Jump to content
  • 0

IPCA+ e hiperinflação

Matheus Mamed De Goes

Pergunta

Fala sardinhas, acabo de ver o vídeo de ontem do canal, e meio que me deu uma bugada no cérebro…

Lá o Raul comenta que no caso de uma hiperinflação o tesouro IPCA+ não estaria protegido, mas no caso citado, mesmo que com a hiperinflação lá na frente pagássemos 15% de IR, como não estaria protegido se enquanto o valor ficou investido ele rendeu lá acima da inflação?

No meu entendimento, teria de certa forma “protegido” o dinheiro quanto a perda de seu poder de compra… 🤔

Ao final do vídeo ele explica que a inflação incide sobre o valor nominal e não o valor real, porém, se a inflação for de 5% ou de 50% ao qual foi o exemplo citado, e a taxa de juros sobre o IPCA for por exemplo 6,5%, é errado eu dizer que se compararmos o poder de compra dos dois cenários, eles seriam equivalentes, mesmo ao final do prazo incidindo a alíquota de 15% do IR? 

• Brabo 3
Link para compartilhar

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
29 minutes ago, Matheus Mamed De Goes disse:

Fala sardinhas, acabo de ver o vídeo de ontem do canal, e meio que me deu uma bugada no cérebro…

Lá o Raul comenta que no caso de uma hiperinflação o tesouro IPCA+ não estaria protegido, mas no caso citado, mesmo que com a hiperinflação lá na frente pagássemos 15% de IR, como não estaria protegido se enquanto o valor ficou investido ele rendeu lá acima da inflação?

No meu entendimento, teria de certa forma “protegido” o dinheiro quanto a perda de seu poder de compra… 🤔

Ao final do vídeo ele explica que a inflação incide sobre o valor nominal e não o valor real, porém, se a inflação for de 5% ou de 50% ao qual foi o exemplo citado, e a taxa de juros sobre o IPCA for por exemplo 6,5%, é errado eu dizer que se compararmos o poder de compra dos dois cenários, eles seriam equivalentes, mesmo ao final do prazo incidindo a alíquota de 15% do IR? 

Boa tarde, @Matheus Mamed De Goes !

Vamos relembrar um ponto que é importante para o entendimento deste tema.

O IR é cobrado sobre o valor rendido. Em um cenário de hiperinflação, nominalmente nossos ganhos seriam bem altos. Mas o IR tem como base de cálculo justamente o valor rendido. Logo, se os ganhos foram grandes, a base de cálculo do imposto consequentemente é maior o que faz com que o valor deduzido seja também grande. Como este valor deduzido será grande, a nossa rentabilidade real será menor. 

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

O negócio é pegar IPCA+ incentivado! hehehehe

Mas ai acho que o risco sobe bastante em caso de hiperinflação, já q acho q se acontecer hiperinflaçãod e uma hora pra outra o risco de calote em debêntures , etc deve subir bastante, e não sei qual q efetividade do FGC em cenários de hiperinflação, aliás é uma duvida q tenho, se houver uma calote, o prazo entre o calote e o pagamento do FGC não é atualizado certo?

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...