Jump to content
  • 0

Dúvida na prática.

Pergunta

Boa noite pessoal, eu não estou conseguindo entender como meu CDB indexado ao IPCA está funcionando. Tentei pegar um gráfico do IPCA acumulado mas parece que quando o IPCA acumulado sobre, não necessariamente meus rendimento sobem, da mesma maneira que uma queda de 0,26 pp no IPCA (de 4,50 para 4,24) diminuiu em em 50% meus rendimentos. 

image.png.bf3c0d0d7a8a4cbf16492cc11aff0bc5.pngimage.png.3140b0f6c228203406a57b45904e3e47.png

(essa linha que eu coloquei pra exemplificar é o lucro líquido em porcentagem já descontando o IR, e eu comprei no meio do mes de Março, por isso os espaços antes estão em branco)

Tenho mais CDB atrelado ao IPCA, e para mim quanto maior a parte prefixada menor deveria ser a sensibilidade a variação do IPCA. Por exemplo, em um IPCA + 10% se o IPCA variar 1% pra cima ficaria 11%. Mas em um IPCA +1%, se variar 1% pra cima iria para 2%. Assim a mesma variação do IPCA impacta bem menos um que a taxa fixa é maior.

Não sei se minha linha de raciocínio está certa, alguem me da uma luz porr favor ahahha.  

Editado por Ana Raquel De Souza Buzolin
  • Brabo 2
Link para compartilhar

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
10 horas atrás, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Boa noite pessoal, eu não estou conseguindo entender como meu CDB indexado ao IPCA está funcionando. Tentei pegar um gráfico do IPCA acumulado mas parece que quando o IPCA acumulado sobre, não necessariamente meus rendimento sobem, da mesma maneira que uma queda de 0,26 pp no IPCA (de 4,50 para 4,24) diminuiu em em 50% meus rendimentos. 

image.png.bf3c0d0d7a8a4cbf16492cc11aff0bc5.pngimage.png.3140b0f6c228203406a57b45904e3e47.png

(essa linha que eu coloquei pra exemplificar é o lucro líquido em porcentagem já descontando o IR, e eu comprei no meio do mes de Março, por isso os espaços antes estão em branco)

Tenho mais CDB atrelado ao IPCA, e para mim quanto maior a parte prefixada menor deveria ser a sensibilidade a variação do IPCA. Por exemplo, em um IPCA + 10% se o IPCA variar 1% pra cima ficaria 11%. Mas em um IPCA +1%, se variar 1% pra cima iria para 2%. Assim a mesma variação do IPCA impacta bem menos um que a taxa fixa é maior.

Não sei se minha linha de raciocínio está certa, alguem me da uma luz porr favor ahahha.  

Bom dia @Ana Raquel De Souza Buzolin. Não sei se entendi corretamente a sua duvida. Quando aportamos em um titulo indexado ao IPCA que nos paga IPCA+7% por exemplo, significa que queremos ter 7% de rentabilidade real sobre o montante aportado. Desta forma nós não sabemos o quanto receberemos no titulo no momento do aporte, somente que teremos esta rentabilidade real de 7%. A cada dia voce recebe a taxa equivalente do IPCA do dia + a taxa equivalente dos 7%. Se o IPCA aumenta a taxa equivalente do dia aumenta a partir deste ponto, se o IPCA diminui a txa equivalente do dia diminui a partir deste ponto. Lembrando que o IPCA é atualizado todo dia 15 de cada mes, ou seja, a partir do dia 15 até o proximo dia 15 voce recebera o IPCA vigente.

Veja se estas explicações fazem sentido para voce. Caso alguma duvida persista poste aqui para podermos ajudar

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
2 horas atrás, Ana Raquel De Souza Buzolin disse:

Okk eu entendi isso, mas minha duvida é: Como pode em períodos que o IPCA se manteve constante o meu lucro se altera??  O que explica essa queda absurda no mês de Setembro em relação a Agosto sendo que o IPCA variou somente 0,25 pontos?

Desculpa se eu n fui clara na pergunta.

@Ana Raquel De Souza Buzolin de onde voce esta puxando os dados da rentabilidade do seu CDB?

Link para compartilhar

• Criar novo...