Jump to content
  • 0

FGC e IR para títulos secundários

Rogerio Lopes

Pergunta

Bom dia, à todos!
Alguém saberia me dizer como fica a questão do FGC em caso de quebra de um Banco no seguinte cenário:

• 20 CDBs PRÉ da mesma instituição com vencimento de 4 a 5 anos no valor de 10.000,00 cada, comprados em datas diferentes;

O FGC pode ser acionado até o limite de 250.000,00 por instituição Financeira (CNPJ), correto?
Neste caso, cobriria todos todos os 20 CDBs da instituição como se fosse uma única requisição?

Na declaração de IR, o correto seria declarar cada CDB individualizado ou o total das aplicações no referido banco (CNPJ)?

Obrigado desde já pela colaboração!

• Brabo 1
Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Boa tarde, @Rogerio Lopes !

4 minutes ago, Rogerio Lopes disse:

Alguém saberia me dizer como fica a questão do FGC em caso de quebra de um Banco no seguinte cenário:

• 20 CDBs PRÉ da mesma instituição com vencimento de 4 a 5 anos no valor de 10.000,00 cada, comprados em datas diferentes;

O FGC pode ser acionado até o limite de 250.000,00 por instituição Financeira (CNPJ), correto?
Neste caso, cobriria todos todos os 20 CDBs da instituição como se fosse uma única requisição?

Neste caso como o emissor é o mesmo o FGC cobre pois se tem o valor de R$200.000 o que está dentro dos limites independente das datas de compra ou tipo de título (você pode ter títulos %CDI, IPCA+ e/ou prefixados sem problemas).

Um adendo aqui é a questão do valor rendido. Vamos imaginar que estes R$200.000 somam um total de R$260.000 sendo estes R$60.000 a mais juros rendidos até agora. Se o banco quebra você perde R$10.000 pois a garantia se limita aos R$250.000 totais na instituição e isso é contabilizado os juros rendidos.

7 minutes ago, Rogerio Lopes disse:

Na declaração de IR, o correto seria declarar cada CDB individualizado ou o total das aplicações no referido banco (CNPJ)?

Na declaração de IR o lançamento é feito título por título mesmo que seja um mesmo emissor.

Espero que ajude!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...