Jump to content
  • 0

Análise da minha carteira de ações


Pergunta

Depois de anos de AUVP, finalmente voltei a investir e queria saber a opinião de vocês em relação a minha carteira.

Carteira com foco no longo prazo, dividida nesse momento em 55% ações, 20% renda fixa, 20% etfs internacionais e 5% Btc (como reserva de valor).

Base: Sanb11(4,74%),Itsa4(4,74%), Taee11(3,79%), Wege3(5,69%), Egie3(4,74%), BBSE3(4,74%), ITUB3(5,69%), BBAS3(4,74%) e SAPR4(3,79%)

Oportunidades: Flry3(4,74%), PSSA3(4,74%) e CSAN3(2,84%)

Explicação: Mantenho Itsa4 e Itub3, mas considero como um ativo só dividindo a porcentagem da carteira entre os dois. Itaú é o meu banco de maior confiança, por isso mantenho maior exposição nele. Sanb11 eu vejo como oportunidade de crescimento no longo prazo. BBAS3 e BBSE3 é a forma que eu encontrei de me ''expor'' ao agro de maneira mais ''segura'', portanto o raciocínio é quase o mesmo de Itaú e Itsa4. Wege3 é uma das empresas que eu mais gosto para crescimento e uma das mais confiáveis da minha carteira, porém o meu preço médio tá bem ruim por enquanto. 

Em renda fixa eu mantenho uma diversificação alta: Tesouro ipca+ 2035 (4,67%), Tesouro selic (mais como uma reserva de oportunidade, 4%), Debentures (3,33%), CDB's (4%), LCI/LCA's (4%). 

Etfs internacionais: SCHD, IVV, VEA, XLK distribuo 5% pra cada igualmente.

Cripto: Apenas bitcoin (5%)

Obs: As porcentagens são em relação aos 100% totais da carteira e não por subdivisão, pretendo revisitar algumas empresas e refazer o diagrama do cerrado, pois acredito que possa ter deixado passar algumas coisas.

A carteira tem como foco aposentadoria, portanto, estou focando em acumulação de patrimônio e resistência ao longo prazo. Tenho 22 anos e nem sei quando pretendo me aposentar, então pode-se considerar que é uma carteira pra mais de 25 anos. Não pretendo adicionar mais ações, até porque não teria tempo para acompanhar, pretendo substituir algumas ações de crescimento por Fiis quando estiver na frase de ''viver de renda''. Agradeço desde já quem se dispor a responder!!

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
13 horas atrás, Matheus Lucas Hott Nascimento disse:

Depois de anos de AUVP, finalmente voltei a investir e queria saber a opinião de vocês em relação a minha carteira.

Carteira com foco no longo prazo, dividida nesse momento em 55% ações, 20% renda fixa, 20% etfs internacionais e 5% Btc (como reserva de valor).

Base: Sanb11(4,74%),Itsa4(4,74%), Taee11(3,79%), Wege3(5,69%), Egie3(4,74%), BBSE3(4,74%), ITUB3(5,69%), BBAS3(4,74%) e SAPR4(3,79%)

Oportunidades: Flry3(4,74%), PSSA3(4,74%) e CSAN3(2,84%)

Explicação: Mantenho Itsa4 e Itub3, mas considero como um ativo só dividindo a porcentagem da carteira entre os dois. Itaú é o meu banco de maior confiança, por isso mantenho maior exposição nele. Sanb11 eu vejo como oportunidade de crescimento no longo prazo. BBAS3 e BBSE3 é a forma que eu encontrei de me ''expor'' ao agro de maneira mais ''segura'', portanto o raciocínio é quase o mesmo de Itaú e Itsa4. Wege3 é uma das empresas que eu mais gosto para crescimento e uma das mais confiáveis da minha carteira, porém o meu preço médio tá bem ruim por enquanto. 

Em renda fixa eu mantenho uma diversificação alta: Tesouro ipca+ 2035 (4,67%), Tesouro selic (mais como uma reserva de oportunidade, 4%), Debentures (3,33%), CDB's (4%), LCI/LCA's (4%). 

Etfs internacionais: SCHD, IVV, VEA, XLK distribuo 5% pra cada igualmente.

Cripto: Apenas bitcoin (5%)

Obs: As porcentagens são em relação aos 100% totais da carteira e não por subdivisão, pretendo revisitar algumas empresas e refazer o diagrama do cerrado, pois acredito que possa ter deixado passar algumas coisas.

A carteira tem como foco aposentadoria, portanto, estou focando em acumulação de patrimônio e resistência ao longo prazo. Tenho 22 anos e nem sei quando pretendo me aposentar, então pode-se considerar que é uma carteira pra mais de 25 anos. Não pretendo adicionar mais ações, até porque não teria tempo para acompanhar, pretendo substituir algumas ações de crescimento por Fiis quando estiver na frase de ''viver de renda''. Agradeço desde já quem se dispor a responder!!

Bom dia @Matheus Lucas Hott Nascimento. Mesmo com suas explicações eu vejo uma correlação muito grande na sua carteira. Veja que se algo acontece com o setor bancario por exemplo, voce tera 20% do seu patrimonio comprometido. Isto sem levar em conta que BBSE3 pode tambem ser afetada caso algo aconteça neste setor, ja que o seu modelo de atuação é utilizar a estrutura bancaria do BB para distribuir os seus produtos.

Alem disso, apesar das empresas terem modelos de negocios diferentes, estando no mesmo setor elas estão competindo pelo mesmo marketshare. Sendo assim o crescimento de uma empresa pode significar  a redução de crescimento da outra, fazendo com que a rentabilidade da sua carteira comece a andar de lado.

Um outro ponto que me chamou a atenção foram os percentuais iguais entre alguns ativos. Voce esta utilizando o diagrama do cerrado? Veja que um erro muito comum é o investidor dividir o montante que vai para cada ativo sem levar em consideração que cada um destes ativos possui caracteristicas proprias e um risco atrelado que pode ser diferente. Caso esta divisão esteja sendo feita pelo diagrama desconsidere este comentario.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Opa, bom dia. Realmente, não tinha me dado conta dessa relação de disputa pelo mesmo público, tendo em vista sua diversificação no modelo de negócio. Estou sim utilizando o diagrama do cerrado, porém creio que fiz a análise de forma inviesada, vou refaze-la. Em relação aos bancos, o ideal seria liquidar a posição em algum ou apenas parar com os aportes? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 minutes ago, Matheus Lucas Hott Nascimento disse:

Opa, bom dia. Realmente, não tinha me dado conta dessa relação de disputa pelo mesmo público, tendo em vista sua diversificação no modelo de negócio. Estou sim utilizando o diagrama do cerrado, porém creio que fiz a análise de forma inviesada, vou refaze-la. Em relação aos bancos, o ideal seria liquidar a posição em algum ou apenas parar com os aportes? 

@Matheus Lucas Hott Nascimento,

Eu vi a mesma coisa que o @Adriano Umemura... Uma exposição grande no setor financeiro/bancário, ainda mais se acrescentarmos ali as duas seguradoras (pssa3 e bbse3) e está última ligada ao bbas3.

Outro ponto.. Oq te justifica itsa4 e itub3? São praticamente a mesma coisa, considerando q a luvratividade da itsa advém do itub. Entendo que só esteja pagando 2x as mesmas taxas, estruturas etc... Quero dizer q qdo vc investe na itsa4, q controla o itub3, vc paga os diretores da Itausa e tb do Itaú etc etc. Então, na minha humilde opinião, se vc quer Itaú aloca nele. Se justifica a itausa pelas outras empresas q ela possui no portfólio, aí ficaria só em itausa.

Qto à sua pergunta, normalmente a gente não vende nada, só compra né... Então pararia de aportar e deixaria desidratar com o tempo aquela empresa q não faz muito mais sentido.

Lembrando sempre que nada disso é recomendação de compra ou venda, mantendo apenas fins didáticos aqui! 👍🏻 😉 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 horas atrás, Matheus Lucas Hott Nascimento disse:

Opa, bom dia. Realmente, não tinha me dado conta dessa relação de disputa pelo mesmo público, tendo em vista sua diversificação no modelo de negócio. Estou sim utilizando o diagrama do cerrado, porém creio que fiz a análise de forma inviesada, vou refaze-la. Em relação aos bancos, o ideal seria liquidar a posição em algum ou apenas parar com os aportes? 

Voce pode somente deixar os ativos congelados sem realizar mais aportes, que aos poucos o percentual de exposição frente a sua carteira ira se diluindo.

Uma das situações que voce poderia considerar a venda seria se a estrutura da sua carteira estiver muito desequilibrada e o valor do seu aporte demoraria muito tempo para equilibra-la. Veja que não se trata de empresas ruins, o motivo seria apenas controlar a correlação e o risco da sua carteira

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...