Jump to content
  • 0

Reserva de emergência


Douglas Henrique

Pergunta

Ola comunidade.

Sou da turma 36 ainda estou no módulo 3.

Nosso Guru Raul, nos  orienta  ainda não investir .

Estou montando minha reserva de emergência em qual aplicação de renda fixa posso deixar minha reserva de emergência, para não ter que deixar na conta corrente ou mesmo na poupança.

Agradeço a todos um abraço 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Opa, tudo certo? Cara, em caso de reserva de emergência é importante que seja um dinheiro de fácil e rápido resgate em casos de emergências. Como exemplo, manter em conta corrente ou até mesmo em espécie é uma boa ideia.

Entretanto, no caso de mantê-lo em alguma aplicação, acredito que o tesouro Selic pode ser a melhor opção, por render a taxa selic e possuir liquidez diária (resgate rápido).

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Douglas Henrique

É importante lembrar que por si só a sua reserva de emergência não pode se misturar ou ser considerada como um investimento, visto que é um valor que possui um propósito prévio: cobrir custos ou despesas em casos fortuitos ou emergenciais. Ademais, é razoável que sua reserva compreenda o seu custo de vida mensal, na quantidade de 6 a 12 meses.

Espero ter ajudado! 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Douglas Henrique  

Gosto de pulverizar minha reserva de emergência(RE)e  irei explicar melhor.  Como o objetivo da RE é liquidez com acesso fácil, sendo o único capital que não olho rentabilidade, aloco uma parte na Poupança de um bancão (2 meses de custo fixo - CF) , Conta corrente do bancão (15 dias de CF), Caixinha do Nubank (2 meses de CF), Tesouro Selic (3 meses de CF) e um tiquinho em espécie (15 dias de custo fixo) .  Assim, consigo dirimir os riscos de qualquer intercorrência com o app de uma instituição específica e se for o caso, tenho como utilizar no final de semana.   

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 26/09/2024 at 17:18, Douglas Henrique disse:

Ola comunidade.

Sou da turma 36 ainda estou no módulo 3.

Nosso Guru Raul, nos  orienta  ainda não investir .

Estou montando minha reserva de emergência em qual aplicação de renda fixa posso deixar minha reserva de emergência, para não ter que deixar na conta corrente ou mesmo na poupança.

Agradeço a todos um abraço 

Boa tarde, @Douglas Henrique !

Apenas complementando nossos amigos.

Lembre-se que os dois principais pilares da reserva de emergência são a liquidez e a segurança. 

Logo, diversificar dentro dessas opções seria o ideal. Normalmente é até indicado para algumas pessoas aportar 50/50% onde uma parte é um CDB de bancão e de preferência com agência perto de onde você mora e/ou trabalha da outra parte no tesouro Selic apenas para dar aquela paz de que está rendendo um pouco mais. Mas lembrando que a rentabilidade não é um pilar.

Por mais que as opções de poupança e conta corrente não sejam atrativas "rentavelmente" falando, elas são as que nos dão maior liquidez.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...