Jump to content
  • 0

Carteira de Ações Inicial


Gustavo Dutra Almeida

Pergunta

Olá pessoal,

Terminei o curso recentemente e estou pra começar uma carteira de ações no mês que vem, estudei alguns ativos e gostaria da opinião e insights de vocês tanto quanto às ações quanto ao posicionamento delas na carteira.

Base da Carteira

  • Financeiro: ITSA4 e BBAS3 (a princípio iria deixar só o BBAS3, porém não queria me concentrar somente em uma estatal na base financeira, irei dividir a proporção do setor financeiro entre essas duas).
  • Energia Elétrica: EGIE3
  • Utilidade Pública: SAPR4
  • Bens Industriais: WEGE3

Meio da Carteira

  • Saúde: ODPV3
  • Petróleo: PETR4
  • Seguradora: PSSA3
  • Energia Elétrica: TAEE11 (coloquei no meio por conta do endividamento e da necessidade de novas licitações, caso venham a acontecer essas licitações, acreditam que merece estar na base?)
  • Consumo Não Cíclico: SLCE3

Topo da Carteira

  • Saúde: RADL3

 

Um outro questionamento, até quantos % de concentração acham viável ter em uma ação de base? Por exemplo, caso eu tenha 10 ativos na minha carteira, alguns ativos poderão ter mais de 10% de concentração visto que existirão ativos com maior risco e portanto terão menor porcentagem, logo os ativos mais confiáveis terão que ter uma porcentagem maior para atingir o 100% da carteira. 

 

Editado por Gustavo Dutra Almeida
  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Boa tarde, @Gustavo Dutra Almeida !

Muito legal sua carteira. Acredito que está no caminho certo.

On 27/09/2024 at 23:24, Gustavo Dutra Almeida disse:

Energia Elétrica: TAEE11 (coloquei no meio por conta do endividamento e da necessidade de novas licitações, caso venham a acontecer essas licitações, acreditam que merece estar na base?)

Apesar de algumas incertezas como bem colocou sobre o ativo em questão, Taesa é uma das maiores empresas privadas no setor de transmissão e é praticamente pioneira no mercado em mostrar que uma empresa privada pode ser muito lucrativa nesta área. Com um endividamento mais baixo, vejo ela como uma empresa de base dado seu histórico.

On 27/09/2024 at 23:24, Gustavo Dutra Almeida disse:

Seguradora: PSSA3

Particularmente vejo seguradoras como empresas de base. Mas aqui é uma visão mais pessoal  😅

On 27/09/2024 at 23:24, Gustavo Dutra Almeida disse:

m outro questionamento, até quantos % de concentração acham viável ter em uma ação de base? Por exemplo, caso eu tenha 10 ativos na minha carteira, alguns ativos poderão ter mais de 10% de concentração visto que existirão ativos com maior risco e portanto terão menor porcentagem, logo os ativos mais confiáveis terão que ter uma porcentagem maior para atingir o 100% da carteira. 

Acho que não era o que você gostaria de ler, mas receio em dizer "depende" 😅

Vai depender do apetite de risco do investidor. Uma base da nossa carteira representa uma fatia de menores riscos. Consequentemente há de se entender que uma maior exposição nessa parte, traz um nível de segurança maior em comparação com outras empresas distribuídas nas outras partes da carteira.

Eu mesmo possuo quase 20% da minha carteira em empresas de base e estou muito confortável com este número para minha realidade, apetite para risco e objetivos. Óbvio que não é uma recomendação, mas sim exemplo de número para se ter uma noção de um dos possíveis caminhos a se tomar.

 

Espero que ajude!

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu vou responder minha opnião, mas gostaria de salientar que comecei meus estudos em março, e que não conclui o curso ainda.

Quando criei minha carteira eu MORRIA de medo de investir e por isso busquei diversificar os meus investimentos, não fiz investimentos no exterior AINDA.

Meu foco até então está em dividendos, e em áres que considero perenes, eu adoro fundos imobiliários, então ficou basicamente o seguinte:

50% ações

15% ENERGIA/TRANSMISSÃO (2 EMPRESAS)

15% SANEAMENTO (2 EMPRESAS)

11% INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS (2 EMPRESAS)

5% SEGURADORA (1 EMPRESA)

1% DIVERSOS/AGRO (1 EMPRESA)

1% VAREJO/TECNOLOGIA (1 EMPRESA)

2% COMMODITIES (1 EMPRESA)

50% FUNDOS IMOBILIÁRIOS

9% LAJE/HÍBRIDO (3 FIIS)

9,5% PAPEL (5 FIIS)

9% SHOPPING (2 FIIS)

19% LOGISTICA (4 FIIS)

3,5% ENERGIA RENOVÁVEL (1 FII)

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...