Jump to content
  • 0

Análise de Carteira

Vinicius Catozzi Romero

Pergunta

Boa tarde meus amigos!

Depois de concluído o curso e aprofundado nos estudos, análises, consulta aqui desta comunidade maravilhosa, cheguei a uma carteira que acredito estar alinhada aos objetivos e que me senti confortável com as escolhas. E gostaria da opinião e dos pitacos dos amigos aqui!

Acho que o número de ativos está condizente para este início, de modo que consiga acompanhar e assimilar informações e conforme evolução e construção do patrimônio, pretendo inserir alguns outros para solidificar a carteira;

Distribui entre:
35% Renda Fixa; 35% Ações Nacionais; 18% FIIs; 8% ETFs; 2% REITs; e 2% Criptos;

Na parte das variáveis, pretendo seguir:

Ações Nacionais

- Base: ITSA3, BBDC3; SAPR3; WEGE3; ABEV3;

- Meio: KLBN3; GOAU3; CSAN3;

- Topo: JHSF3;

FIIs

- BTLG11; HGLG11; MALL11; HGBS11

ETFs

- SCHD, IVV e VEA;

REITs

- SCHH;

A busca foi pela diversificação, apesar de estar 'duplamente' exposto ao setor financeiro no caso das ações ITSA e BBDC, mas cientes dos riscos e por acreditar que o setor financeiro teria maior estabilidade.

Considerando ainda que ITSA, ABEV, CSAN e JHSF tem um portfólio grande dentro de seus conglomerados;

Nos FIIS, optei pelo momento seguir nos de tijolo, expondo ao logístico e shoppings. O HGBS optei pelo fato de ter um shopping aqui na minha cidade e outro bem próximo. Para ter a sensação de dizer que sou sócio, kkkkk.

ETFS e REITs, busquei opções visando diversificação, baixo taxa adm., pouca correlação e se expor ao US$; 

Cripto, o bom e velho BTC, mas ainda este vai requerer mais 'segurança' para fazer, principalmente pelo fato de manter wallet e tudo mais... uma hora acontece! 

Desde já obrigado a quem puder deixar sua opinião!! E ansioso para começar os aportes no mês que vem!

Abraços!!!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde, @Vinicius Catozzi Romero !

Parabéns pela montagem da carteira! 

1 hora atrás, Vinicius Catozzi Romero disse:

Distribui entre:

Achei uma distribuição interessante. Seu horizonte de tempo de investir acredito que esteja entre 10 a 15 anos?

A busca foi pela diversificação, apesar de estar 'duplamente' exposto ao setor financeiro no caso das ações ITSA e BBDC, mas cientes dos riscos e por acreditar que o setor financeiro teria maior estabilidade.

O setor financeiro na minha opinião é o melhor que temos. É onde contém empresas que são quase que literalmente máquinas de fazer dinheiro e existem ótimas empresas. Uma excelente opção ao longo prazo.

Deixo como uma sugestão de estudos e que pessoalmente senti um pouco de falta na carteira são os setores de energia e seguradoras.

Nos FIIS, optei pelo momento seguir nos de tijolo, expondo ao logístico e shoppings. O HGBS optei pelo fato de ter um shopping aqui na minha cidade e outro bem próximo. Para ter a sensação de dizer que sou sócio, kkkkk.

Ótimos setores também. Estáveis e lucrativos.

Gostei da "desculpa" do HGBS Huahuhaua

Desde já obrigado a quem puder deixar sua opinião!! E ansioso para começar os aportes no mês que vem!

Vai se dar bem, amigo!

Novamente parabéns pelo empenho e bora pra cima!!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
5 horas atrás, Vinicius Catozzi Romero disse:

Boa tarde meus amigos!

Depois de concluído o curso e aprofundado nos estudos, análises, consulta aqui desta comunidade maravilhosa, cheguei a uma carteira que acredito estar alinhada aos objetivos e que me senti confortável com as escolhas. E gostaria da opinião e dos pitacos dos amigos aqui!

Acho que o número de ativos está condizente para este início, de modo que consiga acompanhar e assimilar informações e conforme evolução e construção do patrimônio, pretendo inserir alguns outros para solidificar a carteira;

Distribui entre:

Parte de como dividir os ativos, acho bem pessoal, não vou opinar.

Na parte das variáveis, pretendo seguir:

Ações Nacionais

- Base: ITSA3, BBDC3; SAPR3; WEGE3; ABEV3;

- Meio: KLBN3; GOAU3; CSAN3;

- Topo: JHSF3;

Acho que você deveria rever sua carteira, principalmente o meio e o topo. Ao meu ver você escolheu empresas bem ruins que tendem a seguirem ruins.

FIIs

- BTLG11; HGLG11; MALL11; HGBS11

Procuraria outro FII que não o MALL11, pois temos outros no mercado com uma quantidade maior de imóveis o que mitiga bastante o risco de vacância.

ETFs

- SCHD, IVV e VEA;

REITs

- SCHH;

Parte internacional, ao meu ver está boa.

Considerando ainda que ITSA, ABEV, CSAN e JHSF tem um portfólio grande dentro de seus conglomerados;

ETFS e REITs, busquei opções visando diversificação, baixo taxa adm., pouca correlação e se expor ao US$; 

Cripto, o bom e velho BTC, mas ainda este vai requerer mais 'segurança' para fazer, principalmente pelo fato de manter wallet e tudo mais... uma hora acontece! 

Abraços!!!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
3 horas atrás, Edison Luis Paulini disse:

Boa tarde, @Vinicius Catozzi Romero !

Parabéns pela montagem da carteira! 

Achei uma distribuição interessante. Seu horizonte de tempo de investir acredito que esteja entre 10 a 15 anos?

O setor financeiro na minha opinião é o melhor que temos. É onde contém empresas que são quase que literalmente máquinas de fazer dinheiro e existem ótimas empresas. Uma excelente opção ao longo prazo.

Deixo como uma sugestão de estudos e que pessoalmente senti um pouco de falta na carteira são os setores de energia e seguradoras.

Ótimos setores também. Estáveis e lucrativos.

Gostei da "desculpa" do HGBS Huahuhaua

Vai se dar bem, amigo!

Novamente parabéns pelo empenho e bora pra cima!!

Grande @Edison Luis Paulini! Muito obrigado pelo seu tempo e pelo seu retorno! 

O horizonte de tempo pretendido estaria entre 15 e 20 anos, na verdade mais próximo dos 15 anos, ....

Com relação a empresas ligadas aos setores de seguradoras e energia, estão em meu radar a PSSA3 e TAEE3/EGIE3; Assim como também tenho outras para complementar a carteira, desde base até topo, como BPAC, MDIA, VIVA, TOTS, ..., penso que como primeiro momento, para não pulverizar muito, foquei em menor quantidade de ativos para também poder me adaptar a análise e acompanhamento dos mesmos. A ideia é que conforme o patrimônio e experiência cresçam, mais empresas façam parte da carteira, tanto em ações quanto FIIs.

E novamente, muito obrigado pelas palavras! E vamos pra cima! E pensar que a 02 anos atrás, investir ou pensar em renda variável, fiis, exterior, era algo intocável... kkkkk, feliz pelos novos horizontes!

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
4 minutes ago, Deborah Gerasimovic disse:

Parte de como dividir os ativos, acho bem pessoal, não vou opinar.

Acho que você deveria rever sua carteira, principalmente o meio e o topo. Ao meu ver você escolheu empresas bem ruins que tendem a seguirem ruins.

Procuraria outro FII que não o MALL11, pois temos outros no mercado com uma quantidade maior de imóveis o que mitiga bastante o risco de vacância.

Parte internacional, ao meu ver está boa.

Oi @Deborah Gerasimovic, boa noite! Obrigado pelo seu tempo e pelas suas considerações!

Com relação ao MALL11, em análise aos seus dados e também aos seus relatórios gerenciais, considerei um bom ativo, mas não é o principal do meu diagrama. E como dito, também tenho outros FIIs de olho, que provavelmente irão compor a carteira futuramente.

Agora com relação as ações e as empresas escolhidas pelo meio e topo, qual seriam as suas considerações? 

Acho que a de topo, JHSF, seria aquela 'pimenta' na carteira, pois em análise, trata-se de uma empresa do ramo da construção, cujo setor não é muito bem visto, mas a empresa em si, atua num setor de luxo, com imobilário e também com outlets, aeroporto, ..., achei diversificada e que se enquadraria no topo.

Agora das empresas de meio, acho que a de maior risco seria a CSAN, cujos números criam um estado de alerta, mas atua num setor não cíclico e seu portfólio trás juntamente empresas de combustíveis, logística, gás, lubrificantes (que estão sondando IPO para o próximo ano) e também exposição a VALE, que teria certa correlação com a GOAU, porém uma trabalhando com o commodity e a outra com o produto beneficiado. A KLBN acho uma empresa resiliente, que realmente cabe nesta posição.

Mas agradeço e muito se puder trazer sua opinião e sua visão, visto que esta carteira está montada para início dos aportes! E confesso, ansioso por isso, kkkkkkkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
53 minutes ago, Vinicius Catozzi Romero disse:

Oi @Deborah Gerasimovic, boa noite! Obrigado pelo seu tempo e pelas suas considerações!

Com relação ao MALL11, em análise aos seus dados e também aos seus relatórios gerenciais, considerei um bom ativo, mas não é o principal do meu diagrama. E como dito, também tenho outros FIIs de olho, que provavelmente irão compor a carteira futuramente.

Entendo seu ponto e não acho um fii ruim, só acho que existem outros tão bons quanto que ainda mitigariam o risco de vacância de uma forma mais eficiente que o MALL11, apenas por ter um número maior de imóveis no portfólio, mas o MALL11 não é um fundo ruim.

Agora com relação as ações e as empresas escolhidas pelo meio e topo, qual seriam as suas considerações? 

Acho que a de topo, JHSF, seria aquela 'pimenta' na carteira, pois em análise, trata-se de uma empresa do ramo da construção, cujo setor não é muito bem visto, mas a empresa em si, atua num setor de luxo, com imobilário e também com outlets, aeroporto, ..., achei diversificada e que se enquadraria no topo.

Eu entendo a pimenta como o garimpo dos garimpos e eu parto da premissa que empresas ruins tendem a seguirem ruins independente do setor. A JHSF, ao meu ver, está fora pelo simples fato dela ter prejuízo por dois anos consecutivos em seu histórico. 
Histórico de lucro eu não abro mão nem na pimenta mexicana da carteira, mas isso é pessoal, apesar de achar é um critério que deveria ser universal.

Agora das empresas de meio, acho que a de maior risco seria a CSAN, cujos números criam um estado de alerta, mas atua num setor não cíclico e seu portfólio trás juntamente empresas de combustíveis, logística, gás, lubrificantes (que estão sondando IPO para o próximo ano) e também exposição a VALE, que teria certa correlação com a GOAU, porém uma trabalhando com o commodity e a outra com o produto beneficiado. A KLBN acho uma empresa resiliente, que realmente cabe nesta posição.

A CSAN também estaria fora... passando o olho, apesar dela não ter prejuízo em seu histórico ela tem uma divida liquida/ ebitida maior que 3 e só esse indicador, faz com que ela não passe no crivo eliminatório, ainda que pertencente a um setor volátil. Esse indicador mostra que ela está acima do meu limite de endividamento aceitável para entrar na sociedade de uma empresa.

GOAU3 além de uma liquidez diária baixa, possuí prejuízo em seu histórico. Por esse motivo, estaria fora, ainda mais sendo de um setor totalmente exposto ao fatores de riscos externos e automaticamente extremamente volátil.

Já a Klabin, apesar de resiliente atualmente está bastante endividada, acima dos 3% considerados na analise como premissa e possui em seu histórico fiscal alguns anos de prejuízo. O que me mostra não ser uma boa empresa para se ter na carteira a longo prazo.

Mas agradeço e muito se puder trazer sua opinião e sua visão, visto que esta carteira está montada para início dos aportes! E confesso, ansioso por isso, kkkkkkkk

Eu faria uma analise mais criteriosa antes de aportar. 

Lembrando que só levantei critérios que ao meu ver são eliminatórios... isso que dizer a primeira coisa que olho antes de considerar me aprofundar.

Editado por Deborah Gerasimovic
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Vinicius Catozzi Romero disse:

Grande @Edison Luis Paulini! Muito obrigado pelo seu tempo e pelo seu retorno! 

O horizonte de tempo pretendido estaria entre 15 e 20 anos, na verdade mais próximo dos 15 anos, ....

Com relação a empresas ligadas aos setores de seguradoras e energia, estão em meu radar a PSSA3 e TAEE3/EGIE3; Assim como também tenho outras para complementar a carteira, desde base até topo, como BPAC, MDIA, VIVA, TOTS, ..., penso que como primeiro momento, para não pulverizar muito, foquei em menor quantidade de ativos para também poder me adaptar a análise e acompanhamento dos mesmos. A ideia é que conforme o patrimônio e experiência cresçam, mais empresas façam parte da carteira, tanto em ações quanto FIIs.

E novamente, muito obrigado pelas palavras! E vamos pra cima! E pensar que a 02 anos atrás, investir ou pensar em renda variável, fiis, exterior, era algo intocável... kkkkk, feliz pelos novos horizontes!

TOTS3 é uma ótima empresa, poderia  considerar ela como substitua para sua pimentinha ou a SMTO3. 

PSSA3 pode estar na meiuca ou base, EGIE3 no meio também pode ser interessante... Vivara eu pensaria em trocar pela Arezzo que apesar de estar um pouco endividada tem um histórico melhor do que a vivara no setor de varejo.

Editado por Deborah Gerasimovic
  • Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Vinicius Catozzi Romero disse:

Maravilha então!

Você verá que naturalmente iremos acrescentando outras empresas na carteira. E isso pode ser realmente ao longo dos anos. Por exemplo, uma seguradora entre na carteira daqui uns 4 anos. Não sinta-se apressado com isso  =)

O mesmo vale para FIIs.

É legal essa evoluída e alteração de percepção que adquirimos, né?

Só tende a dar bom. E seguir firme pois em tempos onde as carteiras dão uma balançada (receio em dizer que cedo ou tarde vai acontecer  😅),  a mão de alface grita Hahaha

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...