Jump to content
  • 0

Legalidade de transação

Convidado Anônimo

Pergunta

Olá, bom dia a todos. 

Eu recebo meus pagamentos no exterior como pj e gostaria de aplicar o mesmo dinheiro que recebo direto no exterior, sem ter que trazer o dinheiro para o Brasil ai depois comprar dolar novamente (para evitar taxas). isso seria algo irregular para a receita?

Link para compartilhar

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Olá, bom dia a todos. 

Eu recebo meus pagamentos no exterior como pj e gostaria de aplicar o mesmo dinheiro que recebo direto no exterior, sem ter que trazer o dinheiro para o Brasil ai depois comprar dolar novamente (para evitar taxas). isso seria algo irregular para a receita?

Anônimo, não entendi bem. Você mora no Brasil, trabalha para uma empresa no exterior como PJ (a sua empresa é aqui no Brasil), o pagamento que você recebe é em uma conta em moeda estrangeira lá fora. Não entendi o "depois compra dólar novamente". Explica melhor para podermos dar uns pitacos rsrsrs

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
7 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Eu recebo pagamentos em dólar, mas moro do Brasil, eu quero saber se é certo fazer investimentos lá fora sem trazer dinheiro para o Brasil.

acho que o link que está faltando é -- vc recebe pagamento em dolar.... onde ? - em conta no Brasil. conta no pais que vc trabalha - suponho que seja US? - o PJ é do Brasil ou de fora ?

se vc emite uma NF aqui no Brasil que recebeu 100 USD - onde está esse dinheiro ? sacou ? tem que ter um rastro, ou vc tem uma conta la fora e aponta que recebeu nessa conta .... tem um rolo ai 

E como vc é PJ vc teria que "retirar o pro labore" para poder fazer o investimento como PF, ou vc está falando de investir como PJ mesmo ?

tantas perguntas kkk

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0

recebo pagamento em dolar em conta nos estados unidos.

PJ é do Brasil. eu trago dinheiro e emito nota, normal. 
Minha pergunta é se é legal eu retirar pro-labore em uma outra conta dos estados unidos só que "PF" para então investir.

Ou seja, essa retirada de pro-labore não chegaria no Brasil. 

Link para compartilhar

• 0
7 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

recebo pagamento em dolar em conta nos estados unidos.

PJ é do Brasil. eu trago dinheiro e emito nota, normal. 
Minha pergunta é se é legal eu retirar pro-labore em uma outra conta dos estados unidos só que "PF" para então investir.

Ou seja, essa retirada de pro-labore não chegaria no Brasil. 

Ai eu acho que deu ruim *acho* - um adv. ou contador da area vai te ajudar melhor

MEU pensamento, em teoria, o dinheiro deveria entrar na conta PJ (então a sua empresa teria que ter uma filial lá para receber esse pagamento), ai o pagamento de impostos, contador, despesas da sua empresa sairia de lá e só o valor liquido vai para a sua PF - se a sua conta lá é PF fica um pouco complicado pq vc está gerando movimentação na PF que na verdade são da PJ. Em teoria vc poderia - porém, dependo do quanto vc acumular tanto lá quanto aqui podem levantar dúvidas sobre o processo e querer encher a sua paciencia alegando que tal movimentação na PF está acima do que vc declarou como recebido da PJ - mas, depende da movimentação, pois Brasil e US tem comunicação e eles mandam sua movimentação para o gov Brasileiro assim com o Brasileiro manda para US

Mas, tudo depende muito da movimentação - 1k USD - sem grandes problemas, 100k - começa a chamar atenção

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Carlos Matos disse:

@Carlos Matos,
Vou dar o meu "pitaco" também... 🤣

Anônimo...
Não existe problema para a receita federal não! 

Não é nenhum ilícito cível ou penal trabalhar para estrangeiros e receber em dólar ou euro nem nada...

Oq vc precisa fazer é simplesmente declarar o valor recebido em moeda estrangeira pela sua empresa para a receita federal, como recebimento no exterior...
Então vc vai pagar o IR da sua empresa e demais encargos, normal...

E para você, no seu IR, na hora de fazer seu ajuste anual, mesma coisa...

Oq vc NÃO deve fazer é receber isso diretamente numa conta PF nos EUA, por exemplo, sem q isso passe por uma conta da sua PJ lá no estrangeiro... Pq aí vc estaria pulando uma etapa.

Vc precisa ter lucros na empresa para poder distribuir... Se não tem movimento na conta da empresa, não tem como provar q houve lucro, não dá pra fazer a conciliação bancária.

Se vc fizer isso, a receita pode compreender como recebimentos havidos de pessoa física e te mandar uma taxa de 27.5% a título de IR, fora multas e etc.

Se precisar de alguma coisa, estou a disposição... 😉

Editado por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia
  • Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

Sim, eu recebo na minha conta PJ e emito a nota no Brasil para declarar o recebimento. 

Minha dúvida é especifico de uma retirada de lucro da minha conta PJ (US) para minha conta PF (US). 
Já que esse dinheiro vamos dizer que o Brasil não vê, se teria algo irregular ai.

Link para compartilhar

• 0
10 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Sim, eu recebo na minha conta PJ e emito a nota no Brasil para declarar o recebimento. 

Minha dúvida é especifico de uma retirada de lucro da minha conta PJ (US) para minha conta PF (US). 
Já que esse dinheiro vamos dizer que o Brasil não vê, se teria algo irregular ai.

Tranquilo então...

Na hr de declarar os valores recebidos a título de rendimentos isentos (distribuição de lucros), se valha do valor da cotação do dólar de compra do último dia útil da primeira quinzena do mês antecedente do seu rendimento. Pega isso no bacen!

Põe o somatório desses valores na declaração de IRPF aqui no Brasil a título de rendimentos isentos e vá ser feliz! 

Quando comprar um ativo, não esqueça de declarar na ficha de bens e direitos pelo valor da cotação do dólar na data da aquisição! 

Pronto, economizou o IOF e o spread cambial! 😉🙏🏻

Nada irregular, nada ilícito, tudo declarado bonitinho conforme determina a lei e os regulamentos específicos do IR! 👏🏼👏🏼

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• Criar novo...