Jump to content
  • 0

Taxa de juros no Brasil

Davi Ghiggino

Pergunta

Eu estava analisando o histórico da taxa de juros nos períodos de 2000-2024 para tentar entender um pouco melhor a latência dos juros e notei que numa perspectiva de taxa em alta, nós encontramos taxas acima da casa dos 15%, porém todas a muitos anos atrás (próximos dos anos 2000) e recentemente tem se mantido mais controlado, hoje com a taxa de juros em 10,75% sendo considerada uma taxa alta, o único cenário onde percebi uma taxa extremamente baixa foi em 2020 (2%) por efeito da pandemia, para o contexto histórico do Brasil percentualmente quanto seria uma taxa de juros baixa?

• Brabo 2
Link para compartilhar

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
33 minutes ago, Davi Ghiggino disse:

Eu estava analisando o histórico da taxa de juros nos períodos de 2000-2024 para tentar entender um pouco melhor a latência dos juros e notei que numa perspectiva de taxa em alta, nós encontramos taxas acima da casa dos 15%, porém todas a muitos anos atrás (próximos dos anos 2000) e recentemente tem se mantido mais controlado, hoje com a taxa de juros em 10,75% sendo considerada uma taxa alta, o único cenário onde percebi uma taxa extremamente baixa foi em 2020 (2%) por efeito da pandemia, para o contexto histórico do Brasil percentualmente quanto seria uma taxa de juros baixa?

@Davi Ghiggino não existe uma taxa de juros que possamos dizer que é baixa, ou que é alta. Vai da análise de cada um entender que os juros estão altos ou baixos. O que para mim é baixo, para você pode ser intermediário, e vice versa.

Com relação aos juros acima dos 15% somente nos anos 2.000 você está falando da Selic ou dos juros na Renda Fixa? Este ano mesmo tivemos CDBs pagando 16%aa.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Flavio Prado disse:

@Davi Ghiggino não existe uma taxa de juros que possamos dizer que é baixa, ou que é alta. Vai da análise de cada um entender que os juros estão altos ou baixos. O que para mim é baixo, para você pode ser intermediário, e vice versa.

Com relação aos juros acima dos 15% somente nos anos 2.000 você está falando da Selic ou dos juros na Renda Fixa? Este ano mesmo tivemos CDBs pagando 16%aa.

Seria a respeito da Selic mesmo, usei o site do banco central para consultar, exemplo desse recorte que fiz, sendo a última coluna a taxa Selic.

fonte: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/historicotaxasjuros

image.png.4f7b9923891dec35daa776725abcd9cd.png

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
12 minutes ago, Davi Ghiggino disse:

Muito obrigado pela contribuição @Flavio Prado e @Edison Paulini !

Eu de fato estava me prendendo muito aos números e não ao momento, ficou bem mais claro!!😉

@Davi Ghiggino o que você pensou é perfeitamente normal. Acho que todos nós já pensamos algo semelhante do que você chegou. Ter uma base de números é algo que deixa nosso entendimento mais claro pois seria inclusive um reforço "visual" em se ter um determinado número para nos orientamos e tomar decisões. Seria até meio lógico fazer isso.

Mas como você viu, existem caminhos melhores a serem seguidos que podem nos trazer rentabilidade ainda melhores.

Se algo ainda não ficou claro ou tiver mais pontos para gente debater, é só dizer  =)

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...