Jump to content
  • 0

Estatais

Junior Cavichion Hoffmann

Pergunta

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Brincadeiras a parte, vejo 2 vieses antagônicos:

• por um lado, acho que quanto maior o escopo da gestão, mais complicado fica de fazer bagunça por conta do alcance e da visibilidade (ex: Qlq coisa feita na Eletrobrás tem mais visibilidade/alcance que na Copel), o que seria um ponto a favor do Governo Federal.
  • Por outro, acho que quanto menor o escopo da gestão, mais próxima é a relação dos administradores com o serviço prestado (ex: Qlq coisa que aconteça na Sanepar mexe com a realidade ali muito próxima do saneamento do estado do Paraná, inclusive mexendo com base eleitoral direta)

No fim das contas, considero que o risco deve ser aproximadamente o mesmo.

E trazendo a brincadeira pra realidade: acho que vale observar a situação do estado em questão. Eu invisto em SAPR quase que sem medo, mas eu JAMAIS colocaria 1 centavo em qualquer empresa do estado do RJ

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0

Salve @Junior Cavichion Hoffmann! Tudo beleza?

Então, acredito que vai mais da comparação entre uma federal com cada Estado em questão.

É como o @Francisco Viégas Vianna comentou, existem estatais que possuem bons indicadores, como uma SAPR ou até mesmo uma CMIG (Lucros nos últimos 10 anos e dívida controlada - Perdendo apenas pro TAG Along).
Porém, olhando em um macro, eu particularmente acho que as de Estados específicos são mais arriscadas, até pelo motivo de que se der algum problema grande em uma estatal federal, o governo supostamente correria pra ajudar em uma maior escala que uma local.

Mas enfim, hoje eu não invisto mais em estatais, principalmente no pós AUVP 😅

É isso, valeu!!!

• Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
On 28/09/2024 at 12:08, Junior Cavichion Hoffmann disse:

O que vcs acham mais arriscado, uma empresa estatal do governo federal ou de algum estado específico?

Qualquer estatal, pois existe conflito imenso de interesse.

Acho bem ruim e não possui nenhuma empresa com governo majoritário na carteira.

Editado por Deborah Gerasimovic
  • Brabo 4
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Nelson Pimentel Carriati disse:

HAUaHUaHUAHuHuAHUaHuahuA Bom demais kkkkkkkkkkkkkkkk

Ah mano, se abrirem mesmo uma Bolsa de Valores no Rio, aí eu quero ver....rsrs

Rapaz, eu nunca parei pra ver o porquê de a Bolsa do Rio ter fechado, em primeiro lugar.

A essa idéia eu nem me oponho tanto, minha questão é mais com o estado do RJ sendo gestor de qualquer coisa. É TENEBROSO.

Não sei se vcs conhecem essa estatística, mas só um governador do RJ não foi preso desde a redemocratização....

• Triste demais irmão 4
Link para compartilhar

• 0
8 horas atrás, Francisco Viégas Vianna disse:

Rapaz, eu nunca parei pra ver o porquê de a Bolsa do Rio ter fechado, em primeiro lugar.

A essa idéia eu nem me oponho tanto, minha questão é mais com o estado do RJ sendo gestor de qualquer coisa. É TENEBROSO.

Não sei se vcs conhecem essa estatística, mas só um governador do RJ não foi preso desde a redemocratização....

Com o último o governo é hexacampeão em governadores presos.... 

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
On 29/09/2024 at 16:42, Deborah Gerasimovic disse:

Qualquer estatal, pois existe conflito imenso de interesse.

Acho bem ruim e não possui nenhuma empresa com governo majoritário na carteira.

Concordo que as estatais possuem um problema de interferência intrínseco, podendo ser utilizada com fins eleitoreiros e etc...

Porém, de outro lado, sendo uma estatal, não seria mais difícil a quebra delas?

Imagina se os Estados ou o próprio governo federal deixaria uma sanepar, copel, Cemig etc. Simplesmente ir à bancarrota, até pelo estrago eleitoral que faria o impacto direto da prestação desses serviços de utilidade pública para os usuários da própria base!

Será q é tão arriscado assim mesmo? 🤔

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 30/09/2024 at 20:29, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

Concordo que as estatais possuem um problema de interferência intrínseco, podendo ser utilizada com fins eleitoreiros e etc...

Porém, de outro lado, sendo uma estatal, não seria mais difícil a quebra delas?

Imagina se os Estados ou o próprio governo federal deixaria uma sanepar, copel, Cemig etc. Simplesmente ir à bancarrota, até pelo estrago eleitoral que faria o impacto direto da prestação desses serviços de utilidade pública para os usuários da própria base!

Será q é tão arriscado assim mesmo? 🤔

Na verdade como estatal é mais de maquiar tudo e distorcer os cenários e nunca saberemos de fato as situações, os conflitos são bem grandes, fora a alta corrupção por mais correto que se mostrem está comendo solta. Lembre se que a estatal não está ai para gerar riquezas num primeiro momento, o objetivo principal da estatal é servir o Estado.

Acho que isso é uma questão de opinião pessoal e depende do apetite que a pessoa tem para riscos, mas essa onda eu não surfo porque em geral da ruim. 

Editado por Deborah Gerasimovic
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
On 30/09/2024 at 21:32, Edison Paulini disse:

Boa noite, @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia !

Amigo, dando uma opinião bem pessoal aqui, sendo o Edison aluno da turma 20 falando.

Eu acredito que exista sim um risco. Basta lembrar os casos que tivemos há um tempo envolvendo uma empresa de petróleo. O burburinho e os riscos embutidos nisso são muito altos. E isso na minha visão se estende mesmo para outras estatais que participem de setores perenes e são fundamentais na rotina das pessoas como elétricas e saneamento.

Além disso, existe também a chance de empresas privadas poderem se instalar em meio ao caos uma vez que a privatização dentro da minha percepção se mostra muito eficiente. 

Não digo que estatais sejam ruins, mas elas possuem sim seus riscos. Cabe como sempre a cada investidor como ele se comporta diante disso e quais seus princípios quando se pensa no tema.

Grande @Edison Paulini,

Então, não é que eu não concordo... Eu concordo sim! Tanto q está aí a light agora né...

A minha pergunta é até q ponto uma estatal pode ser considerada tão ruim assim só pelo fato de ser uma estatal...

Várias delas foram privatizadas no meio do caminho e seus acionistas foram bem remunerados diante dessas operações...

No fundo, acho q é mais como vc comentou... Vai de cada um, de acordo com os próprios padrões éticos, morais etc.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
20 minutes ago, Deborah Gerasimovic disse:

Na verdade como estatal é mais de maquiar tudo e distorcer os cenários e nunca saberemos de fato as situações, os conflitos são bem grandes, fora a alta corrupção por mais correto que se mostrem está comendo solta. Lembre se que a estatal não está ai para gerar riquezas num primeiro momento, o objetivo principal da estatal é servir o Estado.

Acho que isso é uma questão de opinião pessoal e depende do apetite que a pessoa tem para riscos, mas essa onda eu não surfo porque em geral da ruim. 

@Deborah Gerasimovic,

Com ctz compreendo e sei desses vários problemas também.

Mas sempre me lembro de quando decidi investir em ogx ao invés de petro, só pq se tratava de uma estatal... 

Não preciso contar oq aconteceu né? Kkkkkk

• Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

@Deborah Gerasimovic,

Com ctz compreendo e sei desses vários problemas também.

Mas sempre me lembro de quando decidi investir em ogx ao invés de petro, só pq se tratava de uma estatal... 

Não preciso contar oq aconteceu né? Kkkkkk

Mas ai é uma questão de analise, os sinais já existiam talvez ainda não tivesse o conhecimento suficiente para sentir o cheiro da merda. Ahaahahhahaahhahaha

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Deborah Gerasimovic disse:

Mas ai é uma questão de analise, os sinais já existiam talvez ainda não tivesse o conhecimento suficiente para sentir o cheiro da merda. Ahaahahhahaahhahaha

É só rindo mesmo né @Deborah Gerasimovic,

Mas a gente amarga e usa como aprendizado! 🙏🏻 

E tb exatamente o que vc falou... Eu não sabia oq sei hoje, por óbvio... Descartei a petro só pq era estatal, já que sempre ouvi histórias e pessoas falando mal etc...

Agora, os "sinais" daquela "bomba" não eram claros nem mesmo para o dono! Chegou uma hora q os próprios funcionários o enganaram quanto aos números e expectativas...

Complicado! 

De outro lado, era uma empresa que ainda não tinha histórico, nem lucros, nem nada... Só havia uma grande expectativa. Não existia tecnologia suficiente para a exploração ainda... Bom, águas passadas né... 

Mas fica o exemplo aí tb! Kkkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...