Jump to content

"Meu partido político é o PIB" (o.O)


Recommended Posts

Pessoal; eu não teria coragem de perguntar isso em mais nenhum lugar - certa vez escutei um investidor e influenciador respondendo nos storys essa frase, quando questionado sobre política. Lembrando QUE NÃO estou falando de política, mas gostaria de entender o que essa frase significa, pra formar minha opinião. Enfim... Guardei a frase e quando encontrei um amigo que está no mercado financeiro há tempos, perguntei o que ele achava dela e se eu poderia usá-la, caso alguém me questionasse. Ele disse pra eu não repetir isso, mas também não explicou o porque - e da forma que ele mudou - a postura e o olhar, quando perguntei, nunca mais tive coragem de tocar no assunto... Nunca mais, até agora. Vocês podem me dizer o que compreendem sobre ela? O que há de tão errado e por que é tão negativo - caso lhes parece negativo, repetí-la? E caso a considerem positivo, por que é algo positivo? Afinal de contas, o que significa dizer que "meu partido político é o PIB"?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Oi Sheìla Machado, não vejo um ponto negativo na frase... dizer que "meu partido político é o PIB", pra mim significa dizer que independe de quem esteja no governo o foco deve ser o crescimento do país, então, não me importa a sopa de letrinhas na eleição, desde que haja um crescimento expressivo. Agora, para usá-la em uma fala sua, requer um estudo mais aprofundado dos argumentos contra e a favor desse pensamento. Afinal, o PIB pode crescer 4 anos seguidos, e ao mesmo tempo a educação básica pode continuar precária, além de outros pontos. Cabe muita conversa a esse respeito! Espero ter ajudado! ☺
Link para compartilhar
Share on other sites

Olha, se o PIB é basicamente um índice que mostra se um país está crescendo economicamente ou não... E tais informações através dele aquece ou desacelera o "mundo" dos investimentos em nosso país. Então a frase mencionada em seu questionamento ao meu ver deve ser de apelo positivo. A não ser que se refira a uma conotação... Daí o entendimento só o responsável da frase poderá esclarecer com mais exatidão.
Link para compartilhar
Share on other sites

Não acredito em uma conotação integralmente negativa nessa afirmação. Acredito que a intenção possa residir no fato de que o que realmente ele deseja é o crescimento econômico de um País, sem viés defensivo a um ou outro partido/político. Essa foi a minha impressão. Como foi dito aí, faz-se necessário um estudo mais técnico e aprofundado antes de se reproduzir né rsrs, construir um senso crítico sempre será o melhor caminho.
Link para compartilhar
Share on other sites

Esteticamente a frase é interessante. A sigla PIB parece uma sigla de um dos 40 partidos políticos do país. No Brasil, Partido Político não representa nada além da venda de influência de caciques e legendas de partidos de aluguel porque o Brasil não permite candidatura independente.
Do lado do conceito, Produto Interno Bruto é uma média da riqueza produzida por habitante de um país. É uma métrica, uma forma de comparar dois entes. Por exemplo: Angola tinha um PIB de USS2.000 e 90\% dos habitantes são miseráveis.
Como um Koan budista (um paradoxo para estimular reflexão) ou uma jogada escrota do Mestre dos Magos em arrotar palavras soltas ao invés de dizer logo que a Caverna do Dragão não tem saída :D Não se deveria destruir a esperança das pessoas se não tiver nada para colocar no lugar.
Então, como frase de efeito ela pode ser boa mas é bom dominar os conceitos antes de cuspir o jargão pois "o tiro pode sair pela culatra" (a arma atirar para trás). Excelente provocação!
Link para compartilhar
Share on other sites

Esteticamente a frase é interessante. A sigla PIB parece uma sigla de um dos 40 partidos políticos do país. No Brasil, Partido Político não representa nada além da venda de influência de caciques e legendas de partidos de aluguel porque o Brasil não permite candidatura independente.
Do lado do conceito, Produto Interno Bruto é uma média da riqueza produzida por habitante de um país. É uma métrica, uma forma de comparar dois entes. Por exemplo: Angola tinha um PIB de USS2.000 e 90\% dos habitantes são miseráveis.
Porém, quem quiser interpretar sua frase por viés "social", vai achar que você sempre vai tender para o acúmulo de capital. E nessa associação, os bancos putxinhos com PIX e perdendo os créditos consignados e taxas de TED e os Megavarejos que alavancam o seu negócio com políticas de LockDown vão apoiar deliberadamente as chapas progressistas. Ideologia é coisa que só serve para puxar voto e as coisas precisam ser analisadas pelos seus resultados, tipo uma Venezuela afundando em cima de uma super reserva de Petróleo.
Como um Koan budista (um paradoxo para estimular reflexão) ou uma jogada escrota do Mestre dos Magos em arrotar palavras soltas ao invés de dizer logo que a Caverna do Dragão não tem saída :D Não se deveria destruir a esperança das pessoas se não tiver nada para colocar no lugar.
Então, como frase de efeito ela pode ser boa mas é bom dominar os conceitos antes de cuspir o jargão pois "o tiro pode sair pela culatra" (a arma atirar para trás). Excelente provocação e é preciso muita calma pra lançar no ambiente polarizado e emocionado, doido para arrastar dogma da Frente Hipnótica da Militância!
Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com Andriw Araújo Álvares"independe de quem esteja no governo o foco deve ser o crescimento do país", e acredito que um dos motivos para estarmos aqui é aprender a viver "transcendendo" qualquer governo. Quero dizer, construir nosso patrimônio e atingir nossas metas independente e apesar de qualquer governo.
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi pessoal, obrigada pelas contribuições. Vocês são top fodas! Não pretendo reproduzir a frase ainda, não sem compreendê-la totalmente - fiquem tranquilos! ??? Quanto ao acumulo de capital: ISSO SIM ME REPRESENTA e não tenho o menor problema de falar isso, pois para produzir dinheiro (através de trabalho e planejamento pessoal), acredito quer precisamos sim, AMAR GANHAR DINHEIRO. Sai de casa com 15 anos e não tinha o segundo grau, entre as inúmeras coisas que já passei, tenho certeza absoluta de que é melhor chorar na sarjeta em Paris do que chorar largada, nas ruas do nosso país. Hoje penso que quanto mais eu ganhar, mais posso multiplicar - fazendo bem não só à minha vida - com a realização de desejos e vontades, mas na vida de conhecidos e também desconhecidos. Novamente: OBRIGADA POR TODAS AS CONTRIBUIÇÕES! As trocas que temos - além das aulas todas, estão me sendo de grande valia! Boa semana e muito boa sorte para todos! ✌?

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Sheìla Machado, talvez a reação não positiva dessa pessoa com quem falou, seja pelo motivo de que o PIB do país pode até aumentar, mas não necessariamente a renda per capita das pessoas acompanha essa alta. Passamos por recessões fortes no país de 2014-2016 e agora com a pandemia (que ainda estamos vivendo). Pelo pouco que já estudei sobre o assunto, o nosso pico em relação ao PIB foi em 2003 (Vale ressaltar que nesse período o Brasil "surfou a onda" da alta das commodities e mesmo assim cresceu menos que que países emergentes e países próximos geograficamente, mas ai já entra em política e não é o foco); E até 2014 o Brasil ainda figurava dentro dos sete maiores PIBs do mundo.

Acredito que a reação negativa pode ter sido nesse ponto, de ser uma recuperação "natural" do Pib e não necessariamente ser um desenvolvimento do Brasil e considerando a marchinha de carnaval que fala "O rico fica mais rico e o pobre fica mais pobre" como uma resposta para o aumento do PIB, já que a renda das famílias não só deixou de crescer nesse período, mas em muitos casos, diminuindo a capacidade de consumo (por consequência da alta inflação, por exemplo).
Sei que essa minha interpretação é bem superficial, tentei analisar a frase de uma forma que pudesse entender a reação. Mas é um tema muito importante e válido para ser debatido. Muito obrigado por trazer isso na comunidade, esses debates de como conseguir analisar os indicadores, não na frieza do número em si, mas em um contexto da população e do país é muito necessário. Parabéns pelo tópico, me fez refletir muito!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...