Fala sardinhas, acabo de ver o vídeo de ontem do canal, e meio que me deu uma bugada no cérebro…
Lá o Raul comenta que no caso de uma hiperinflação o tesouro IPCA+ não estaria protegido, mas no caso citado, mesmo que com a hiperinflação lá na frente pagássemos 15% de IR, como não estaria protegido se enquanto o valor ficou investido ele rendeu lá acima da inflação?
No meu entendimento, teria de certa forma “protegido” o dinheiro quanto a perda de seu poder de compra… 🤔
Ao final do vídeo ele explica que a inflação incide sobre o valor nominal e não o valor real, porém, se a inflação for de 5% ou de 50% ao qual foi o exemplo citado, e a taxa de juros sobre o IPCA for por exemplo 6,5%, é errado eu dizer que se compararmos o poder de compra dos dois cenários, eles seriam equivalentes, mesmo ao final do prazo incidindo a alíquota de 15% do IR?
Pergunta
Matheus Mamed De Goes
Fala sardinhas, acabo de ver o vídeo de ontem do canal, e meio que me deu uma bugada no cérebro…
Lá o Raul comenta que no caso de uma hiperinflação o tesouro IPCA+ não estaria protegido, mas no caso citado, mesmo que com a hiperinflação lá na frente pagássemos 15% de IR, como não estaria protegido se enquanto o valor ficou investido ele rendeu lá acima da inflação?
No meu entendimento, teria de certa forma “protegido” o dinheiro quanto a perda de seu poder de compra… 🤔
Ao final do vídeo ele explica que a inflação incide sobre o valor nominal e não o valor real, porém, se a inflação for de 5% ou de 50% ao qual foi o exemplo citado, e a taxa de juros sobre o IPCA for por exemplo 6,5%, é errado eu dizer que se compararmos o poder de compra dos dois cenários, eles seriam equivalentes, mesmo ao final do prazo incidindo a alíquota de 15% do IR?
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
1
1
1
DIAS POPULARES
15/Out
3
Top Posters For This Question
Edison Paulini 1 post
Ângelo Cossa Ferreira 1 post
Matheus Mamed De Goes 1 post
DIAS POPULARES
15/Out 2024
3 posts
Os mais famosos desse tópico
Matheus Mamed De Goes
Fala sardinhas, acabo de ver o vídeo de ontem do canal, e meio que me deu uma bugada no cérebro… Lá o Raul comenta que no caso de uma hiperinflação o tesouro IPCA+ não estaria protegido, mas no c
Edison Paulini
Boa tarde, @Matheus Mamed De Goes ! Vamos relembrar um ponto que é importante para o entendimento deste tema. O IR é cobrado sobre o valor rendido. Em um cenário de hiperinflação, nominalmen
Ângelo Cossa Ferreira
O negócio é pegar IPCA+ incentivado! hehehehe Mas ai acho que o risco sobe bastante em caso de hiperinflação, já q acho q se acontecer hiperinflaçãod e uma hora pra outra o risco de calote em deb
2 respostas para essa pergunta
Recommended Posts