Post popular Deny Azrak De Oliveira Postado 17 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 17 de Outubro Fala comunidade, blz? Iniciei uma carteira com pouco mais de cinco mil reais investidos, renda fixa na caixinha no nubank, e o restante em algumas ações (bbsa3, cmig4) e fiis. O propósito da carteira é buscar ativos de empresas em crescimento, perenes, com fins a longo prazo somente. Estou aguardando o início da próxima turma. A dúvida é se o ideal é manter aportes mensais (a média de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00) durante o curso, ou se o ideal seria um aporte menor nos ativos, e o restante guardar na renda fixa pra deixar pra investir essa reserva de oportunidade mais pra frente quando tiver mais conhecimento? obs.: Ainda estou estudando as empresas que pretendo ter na carteira para que fique equilibrada e em harmonia. Desde já, obrigado. 7 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 17 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 17 de Outubro 1 hour ago, Deny Azrak De Oliveira disse: Fala comunidade, blz? Iniciei uma carteira com pouco mais de cinco mil reais investidos, renda fixa na caixinha no nubank, e o restante em algumas ações (bbsa3, cmig4) e fiis. O propósito da carteira é buscar ativos de empresas em crescimento, perenes, com fins a longo prazo somente. Estou aguardando o início da próxima turma. A dúvida é se o ideal é manter aportes mensais (a média de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00) durante o curso, ou se o ideal seria um aporte menor nos ativos, e o restante guardar na renda fixa pra deixar pra investir essa reserva de oportunidade mais pra frente quando tiver mais conhecimento? obs.: Ainda estou estudando as empresas que pretendo ter na carteira para que fique equilibrada e em harmonia. Desde já, obrigado. Boa tarde, @Deny Azrak De Oliveira ! Você pode seguir aportando os valores mas melhor direcionar no tesouro Selic ao invés da sua carteira já montada. Como você vai estudar, aprender a fazer uma correta análise de ativos e montar sua estratégia, ainda não sabemos se os ativos que você possui estão de acordo com tudo isso e não vale o risco. Deixar então no tesouro que possui liquidez, tem segurança, uma rentabilidade legalzinha e praticamente não sofre da marcação a mercado, é o melhor caminho. Espero que ajude! 5 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Rafael Di Martini Jaser Postado 25 de Outubro Compartilhar Postado 25 de Outubro On 17/10/2024 at 11:17, Edison Paulini disse: Boa tarde, @Deny Azrak De Oliveira ! Você pode seguir aportando os valores mas melhor direcionar no tesouro Selic ao invés da sua carteira já montada. Como você vai estudar, aprender a fazer uma correta análise de ativos e montar sua estratégia, ainda não sabemos se os ativos que você possui estão de acordo com tudo isso e não vale o risco. Deixar então no tesouro que possui liquidez, tem segurança, uma rentabilidade legalzinha e praticamente não sofre da marcação a mercado, é o melhor caminho. Espero que ajude! Seguiria a dica do @Edison Paulini, Se preferir pode deixar tambem em um CDB, essas caixinhas da vida... Nubank, Inter, etc.. Você vai ter liquidez e é de simples resgate com cobertura do FGC até os R$250.000 Bons investimentos :) 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Guilherme Drögemöller Postado 25 de Outubro Compartilhar Postado 25 de Outubro On 17/10/2024 at 12:17, Edison Paulini disse: Boa tarde, @Deny Azrak De Oliveira ! Você pode seguir aportando os valores mas melhor direcionar no tesouro Selic ao invés da sua carteira já montada. Como você vai estudar, aprender a fazer uma correta análise de ativos e montar sua estratégia, ainda não sabemos se os ativos que você possui estão de acordo com tudo isso e não vale o risco. Deixar então no tesouro que possui liquidez, tem segurança, uma rentabilidade legalzinha e praticamente não sofre da marcação a mercado, é o melhor caminho. Espero que ajude! Não sei se eu não iria preferir deixar num CDB de liquidez diária que paga o CDI, pois nesse não há marcação a mercado. Se tiver valor maior que 5 mil reais no tesouro selic e na próxima reunião do copom houver mais uma alta da selic, já pode ter uma marcação a mercado relevante. Um CDB que paga o CDI tenderia a pagar mais nessa situação, enquanto que se ele precisar liquidar do tesouro selic numa marcação a mercado em que houve aumento da taxa de juros, já vai levar um prejuízo relevante. Experiência própria, eu tenho uma reserva em tesouro selic em torno de 8k e com essa última alta da selic, estou levando um prejuízo momentâneo de uns 200 reais. Isso já seria relevante comparado aos +/- 8k se eu precisasse liquidar esse dinheiro agora. Não há como saber o futuro, mas não tenho visto uma tendência de baixa dos juros em um futuro próximo. Também não acho tão mais arriscado deixar em um CDB de algum banco como o BTG ou até mesmo um menor, como o banco inter que tem liquidez diária e pagam o CDI. Só uma opinião, cada caso é um caso. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 25 de Outubro Compartilhar Postado 25 de Outubro 2 horas atrás, Guilherme Drögemöller disse: Não sei se eu não iria preferir deixar num CDB de liquidez diária que paga o CDI, pois nesse não há marcação a mercado. Se tiver valor maior que 5 mil reais no tesouro selic e na próxima reunião do copom houver mais uma alta da selic, já pode ter uma marcação a mercado relevante. Um CDB que paga o CDI tenderia a pagar mais nessa situação, enquanto que se ele precisar liquidar do tesouro selic numa marcação a mercado em que houve aumento da taxa de juros, já vai levar um prejuízo relevante. Experiência própria, eu tenho uma reserva em tesouro selic em torno de 8k e com essa última alta da selic, estou levando um prejuízo momentâneo de uns 200 reais. Isso já seria relevante comparado aos +/- 8k se eu precisasse liquidar esse dinheiro agora. Não há como saber o futuro, mas não tenho visto uma tendência de baixa dos juros em um futuro próximo. Também não acho tão mais arriscado deixar em um CDB de algum banco como o BTG ou até mesmo um menor, como o banco inter que tem liquidez diária e pagam o CDI. Só uma opinião, cada caso é um caso. Boa noite, @Guilherme Drögemöller ! Apenas um adendo ao seu comentário. O tesouro Selic praticamente não sofre da marcação a mercado. A relevância da variação diária é muito pequena que acabamos por não considerar. Tenho uma parte também de valores no tesouro e já peguei umas variações da Selic. Em cima do montante, a variação é baixíssima, menos de R$30. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karoly Hunkar Postado 26 de Outubro Compartilhar Postado 26 de Outubro On 17/10/2024 at 11:05, Deny Azrak De Oliveira disse: Fala comunidade, blz? Iniciei uma carteira com pouco mais de cinco mil reais investidos, renda fixa na caixinha no nubank, e o restante em algumas ações (bbsa3, cmig4) e fiis. O propósito da carteira é buscar ativos de empresas em crescimento, perenes, com fins a longo prazo somente. Estou aguardando o início da próxima turma. A dúvida é se o ideal é manter aportes mensais (a média de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00) durante o curso, ou se o ideal seria um aporte menor nos ativos, e o restante guardar na renda fixa pra deixar pra investir essa reserva de oportunidade mais pra frente quando tiver mais conhecimento? obs.: Ainda estou estudando as empresas que pretendo ter na carteira para que fique equilibrada e em harmonia. Desde já, obrigado. Não precisa se preocupar nesse momento como montar a sua carteira. Vai fazendo o curso tranquilo e deixa o seu dinheiro de aportes no tesouro selic e num rendimento de liquidez diária como você está fazendo na caixinha do nubank. Não tenha pressa agora. Mas é normal ter ansiedade. Todos nós temos quando começamos a entender um pouco esse mundo dos investimentos. E vai aprender também no buy and hold tudo é a longo prazo. Nada acontece rápido. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Guilherme Drögemöller Postado 26 de Outubro Compartilhar Postado 26 de Outubro 1 hour ago, Edison Paulini disse: Boa noite, @Guilherme Drögemöller ! Apenas um adendo ao seu comentário. O tesouro Selic praticamente não sofre da marcação a mercado. A relevância da variação diária é muito pequena que acabamos por não considerar. Tenho uma parte também de valores no tesouro e já peguei umas variações da Selic. Em cima do montante, a variação é baixíssima, menos de R$30. Engraçado pois o meu baixou quase 200 reais desde a última alta da selic, peguei pré fixado 2027 e 2031 a 12,62% e 12,18%, respectivamente. Agora está em torno de 12,90% +/- (não vi a última cotação das taxas). Do ativo de 2027 baixou quase nada e do ativo de 2031 baixou 178,00. Peguei essas taxas achando bom porque se falava em baixa dos juros no início do ano kkkk. De qualquer forma eu não peguei uma taxa tão ruim, é só esperar ou liquidar alguma hora em que a taxa baixar. Felizmente não estou precisando deste dinheiro. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karoly Hunkar Postado 26 de Outubro Compartilhar Postado 26 de Outubro 13 minutes ago, Guilherme Drögemöller disse: Engraçado pois o meu baixou quase 200 reais desde a última alta da selic, peguei pré fixado 2027 e 2031 a 12,62% e 12,18%, respectivamente. Agora está em torno de 12,90% +/- (não vi a última cotação das taxas). Do ativo de 2027 baixou quase nada e do ativo de 2031 baixou 178,00. Peguei essas taxas achando bom porque se falava em baixa dos juros no início do ano kkkk. De qualquer forma eu não peguei uma taxa tão ruim, é só esperar ou liquidar alguma hora em que a taxa baixar. Felizmente não estou precisando deste dinheiro. Mas tem uma situação, tesouro selic é um título, de liquidez diária. Com pequena variação a mercado. Outro é o título prefixado que você está falando, que sofre marcação a mercado. Igual uma gangorra. Se a taxa hoje esta Mais alta, seu título vai ter valor menor para poder atingir o que você contratou. E esse título teoricamente você só liquida ele no final do prazo. E vai receber sem alteração. Agora se for fazer marcação a mercado você precisa analisar o momento ideal. Acho que agora não deva ser. O seu título para inverter a gangorra só vai ser quando a taxa oferecida pelo governo estiver menor do que a que você comprou. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 26 de Outubro Compartilhar Postado 26 de Outubro 19 minutes ago, Guilherme Drögemöller disse: Engraçado pois o meu baixou quase 200 reais desde a última alta da selic, peguei pré fixado 2027 e 2031 a 12,62% e 12,18%, respectivamente. Agora está em torno de 12,90% +/- (não vi a última cotação das taxas). Do ativo de 2027 baixou quase nada e do ativo de 2031 baixou 178,00. Peguei essas taxas achando bom porque se falava em baixa dos juros no início do ano kkkk. De qualquer forma eu não peguei uma taxa tão ruim, é só esperar ou liquidar alguma hora em que a taxa baixar. Felizmente não estou precisando deste dinheiro. Mas vamos lá. O Tesouro Selic não sofre da marcação a mercado como explicado antes. Já os outros títulos do tesouro que no caso seriam os prefixados e o IPCA+, esses sim poderão variar de acordo com mudanças da Selic e outros fatores econômicos. Será que não está ocorrendo uma confusão aqui nos títulos? 😅 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Guilherme Drögemöller Postado 26 de Outubro Compartilhar Postado 26 de Outubro 2 horas atrás, Edison Paulini disse: Mas vamos lá. O Tesouro Selic não sofre da marcação a mercado como explicado antes. Já os outros títulos do tesouro que no caso seriam os prefixados e o IPCA+, esses sim poderão variar de acordo com mudanças da Selic e outros fatores econômicos. Será que não está ocorrendo uma confusão aqui nos títulos? 😅 Ah sim, com certeza! Erro meu mesmo. 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Guilherme Drögemöller Postado 26 de Outubro Compartilhar Postado 26 de Outubro 2 horas atrás, Károly Hunkár disse: Mas tem uma situação, tesouro selic é um título, de liquidez diária. Com pequena variação a mercado. Outro é o título prefixado que você está falando, que sofre marcação a mercado. Igual uma gangorra. Se a taxa hoje esta Mais alta, seu título vai ter valor menor para poder atingir o que você contratou. E esse título teoricamente você só liquida ele no final do prazo. E vai receber sem alteração. Agora se for fazer marcação a mercado você precisa analisar o momento ideal. Acho que agora não deva ser. O seu título para inverter a gangorra só vai ser quando a taxa oferecida pelo governo estiver menor do que a que você comprou. Sim, eu entendo bem isso, só realmente me enganei ao comentar sobre o Selic. Na verdade estava falando do pré fixado mesmo. Foi erro meu. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 26 de Outubro Compartilhar Postado 26 de Outubro 6 horas atrás, Guilherme Drögemöller disse: Ah sim, com certeza! Erro meu mesmo. Tranquilo, @Guilherme Drögemöller ! Acontece =) 2 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Karoly Hunkar Postado 26 de Outubro Compartilhar Postado 26 de Outubro 7 horas atrás, Guilherme Drögemöller disse: Sim, eu entendo bem isso, só realmente me enganei ao comentar sobre o Selic. Na verdade estava falando do pré fixado mesmo. Foi erro meu. Faz parte 🤪😬 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts