Jump to content
  • 0

Classificação de risco do investimento

Pergunta

Quando vamos consultar os investimentos na corretora, a própria corretora já dá uma classificação de risco para o investimento como moderado, conservador, sofisticado, etc. No que a corretora se baseia para dar essa classificação de risco? Quais os critérios? Caso isso se enquadre mais no suporte me avisem para eu mudar o local da pergunta

• Brabo 3
Link para compartilhar

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 minutes ago, Gustavo Zerbinatti Afonso disse:

Quando vamos consultar os investimentos na corretora, a própria corretora já dá uma classificação de risco para o investimento como moderado, conservador, sofisticado, etc. No que a corretora se baseia para dar essa classificação de risco? Quais os critérios? Caso isso se enquadre mais no suporte me avisem para eu mudar o local da pergunta

os bancos geralmente usam:

baixo risco: renda fixa

alto risco: acoes

fundos mistos, de acordo com os percentuais, podem ser moderados

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
1 minute ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

os bancos geralmente usam:

baixo risco: renda fixa

alto risco: acoes

fundos mistos, de acordo com os percentuais, podem ser moderados

É que por exemplo, quando olho debentures, dentro de debentures tenho distintas classificações,  mesmo todas sendo debentures. O que ele olha ? Score de crédito, histórico de pagamentos? 

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
5 minutes ago, Gustavo Zerbinatti Afonso disse:

É que por exemplo, quando olho debentures, dentro de debentures tenho distintas classificações,  mesmo todas sendo debentures. O que ele olha ? Score de crédito, histórico de pagamentos? 

no caso das debentures, elas tem alguns tipos, alguns com garantia, outros sem, com impostos, sem imposto, com açoes e sem...

1. Debêntures Simples ou Comuns

2. Debêntures Incentivadas

3. Debêntures Não Conversíveis

4. Debêntures Permutáveis 

5. Debêntures Conversíveis

6. Debêntures com Garantia Real - - - mais seguros, menor risco, paga menos juros

7. Debêntures com Garantia Flutuante

8. Debêntures Quirografárias ou Sem Garantia  - - - obviamente de maior risco, remunera melhor

9. Debêntures Subordinadas

10. Debêntures Perpétuas

11. Debêntures Participativas

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
9 minutes ago, Ricardo Ochoa Pachas disse:

no caso das debentures, elas tem alguns tipos, alguns com garantia, outros sem, com impostos, sem imposto, com açoes e sem...

1. Debêntures Simples ou Comuns

2. Debêntures Incentivadas

3. Debêntures Não Conversíveis

4. Debêntures Permutáveis 

5. Debêntures Conversíveis

6. Debêntures com Garantia Real - - - mais seguros, menor risco, paga menos juros

7. Debêntures com Garantia Flutuante

8. Debêntures Quirografárias ou Sem Garantia  - - - obviamente de maior risco, remunera melhor

9. Debêntures Subordinadas

10. Debêntures Perpétuas

11. Debêntures Participativas

Agora fiquei com mais dúvida do que cheguei Kkkkkk mas de uma forma boa. Não tinha visibilidade desse mundo dentro das debentures. Recomenda algum local pra eu me aprofundar no entendimento de cada uma delas? E como sei qual tipo a debenture é na hora de contratar?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
23 minutes ago, Gustavo Zerbinatti Afonso disse:

Boa tarde, @Gustavo Zerbinatti Afonso !

Apenas agregando um pouco ao tema. O risco dos ativos é relativo para cada corretora. Cada uma tem seus critérios para elencar o risco dos títulos mas normalmente é baseado no risco X retorno (quanto maiores os retornos em teoria mais arriscados são), liquidez, prazos, valores mínimos de aporte, rating do emissor, dentre outros.

Não existem regras ao certo cabendo a cada corretora elencar os títulos da forma que julgue melhor podendo haver não raramente uma diferença entre o risco de um mesmo título em corretoras diferentes.

Espero que contribua!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Gustavo Zerbinatti Afonso disse:

Agora fiquei com mais dúvida do que cheguei Kkkkkk mas de uma forma boa. Não tinha visibilidade desse mundo dentro das debentures. Recomenda algum local pra eu me aprofundar no entendimento de cada uma delas? E como sei qual tipo a debenture é na hora de contratar?

Tem o que precisa nas aulas, basicamente você tem que analisar o emissor e as garantias, você ta emprestando dinheiro, você tem que saber para quem ta emprestando e quais as condições do empréstimo.

Não se deixe confundir pelos nomes e classificações

Agências de classificação de risco, são responsáveis por avaliar o rating das debêntures

Para escolher as melhores debêntures do mercado, é importante considerar fatores como a saúde financeira do emissor, o prazo de vencimento das debêntures e a taxa de remuneração oferecida. Além disso, é recomendável avaliar a classificação de risco da debênture e a liquidez do mercado secundário.

alguns textos do google:

Quem é acionista de alguma empresa já deve ter recebido algum comunicado ou relatório com o termo "rating". A tradução do inglês literal é "classificação", e aqui no mercado financeiro se trata de uma medida de risco de crédito, feita por uma agência especializada. O rating também pode ser chamado de nota de crédito. A alteração do rating para cima é upgrade. Para baixo, é downgrade ou rebaixamento.

As maiores agências de classificação de risco do mundo são Fitch Ratings, Moody's e S&P Global Ratings. Cada uma utiliza uma nomenclatura, que costuma ser um conjunto de letras e sinais atribuídos em escala, conforme a capacidade de aquela empresa ou país cumprir com suas obrigações financeiras. Essas avaliações são revistas sempre que necessário, como quando as três agências rebaixaram as notas da Lojas Americanas e de suas emissões de dívida após a empresa ter informado ao mercado a identificação de inconsistências contábeis, no começo de 2023.

Risco Brasil

Oficialmente, o Brasil possui contrato para classificação de seu risco de crédito com as seguintes agências: Standard & Poor´s (S&P), Fitch Ratings (Fitch) e Moody´s Investor Service. Adicionalmente, outras agências internacionais monitoram regularmente o risco de crédito do país, como a canadense Dominion Bond Rating Service(DBRS), as japonesas Japan Credit Rating Agency (JCR) e Rating and Investment Information (R&I), a coreana NICE Investors Service a a chinesa Dagong Global Credit Rating.

As agências de classificação de risco usualmente atribuem notas para as dividas de curto e longo prazo, em moeda local e estrangeira. A nota para a emissão de longo prazo em moeda estrangeira é a mais comumente usada como referência para definir a classificação de risco do país. As escalas usadas pelas agências podem ser representadas por letras, números e sinais matemáticos (+ ou -) e normalmente vão de 'D' (nota mais baixa) a 'AAA' (nota mais alta). Tais notas são classificadas, pelos participantes do mercado, em dois grupos: Grau Especulativo (D até BB+) e Grau de Investimento (BBB- até AAA).

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...