Jump to content

Assessor/Consultor de Investimentos

Recommended Posts

Pessoal, boa noite! 

Em um tópico antigo um amigo listou uma série de certificados exigidos para trabalhar como assessor de investimentos. 

Apareceu uma oportunidade junto aos colegas de trabalho, mas seria algo informal, mas eu seria remunerado pelos conselhos.

A dúvida é: também preciso dessas certificações? Andei lendo algumas normativas e me assustei com as multas...

Alguma.dica?

• Brabo 2
Link para compartilhar

Oi @Luciano Zafalon,

Até onde sei, precisa das certificações.

Aceita um sugestão de um amigo?  Não faça isso!!  Quanto é que você vai ganhar no total?  Mesmo que a gente aprenda sobre invetimentos, que a gente vai fazer menos besteira que os "totalmente cegos", vai ter horas que o que você recomendar vai cair e isso pode vir a te gerar indisposição com alguns colegas.  Lembrando ainda que não existe investimento certo ou errado numa abrangência geral (uma fórmula genérica). 

Eu, por exemplo, invisto a maior parte da minha grana com horizonte de 5 a 6 anos, quando pretendo começar a usufruir dos investimentos, mas tem também uma parte menor que é para sacar a cada ano, para viagens.  Eu tenho reserva de emergência.  Quando a bolsa cai e as ações ficam baratas, eu enxergo como oportunidade e não me dá "dor de barriga" se vejo o meu patrimônio total em RV reduzir de valor, pois sei que no longo prazo, vai dar certo.

Você estudar a perspectiva e perfil de cada investidor?  Alguém que precisar da grana investida numa hora dessas de baixa e o cara investiu 5000 há 6 meses e hoje precisar da grana e os ativos tiverem valendo 4500 depois desse tempo, pode te causar constrangimento....

Se conselho fosse bom, ele era vendido e não dado.  Dito isso, não se trata de conselho, apenas a minha opinião.

Espero que te ajude!  Abraço!

Editado por William Redig
  • Brabo 4
Link para compartilhar

1 hour ago, Luciano Zafalon disse:

Pessoal, boa noite! 

Em um tópico antigo um amigo listou uma série de certificados exigidos para trabalhar como assessor de investimentos. 

Apareceu uma oportunidade junto aos colegas de trabalho, mas seria algo informal, mas eu seria remunerado pelos conselhos.

A dúvida é: também preciso dessas certificações? Andei lendo algumas normativas e me assustei com as multas...

Alguma.dica?

Boa noite, @Luciano Zafalon !

Apenas complementando o nosso amigo @William Redig.

Para exercer essa função é necessário sim ter alguma certificação. Salvo engano pode ser entre CEA, CGA e CNPI.

É uma exigência da ANBIMA se ter este tipo de certificação para garantir conhecimento nas recomendações. Caso contrário, as indicações de investimentos são caracterizadas como crime.

• Brabo 4
Link para compartilhar

• Criar novo...