Jump to content
  • 0

Dúvida para balancear minha carteira

Pergunta

Meu PIAR saiu da seguinte forma

image.png.8db099333ad9cdafae5ce225ab2c1cfd.png

Como eu já possuía muita renda fixa alocada, estou tentando equilibrar minha carteira com a renda variável. 

- Comprei ações da WEGE3, BBSE3, ITSA3, EGIE3 Nacionais que são a base da minha carteira

- Comprei ETFs IVV para diversificação de renda variável no exterior

- Comprei ETF VNQ e VNQI para REIT's no exterior

Hoje a distribuição está mais ou menos assim

image.png.1a8e52cb62237f6b6d80ceeba8d5c4b0.png

Estou com planos de crescimento de patrimônio de 10 anos e minha dúvida é:

* Vale a pena comprar FII's agora para diversificar nem que seja uma porcentagem baixa (5%) ou vale mais a pena investir em ações nacionais

* REIT's eu coloquei uns 5% pois considero importante para diversificação da carteira como se fosse uma ETF de empresas do seguimento de imóveis. Faz sentido dado que tenho dúvida de diversificar com FIIs?

* ETF's de renda fixa não faz sentido para mim dado a quantidade de renda fixa em que estou associado, mas ETF de renda variável compõe tanto do exterior como no Brasil? Pergunto isso pois já comprei o IVV e estou pensando não como reserva de valor mas como investimento comprar o ETF do GOLD11.

* Ações internacionais podem ser considerados o IVV dentre outros ou tem de ser os stock picking?

• Brabo 1
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
11 minutes ago, Ícaro Clever da Fonseca Braga disse:

Meu PIAR saiu da seguinte forma

@Ícaro Clever da Fonseca Braga vale lembrar que o PIAR é um norte para começarmos a pensar como iremos dividir a nossa carteira entre as classes de ativos, não é algo "fixo".

12 minutes ago, Ícaro Clever da Fonseca Braga disse:

Hoje a distribuição está mais ou menos assim

image.png.1a8e52cb62237f6b6d80ceeba8d5c4b0.png

Está bastante concentrado em Renda Fixa. O rebalanceamento vai ser mais rápido ou devagar a depender do tamanho da sua carteira, o valor do aporte e quando estes títulos de Renda Fixa vencem.

14 minutes ago, Ícaro Clever da Fonseca Braga disse:

Estou com planos de crescimento de patrimônio de 10 anos

Entendo então que a data para a liberdade financeira é em 2034, correto? Lá você vai continuar a trabalhar e a aportar ou a ideia é viver de renda passiva?

15 minutes ago, Ícaro Clever da Fonseca Braga disse:

* Vale a pena comprar FII's agora para diversificar nem que seja uma porcentagem baixa (5%) ou vale mais a pena investir em ações nacionais

Considerando a premissa dos 10 anos que coloquei acima, sim, vale a pena começar a aportar em FIIs, pois eles vão lhe trazer uma renda mensal mais regular, e o percentual maior que 5%. Se forem ações que pagam com mais regularidade, por exemplo, bancos, também valem a pena para a fase de renda passiva.

17 minutes ago, Ícaro Clever da Fonseca Braga disse:

* REIT's eu coloquei uns 5% pois considero importante para diversificação da carteira como se fosse uma ETF de empresas do seguimento de imóveis. Faz sentido dado que tenho dúvida de diversificar com FIIs?

Se você vai diversificar no exterior, faz sentido. Somente tenha cuidado com o tamanho do percentual, pois o dinheiro estará em outra moeda e para usá-lo aqui vai ter os custos para trazer de volta ao Brasil. 

19 minutes ago, Ícaro Clever da Fonseca Braga disse:

* ETF's de renda fixa não faz sentido para mim dado a quantidade de renda fixa em que estou associado, mas ETF de renda variável compõe tanto do exterior como no Brasil? 

Realmente pelo tamanho da Renda Fixa na sua carteira ter ETFs de Renda Fixa acaba tendo uma correlação maior.

20 minutes ago, Ícaro Clever da Fonseca Braga disse:

Pergunto isso pois já comprei o IVV e estou pensando não como reserva de valor mas como investimento comprar o ETF do GOLD11.

GOLD11 ou qualquer outro ticker de Renda Variável ou de Renda Fixa atrelados a Ouro não são reserva de valor, pois eles não cumprem com as premissas da reserva de valor. Somente o Ouro físico tem esta função de reserva de valor, porém só faz sentido ter para quem tem patrimônio grande e quer se proteger em uma eventualidade mais forte.

22 minutes ago, Ícaro Clever da Fonseca Braga disse:

* Ações internacionais podem ser considerados o IVV dentre outros ou tem de ser os stock picking?

Podem ser ETFs no exterior. Tem investidor que vai preferir investir somente em ETF por uma facilidade na análise e acompanhamento, e há aqueles que vão dispor de mais tempo e vão conseguir fazer as análises e acompanhamentos mais de perto.

Espero ter ajudado.

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...