Jump to content
  • 0

Análise de Seguradoras


Gustavo Dutra Almeida

Pergunta

Bom dia, estou estudando os ativos BBSE3, CXSE3 e PSSA3 e tenho algumas dúvidas.

1) É normal a ausência das margens ebit, ebitda e líquida na BBSE3 e CXSE3 ou é um erro da plataforma? (percebi também a ausência de outros dados)

2)Observei payouts acima de 100% em alguns momentos na BBSE3 e CXSE3, isso também é um problema como nos outros setores?

3) Elevado ROE da BBSE3 (80%) em comparação a CXSE3 (27%) e PSSA3 (20%) realmente é alta eficiência da empresa ou tem alguma outra justificativa?

OBS: já descartei a CXSE3

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
7 horas atrás, Gustavo Dutra Almeida disse:

1) É normal a ausência das margens ebit, ebitda e líquida na BBSE3 e CXSE3 ou é um erro da plataforma? (percebi também a ausência de outros dados)

Boa noite @Gustavo Dutra Almeida. Sim, dependendo da forma que é analisado os ativos relacionados a empresas de seguros, estes indicadores podem não existir, ajq eu parte da operação das seguradoras se assemelha a operação dos bancos. Alem dos ganhos com os premios dos seguros as seguradoras ganham tambem na linha do resultado financeiro. Como estas empresas necessitam deixar por regulamentação um montante destinado para o pagamento dos sinistros reservado, faz parte tambem  da sua receita os ganhos com investimentos. Sendo assim, da mesma forma que os bancos, basicamente a linha do lucro operacional se confunde com a linha do lucro liquido

7 horas atrás, Gustavo Dutra Almeida disse:

2)Observei payouts acima de 100% em alguns momentos na BBSE3 e CXSE3, isso também é um problema como nos outros setores?

Cada situação desta deve ser avaliada no demonstrativo financeiro. Nem sempre um pagamento de mais de 100% de payout é algo ruim. A empresa pode ter optado pela distribuição de lucro acumulado gerando esta distorção no indicador

7 horas atrás, Gustavo Dutra Almeida disse:

3) Elevado ROE da BBSE3 (80%) em comparação a CXSE3 (27%) e PSSA3 (20%) realmente é alta eficiência da empresa ou tem alguma outra justificativa?

Eu considero a BBSE3 uma empresa extremamente eficiente na sua operação. Tenho planilhado ela nos ultimos 5 anos e o ROE dela sempre esteve acima dos 50%. Pàrte disso se deve, como citei acima, de uma eficiencia muito grande em gerar dinheiro atraves do dinheiro, alem da sua receita com os premios dos seguros

 

Captura de tela 2024-09-25 194326.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...