se seria viável planejar uma migração para o mercado financeiro, talvez focando mais na parte de análise ou gestão de investimentos. Alguém aqui já fez essa transição de tech para finanças? Acham que vale a pena apostar nessa migração de carreira? Boa noite, @João Victor Cunha! Vou dar uma opinião pessoal aqui e enviesado na minha forma de pensar. No seu lugar eu faria um exercício de tentar imaginar como você se vê nessa área daqui uns anos. Para isso é legal tentar conversar com um pessoal da área, entender um pouquinho da rotina de trabalho, possíveis funções e tarefas, etc. Assim você pode imaginar um pouco mais se você estaria confortável na área. Trago até uma experiência própria que eu fiz uma transição de carreira. Também fui da área de TI por 10 anos e executei várias funções (até um período como tech lead) até por alguns acontecimentos da vida eu efetivar minha transição para a cozinha. A rotina é mais desgastante pois além do cansaço mental tem o físico. Ainda mais iniciando meu primeiro negócio próprio.que vem demandando um esforço. Mas não me arrependo de nada. É o que eu me vejo fazendo, é o que eu gosto, que me satisfaz e me dá retorno financeiro até mesmo de maneira escalável (no momento minha remuneração é muito menor do que quando eu estava na TI). Além disso eu me sinto mais disposto a encarar novos desafios e me organizar melhor como exercer funções aqui na comunidade. Tudo isso considero graças a estar bem com minha rotina de trabalho que é algo que eu não abro mão. Não consigo me sentir bem sem estar trabalhando e o melhor é estar em funções das quais eu gosto bastante. Espero que te ajude a refletir! 4 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Matheus Keitaro Postado 24 de Setembro Compartilhar Postado 24 de Setembro Fala @João Victor Cunha, boa noite! Eu venho pensando bastante também no assunto, principalmente depois de começar a fazer o curso, igual você mesmo comentou. Igual os amigos já comentaram acima, se for algo que você realmente gosta, eu acho que você poderia sim tentar direcionar mais pro lado de finanças. Como bem colocado pelo @Eduardo Melo e pego pra mim também o conselho de alguém mais experiente do que eu, eu focaria agora em absorver conteúdos de forma generalizada e abranger o leque. Você é novo e já tem uma posição e remuneração muito fora da realidade pra sua idade, se saber gerir certinho, vai estar muito bem nos 30. Eu vinha sofrendo desde o ano passado com uma auto cobrança exagerada, de qual o rumo que eu deveria dar pra minha carreira. Depois que comecei a fazer a AUVP, não vou negar que me deu vontade também de conhecer mais sobre o mercado financeiro, e quem sabe um dia migrar também. Porém hoje pra mim "Arriscar" é um pouco mais delicado, apesar de eu não ser tão velho, mas estou mais perto do 30 do que você KKKK e além disso tenho uma filha. Se fosse pra dizer, você ainda tem tempo de arriscar. Mas transição de carreira requer planejamento e paciência. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts