Jump to content
  • 0

Dúvida anônima sobre Tesouro Selic 2029 (socorro)


Convidado Anônimo

Pergunta

Há conceitos pessoais e também técnicos aqui.

A imagem que vai aparecer sei lá onde aqui neste post é do app do Itaú. Conta da minha mãe. Minha mãe é uma pessoa inteligente, mas sensível. Eu herdei somente a sensibilidade. Porém eu sei mexer com aplicativos mobile, ela não. O pouco que eu penso entender sobre investimentos e finanças pessoais, ela não entende. Então eu tento organizar as finanças da casa desde a pandemia por acaso. Não adianta mudar agora porque eu sou uma mula que não sabe ensinar.

Depois de uma vida de trabalho duro, ela recebeu uma herança X. Fizemos o óbvio que diz a educação financeira básica: pagamos as dívidas. Não sou eu dizendo, não precisa de curso. Quem não é mula, aconselha: pague primeiro as dívidas e cale a boca. Vai discutir com o governo? Vai discutir com a lei? Só assimilei para mim e dei para ela a opção. Ela escolheu e fizemos o que deu.

Sobrou uma quantidade Y. Ela não queria que o dinheiro acabasse. Ela não tem mais nada e foi uma herança em dinheiro de uma pessoa querida. Dei a ela a ideia de investir para não perder dinheiro. Ela me deu carta branca: invista. Falei a ela o óbvio: "mamãe, eu não sei investir".

Nesse meio-tempo aconteceram comigo crises que envolvem eventos recentes, eventos de anos e condições pessoais. Isso tudo me deixou com a cabeça tão ferrada que estou sem conseguir prestar atenção, não consigo sair do quarto nem aparecer a não ser para ir a médicos. Os remédios me sustentam para escrever qualquer coisa. E para pensar que estou bem de vez em quando para tentar arrumar algum job ou conhecimento para mim. Então um dia antes de me matricular na AUVP, sabendo que entraria em contato com muitas informações de uma vez que eu não conseguiria assimilar, reuni toda a minha força cognitiva e achei um investimento que eu achava menos burro para deixar durante todo meu processo de "aprendizado" (várias fontes e razões, inclusive os vídeos públicos do canal do investidor Sardinha): o tesouro direto de maior prazo (Selic 2029). O Raul chama de outro jeito ("tesouro Selic mais velho"). Esse termo não entra na minha cabeça, então vou continuar chamando do meu jeito. Mais seguro que isso, só dois disso, certo? Não. Mas vamos lá. Comprei dois no dia 30 de julho. Eu acho. Avisei minha mãe. O valor tava cerca de 15 mil o valor unitário do título no app. Era o que estava escrito no app, ok? Não tenho inteligência, só sei os motivos de escolher isso e que isso vai ter que ser declarado no IR. Não sei declarar IR, mas declarar IR tá no módulo 8. Eu acho. Disseram por aí numa live. Estou no 4. Não é minha preocupação. Me matriculei na AUVP no dia 31. Eu acho. Turma 35.

O módulo 4 é tão abrangente que minha capacidade cognitiva reduzida não pega. E esquece os módulos anteriores. No entanto, esse dinheiro investido foi ficando necessário. E foi sendo tirado até ficar isso aí da imagem. Aí acabou investimento, né, minhas príncipas e meus princesos? Tem um erro básico e crasso aí. Isso não deveria ser investido, deveria ser reserva de emergência. Hora de tirar, certo? Não tenho ordens para isso. Minha mãe mandou investir. Eu obedeço ordens. Tirar do investimento faria ela achar que pode gastar. Mas tem horas que tem que gastar. É dela. Mas ela não quer gastar porque é a única reserva que ela conseguiu na vida. E dizer para ela que não dá para usar isso para investir fará ela chorar de dor. A cada dia, minha saúde piora. A cada dia, a saúde dos meus pais piora. A cada dia, gastos. Se minha mãe chorar, minha saúde e a dela vão piorar também.


Complicado, né? Nem tanto, só me expulsar do curso. Mas aí eu choro. Se eu chorar, minha mãe chora. Reembolso não vou pedir. Qual é, o curso é bom. Nada que ninguém da AUVP, inclusive o Raul, falem me machuca mais que o choro da minha mãe. Coisa dramática, hem? Mas é sério. Se me expulsarem ou quiserem fazer devolução, eu vou chorar. Se eu chorar, minha mãe chora junto. Herdei a sensibilidade dela, lembram? Cada vez que ela chora, eu pioro. Não há problema com o curso, é comigo. Estava tentando estudar para mudar de área para tirar um CPA-20 ao longo do curso e arrumar um emprego num banco. Como que arruma emprego em banco lidando com pessoas sem me tratar das minhas crises, que afetam minha capacidade cognitiva? Problema meu. Como conseguir ajudar a botar dinheiro pra investir e pra tratar minhas crises sem o emprego? Procurei outras formas, não consegui. Nada de tigrinho nem contra a lei. Uma pessoa burra que tomou vacina para burrice. O que restou? Cabeça oca. Tira a burrice da mula, ela fica o quê? Inteligente? Não, né. Ela fica vazia. Minha tentativa de enfiar conhecimento na minha cabeça de mula funciona muito mais vagarosamente do que o tempo me permite. Papai, mamãe e eu precisamos de tratamento. Alguns advogados e alguns servidores públicos fazem a gente chorar. Não é metáfora. A gente tem chorado muito por causa disso.

E a dúvida? Ah, sim. Para começar:

1. Por que raios o valor unitário do título de Tesouro Selic 2029 o app do Itaú mostra que valia e continua valendo cerca de 15 mil? Olhem a imagem. O curso fala que vale mil, vai ficar em torno de mil durante o tempo e não vai mudar muito, já que é Tesouro Selic. Era um exemplo? Uma suposição? Uma verdade que entendi errado? É o app que tá juntando 15 Tesouros Selic num só? O app não deve estar com problema nem fazendo errado. É um tipo de investimento que pode ser feito em qualquer lugar. Quem ganharia com uma falha nessa joça? A mula aqui é que não entende.

2. Não me deram permissão para resgatar. Se for resgatar, pessoas choram. Mamãe precisa saber que algum valor está investido, ou ela chora. Dor. Mas a regra é clara, Galvão. Reserva de emergência não se investe. Nem mamãe nem eu podemos querer bater a inflação numa hora tão toscamente imprevisível. Ela nem sabe o que é Selic, mas sabe que o dinheiro está investido, e eu já disse que não rende muito. Isso já faz ela balançar pro lado do choro. E eu também. O que fazer? Não faz, compra feito. É o que diz o ditado popular. Ditados são clichês. Não adianta repetir se não sabe o significado por trás. Vou resgatar e manter na conta dela. Ela quer que eu ponha na minha porque confia em mim. Eu não ponho porque acho que ela precisa. Laranja?

 

Eu tenho que comunicar e tomar a decisão com base na decisão dela. Ela não é cliente AUVP. Eu sou. O dinheiro é dela, não meu. Ela me dá autonomia, e eu não vou tomar dinheiro dela. É minha mãe, e eu a amo. Ao mesmo tempo tem lei e moralidade aí. Se perguntar a 100 advogados, eles vão dar 101 interpretações da mesma lei. O juiz pode ter uma 102ª interpretação. Todas estão certas? Se estivessem, viveríamos em Nárnia. Quem tem dinheiro, contrata quem puder interpretar a lei do jeito que lhe for conveniente. Moralidade? Ninguém sabe o que é. Estão pensando nisso há milhões de anos, não há conclusão e nem vai ter. O problema aqui é que temos defeitos genéticos chamados sensibilidade e empatia. A maioria dos animais humanos tem. Ajudou a gente a sobreviver desde milhões de anos atrás. Minha mãe e eu nascemos com um pouquinho a mais desse defeito e alguns outros. Excesso desse defeito faria humanos morrerem milhões de anos atrás, ainda faz hoje e faz perder dinheiro também. Nossa, como o ser humano mudou, né? Arrogância...

Se puderem responder com opiniões construtivas ou ofensivas ou os dois ao mesmo tempo, à vontade. Não vou responder de volta. Porque nem sei se vou ter capacidade cognitiva para ler e entender qualquer coisa daqui a 2 h. Medo mesmo é de fazer minha mãe chorar, em primeiro lugar. Em segundo, de expulsão do curso. Quero tentar aprender para ela não chorar mais. Tem como dar joinha aqui a todo mundo que comentar? É só um sinal para mostrar meu agradecimento se eu conseguir acessar a comunidade. Afinal alguém perdeu algum tempo lendo ou respondendo alguma coisa aí.

 

P.S.: Ah, sim, enquanto escrevia o texto, resgatei porque é o certo. Nem sei quanto dinheiro vai ser resgatado, porque não é imediato (que tal tentar adivinhar? Tem tributos etc.). Nada disso tira minha dúvida sobre Tesouro Selic. Só não sei onde colocar o dinheiro que vai ser resgatado. Tenho que apresentar opções, e minha mãe tem que decidir. Há dor todo dia aqui. Perdi a capacidade de entender o que dói mais. Tudo dói para mim. Efeitos dos remédios estão passando. Help.

 

Screenshot_20241009-101531-340.png

Link para compartilhar
Share on other sites

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

A vida pessoal as vezes é complicado mesmo, especialmente em um campo que não temos familiaridade - se me permite, não desista - assim como ninguém aprendeu a andar da noite para o dia, a maiora das coias temos que ver, ver, ver e rever algumas vezes até que a coisa, o conceito seja familar e assim possamos ter um pouco mais de segurança - pelo menos é assim comigo.

Espero que voce e sua familia fiquem bem !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...