Escolhi o setor de Energia elétrica para ser o primeiro setor a ser analisado. E percebi que a EGIE3 se destaca muito com relação as outras do subsetor de Geração de energia. Tem alguns indicadores absurdos como ROE (39,5%), Margem Líquida (41,09%), Margem EBIT (72,02%). Isso faz a empresa ser muito atrativa.
Porem, a Dívida Líquida/EBITDA está em 1,97 (e passou de 2,5 nos ultimos anos). Além disso, a Dívida Bruta/Patrimônio é de 1,92.
O CAGR Receitas é de 1,64%. A receita dela diminuiu R$ 2 Bi de 2021 pra agora, mesmo o Lucro crescendo 13,69% (CAGR Lucros).
Além disso, olhando o RI, observei no último DRE, que a empresa tem o Payout mínimo de 55%, mas que em alguns anos consecutivos chega a 100%. Isso é saudável? Contando que a empresa está realizando algumas obras de expansão de suas usinas. Estou perdendo algum detalhe? Que indicadores posso olhar que explique essa diminuição de receita? E esse endividamento? Se alguém puder me dar um norte.
Pergunta
Gabriel Darin Verga
Boa noite!
Escolhi o setor de Energia elétrica para ser o primeiro setor a ser analisado. E percebi que a EGIE3 se destaca muito com relação as outras do subsetor de Geração de energia. Tem alguns indicadores absurdos como ROE (39,5%), Margem Líquida (41,09%), Margem EBIT (72,02%). Isso faz a empresa ser muito atrativa.
Porem, a Dívida Líquida/EBITDA está em 1,97 (e passou de 2,5 nos ultimos anos). Além disso, a Dívida Bruta/Patrimônio é de 1,92.
O CAGR Receitas é de 1,64%. A receita dela diminuiu R$ 2 Bi de 2021 pra agora, mesmo o Lucro crescendo 13,69% (CAGR Lucros).
Além disso, olhando o RI, observei no último DRE, que a empresa tem o Payout mínimo de 55%, mas que em alguns anos consecutivos chega a 100%. Isso é saudável? Contando que a empresa está realizando algumas obras de expansão de suas usinas.
Estou perdendo algum detalhe? Que indicadores posso olhar que explique essa diminuição de receita? E esse endividamento? Se alguém puder me dar um norte.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
2
1
DIAS POPULARES
10/Out
2
9/Out
1
Top Posters For This Question
Gabriel Darin Verga 2 posts
Adriano Umemura 1 post
DIAS POPULARES
10/Out 2024
2 posts
9/Out 2024
1 post
Os mais famosos desse tópico
Adriano Umemura
Bom dia @Gabriel Darin Verga. Geralmente empresas do setor de energia eletrica são mais alavancadas devido a previsibilidade maior de receita. Enquanto em outros setores podemos aceitar divida liquida
Gabriel Darin Verga
Boa noite! Escolhi o setor de Energia elétrica para ser o primeiro setor a ser analisado. E percebi que a EGIE3 se destaca muito com relação as outras do subsetor de Geração de energia. Tem algun
Gabriel Darin Verga
Perfeito, Adriano! Muito obrigado pela ajuda! Vou analisar os demonstrativos dos anos anteriores e entender como a empresa foi evoluindo nesses períodos. Muito obrigado!
Posted Images
2 respostas para essa pergunta
Recommended Posts