Jump to content
  • 0

FGC: Qual a vantagem de investir em CDBs emitidos por bancos sólidos?


Richard Ybars Valenca Braga

Pergunta

Caríssimos,

Mais uma pergunta de aprendiz...

Acabo de assistir a aula sobre CDBs, LCs e RDBs. Nela, aprendi sobre o tal FGC. Também aprendi que, no caso dos CDBs, bancos sólidos costumam remunerar o investidor com taxas menores do que as ofertadas pelo Banco da Esquina S/A.

Ora bolas, se até certos limites o FGC me garante, por qual razão eu escolheria investir em um título emitido por um banco sólido como o Itaú, ao invés de buscar a maior remuneração ofertada pelo banco que vai mal das pernas?

O incentivo parece ser: Invista no CDB do pior banco que você encontrar, pois ele tenderá a lhe remunerar com as melhores taxas e, se acaso a instituição vier a falir, o FGC te garantirá.

É isso mesmo ou algo me escapa? O FGC me garantiria com base na taxa prometida pelo banco falido ou com base nalguma outra taxa qualquer?

Obrigado e me desculpem se falei bobagem.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
8 minutes ago, Richard Ybars Valenca Braga disse:

Ora bolas, se até certos limites o FGC me garante, por qual razão eu escolheria investir em um título emitido por um banco sólido como o Itaú, ao invés de buscar a maior remuneração ofertada pelo banco que vai mal das pernas?

Quando temos pouco dinheiro vamos nos Emissores cobertos por FGC que pagam melhor. Quando temos mais dinheiro queremos segurança de um banco sólido.

10 minutes ago, Richard Ybars Valenca Braga disse:

O incentivo parece ser: Invista no CDB do pior banco que você encontrar, pois ele tenderá a lhe remunerar com as melhores taxas e, se acaso a instituição vier a falir, o FGC te garantirá.

A mesma lógica acima.

11 minutes ago, Richard Ybars Valenca Braga disse:

É isso mesmo ou algo me escapa? O FGC me garantiria com base na taxa prometida pelo banco falido ou com base nalguma outra taxa qualquer?

O FGC vai pagar a rentabilidade que você contratou da data de compra até a data da falência.

Nenhuma dúvida é boba. Sempre vai agregar.

Espero ter ajudado.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...