Jump to content
  • 0

Entendimento de Índices Acumulados

Lucio Roseira Braga

Pergunta

Estou com uma dúvida com respeito aos índices acumulados como IPCA, SELIC, CDI. Se eu pegar os valores mensais destes índices divulgados (apresentados com 2 casas decimais) e somar para ver acumulado do ano ou últimos 12 meses, os valores não equivalem. Alguém consegue explicar?

Ex. IPCA acumulado do ano é 2,85% e últimos 12 meses é 4,24. Se eu somar os valores dos índices dos meses tenho: 2,82% e 4,16% respectivamente.

• Brabo 1
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
10 horas atrás, Lucio Roseira Braga disse:

Estou com uma dúvida com respeito aos índices acumulados como IPCA, SELIC, CDI. Se eu pegar os valores mensais destes índices divulgados (apresentados com 2 casas decimais) e somar para ver acumulado do ano ou últimos 12 meses, os valores não equivalem. Alguém consegue explicar?

Ex. IPCA acumulado do ano é 2,85% e últimos 12 meses é 4,24. Se eu somar os valores dos índices dos meses tenho: 2,82% e 4,16% respectivamente.

Bom dia @Lucio Roseira Braga. Quando voce realizou a soma voce somente somou os valores ou se utilizou da formula de Fischer?

Quando realizamos operações de soma de taxas para determinar a acumulada ou de subtração de taxa para determinar uma rentabilidade real temos que usar a formula de Fisher

JUros acumulados = { [(1+ Taxa Nominal mes 1)*(1 + Taxa Nominal mes 2)...] – 1}*100

JUros reais = {[(1+ Taxa Nominal)/(1 + Taxa de Inflação)] – 1}*100

Exemplo: se temos uma taxa de juros mensal de 1% e somente somarmos os valores daria um acumulado anual de 12%. Mas ao calcularmos utilizando Fischer teriamos 12,68%

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...