Jump to content
  • 0

Reserva de emergĂȘncia

Douglas Henrique

Pergunta

Ola comunidade.

Sou da turma 36 ainda estou no mĂłdulo 3.

Nosso Guru Raul, nos  orienta  ainda não investir .

Estou montando minha reserva de emergĂȘncia em qual aplicação de renda fixa posso deixar minha reserva de emergĂȘncia, para nĂŁo ter que deixar na conta corrente ou mesmo na poupança.

Agradeço a todos um abraço 

• Brabo 3
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Opa, tudo certo? Cara, em caso de reserva de emergĂȘncia Ă© importante que seja um dinheiro de fĂĄcil e rĂĄpido resgate em casos de emergĂȘncias. Como exemplo, manter em conta corrente ou atĂ© mesmo em espĂ©cie Ă© uma boa ideia.

Entretanto, no caso de mantĂȘ-lo em alguma aplicação, acredito que o tesouro Selic pode ser a melhor opção, por render a taxa selic e possuir liquidez diĂĄria (resgate rĂĄpido).

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

@Douglas Henrique

É importante lembrar que por si sĂł a sua reserva de emergĂȘncia nĂŁo pode se misturar ou ser considerada como um investimento, visto que Ă© um valor que possui um propĂłsito prĂ©vio: cobrir custos ou despesas em casos fortuitos ou emergenciais. Ademais, Ă© razoĂĄvel que sua reserva compreenda o seu custo de vida mensal, na quantidade de 6 a 12 meses.

Espero ter ajudado! 

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• 0

@Douglas Henrique  

Gosto de pulverizar minha reserva de emergĂȘncia(RE)e  irei explicar melhor.  Como o objetivo da RE Ă© liquidez com acesso fĂĄcil, sendo o Ășnico capital que nĂŁo olho rentabilidade, aloco uma parte na Poupança de um bancĂŁo (2 meses de custo fixo - CF) , Conta corrente do bancĂŁo (15 dias de CF), Caixinha do Nubank (2 meses de CF), Tesouro Selic (3 meses de CF) e um tiquinho em espĂ©cie (15 dias de custo fixo) .  Assim, consigo dirimir os riscos de qualquer intercorrĂȘncia com o app de uma instituição especĂ­fica e se for o caso, tenho como utilizar no final de semana.   

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
On 26/09/2024 at 17:18, Douglas Henrique disse:

Ola comunidade.

Sou da turma 36 ainda estou no mĂłdulo 3.

Nosso Guru Raul, nos  orienta  ainda não investir .

Estou montando minha reserva de emergĂȘncia em qual aplicação de renda fixa posso deixar minha reserva de emergĂȘncia, para nĂŁo ter que deixar na conta corrente ou mesmo na poupança.

Agradeço a todos um abraço 

Boa tarde, @Douglas Henrique !

Apenas complementando nossos amigos.

Lembre-se que os dois principais pilares da reserva de emergĂȘncia sĂŁo a liquidez e a segurança. 

Logo, diversificar dentro dessas opçÔes seria o ideal. Normalmente Ă© atĂ© indicado para algumas pessoas aportar 50/50% onde uma parte Ă© um CDB de bancĂŁo e de preferĂȘncia com agĂȘncia perto de onde vocĂȘ mora e/ou trabalha da outra parte no tesouro Selic apenas para dar aquela paz de que estĂĄ rendendo um pouco mais. Mas lembrando que a rentabilidade nĂŁo Ă© um pilar.

Por mais que as opçÔes de poupança e conta corrente não sejam atrativas "rentavelmente" falando, elas são as que nos dão maior liquidez.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...