Jump to content

Vocês tocam algum instrumento musical??

Recommended Posts

7 minutes ago, William Redig disse:

Eu aprendi a tocar Saxofone e Clarinete na bandinha do colégio.  Isso tem MUITOS anos.  Capaz de eu ainda saber tocar uma música ou outra de memória, mas tocar lendo a partitura, certamente eu não me lembro mais.  Era divertido, mas para mim foi apenas uma daquelas coisas que você aprende e que não serve para muita coisa na vida adulta.

Ler uma partitura basicona, eu talvez ainda saiba, mas daí a tocar o que está na partitura, vai uma distância grande.

Com o basicão que ainda lembro, dá ainda para arranhar no Sax, Clarinete, Flauta e Flauta doce.

Rapaz, já vi o pessoal comentar sobre a dificuldade de tocar instrumentos de sopro, isso procede mesmo??

Acho muito bonito o som de Sax e clarinete. Tinha vontade de aprender tocar um pouco de sax só pra aprender tocar a intro de Careless Whisper kkk (PS.: Não sei se é o instrumento da musica original).

• Brabo 4
Link para compartilhar

On 20/10/2024 at 14:05, Matheus Keitaro disse:

Fala galera!! Não sei se já existe algum tópico do tipo, mas vamos lá.

- Vocês tocam algum tipo de instrumento?

- Tocam desde quando?

- Quantos instrumentos vocês tem?

- Fazem parte de alguma banda/projeto?

- Levam como profissão/Monetizam o role? haha

- Pra quem não toca nada, tem/ja teve vontade de aprender algum instrumento?

Eu toco violão/guitarra, arrisco também uns toques no baixo se precisar kkkk. Toco desde meus 8-9 anos de idades, nas idas e vindas nos estudos, mas hoje levo como um hobbie. Já toquei em alguns barzinho da cidade que moro (Araçatuba/SP) junto com outros amigos na época, quando era bem mais novo. Hoje em dia me arrisco só nos churrascos mesmo kkkk

Já tive muita vontade de profissionalizar e monetizar o role, mas por circunstâncias do destino, acabei não indo pra esse caminho. Quem sabe um dia? haha

Uma das vontades que tenho atualmente é aprender a tocar viola caipira. Ja afinei o violão na afinação do cebolão, e deu pra riscar uns solos/acordes haha.

Compartilhem a experiência de vocês com a música.

Tmj! Ótimo domingo a todos.

Tentei aprender violão, mas desisti kkk

só dão aula pra quem é destro e eu sou canhota kkkk

• Brabo 3
  • Triste demais irmão 1
Link para compartilhar

5 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Palhetas são mais fáceis n sentido de emitir som (nao que sejam extremamente faceis,, mas sao mais acessiveis), ja toquei clarinete.

Porém instrumentos de Bocal exigem formação de embocadura, aqui já é um terreno que vai de A a Z, há embocaduras e embocaduras.. envolve trabalho muscular, controle de abertura e passagem de ar, digamos que nao é algo que aprenda facil vc tem que internalizar e tentar quantas vezes foram necessárias.. e é ingrato, fica 1 semana sem tocar é com se tivesse ficado 1 mês ...  Aprendi Trompete doa 11 aos 22, reaprendi aos 36 anos, e reaprendi de novo aos 43 anos... e atualmente deixei as aulas em pausa

Valeu pela explicação @Henrique Magalhães!! Até tinha ouvido falar sobre a questão da musculatura, mas não sabia dessa sensibilidade pelo fato de ficar um tempo sem tocar.

Trazendo pra instrumento de corda, a experiencia que eu tenho é que eu chego ficar meses sem relar no violão tem vezes pela correria, mas se eu voltar a tocar, da pra desenrolar tranquilo (alguns solos mais puxado talvez dá uma travada). Porém não envolve um treino de musculatura e sim da agilidade dos dedos.

• Brabo 1
Link para compartilhar

1 hora atrás, Sergio William Machado disse:

Uma das maiores frustrações minha é não ter aprendido tocar violão, já tentei algumas vezes, mas não adianta. Sou literalmente o Kiko da turma do chaves tentando tocar.

Fala @Sergio William Machado!!

Nunca é tarde pra aprender brother, e hoje em dia com youtube facilitou muito. O problema é que precisa tirar um tempo pra praticar e treinar, só assim os dedos vão calejando, e chega o momento que os acordes caem automático. Saber um pouco de teoria ajuda também, escalas, campo harmônico, etc.

É que eu estou enrolando pra comprar uma viola, mas estou doido pra aprender a tocar kkkkkkk. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

1 hour ago, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

O locooo Lud, e essa particularidade por ser canhota ??? Pro aprendizado não deveria mudar nada, pois meu pai também é canhoto kkkkk. De vez em nunca o veio pega o violãozinho dele canhoto e risca umas músicas haha

Seria hard se você quiser aprender tocar igual o Zezé, que toca em posição de canhoto com as cordas na posição de destro (Resumindo um violão de destro) hahaha

• Brabo 2
Link para compartilhar

46 minutes ago, Matheus Keitaro disse:

Valeu pela explicação @Henrique Magalhães!! Até tinha ouvido falar sobre a questão da musculatura, mas não sabia dessa sensibilidade pelo fato de ficar um tempo sem tocar.

Trazendo pra instrumento de corda, a experiencia que eu tenho é que eu chego ficar meses sem relar no violão tem vezes pela correria, mas se eu voltar a tocar, da pra desenrolar tranquilo (alguns solos mais puxado talvez dá uma travada). Porém não envolve um treino de musculatura e sim da agilidade dos dedos.

Trompete é um instrumento ingrato porém fascinante , além da embocadura você tem que dominar bem a respiração, emissão de ar , abertura dos lábios e precisa praticar agilidade dos dedos também , ah e articulação da língua kkkk obs: precisa normalizar tudo isso pra pode fazer música ! Só um mero detalhe !

• Brabo 2
Link para compartilhar

22 horas atrás, Matheus Keitaro disse:

Imagino Eli! Vendo o Homi tocando pelo youtube, ja da arrepios, imagine pessoalmente, e em uma mesa de boteco, ta maluco!!!

Paco de Lucia é um monstro também. Se não for é um dos maiores nomes da musica flamenca.

Um dos nomes que admiro hoje em dia aqui do Brasil, é o Fabio Lima, não sei se você conhece. Tem video dele tocando Rondo A la Turca no violão, nunca vi ninguém fazer isso com a maestria que ele fez kkkkk.

Ultima vez que vi, ele estava fazendo tour junto ao Eduardo Falaschi, antigo vocal do Angra.

Coisa do outro mundo...e ele duelando com o meu ex-marido, que diga-se de passagem, toca muito também...Tocaram popular e alguns clássicos. E teve roda de choro....E frevo, samba....Noite e início de dia pra guardar na memória....Yamandu é gente fina, batemos uns papos também.

Conheço pouco o Fabio Lima, vou dar uma verificada. Valeu a dica. Tem uma galera muito boa por aí. Uma pena que nosso país não valoriza...muitos vão embora

• Brabo 1
Link para compartilhar

Cara que tópico riquíssimo! Quanto conhecimento envolvido!

Eu sou apaixonado por música desde moleque, porém, eu sempre foi "rosquero" (Da turma do "rock pesado" pra quem não sabe! hahaha

Comecei a tocar violão com 12 anos e ganhei minha primeira guitarra com 15... Nunca fui muito de teoria... na época peguei um dvd piratex do mestre Robson Miguel e comecei ali pelo básico do básico...

Só que como eu ouvia metal e queria tocar isso o mais breve possível, comecei a me arriscar em umas aulas doidas em inglês de uns artistas famosos da gringa e até do kiko loureiro (Eu odeio ele por N motivos, inclusive criminais... mas enfim) e fui aprendendo licks, arpeijos e outras técnicas básicas e comecei a pegar as músicas que eu sempre ouvi na época com o "finado" guitar Pro 5. Até os 18/19 anos só tocava metal, tive banda autoral, banda cover, iniciei projetos com músicas que nunca viram a luz do dia e por ai vai... depois disso comecei a ouvir grandes nomes que já citaram aqui como  Paco de Lucia, Yamandu Costa... conheci Fabio Lima mais recentemente também... ouvi muito samba antigo com muito violão lindo como Cartola, Noel Rosa, Demonios da Garoa e por ai vai...

Nessas idas e vindas eu acabei estagnando um pouco e recentemente inclusive estou tentando voltar os estudos... o violão tá sempre do lado pra pegar uma música de ouvido e aprender alguma coisa e agora estou tentando "decorar" todas as notas do Braço do violão para partir para mais teorias e assim melhorar o improviso em vários estilos, inclusive blues que eu sou apaixonado.

Não sei se vale mas na pandemia eu estudei música eletrônica que eu sempre fui muito fã... produzi algumas músicas que estão perdidas por ai pela net e um dia pretendo voltar a produzir hahahaha

Ainda tem uns vídeos meus perdidos pelo youtube... muita bagunça e confusão mas é isso...

Perdão pelo relato gigantesco, mas foi como eu consegui dá uma resumida em todo o histórico hahahaha

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

22 horas atrás, Matheus Keitaro disse:

Poxa, Tatui era um sonho 🤩🤩. Cara, queria eu ter uma galera desse nível musical perto de mim kkkkk

Pow bacana, MPB dependendo eu até arrisco um ou outro, mas meu negócio mesmo era tocar as internacionais. Sempre curti as bandas anos 80, até digo que meio que pra música eu nasci na época errada kkkk. 

O nível de música clássica, quem toca realmente tá em outra altura da régua. É um nível de dificuldade, que não adianta só ter dom, o cabra tem que praticar e muito.

Se houver a organização de uma baguncinha, eu até levo o violão kkkkk. Se um levar um cajon, outro um teclado, arruma um ou dois cantor, tá formada a banda 🤣

Bora, eu arrisco cantarolar umas músicas de veio... rsrsrs  Clara Nunes, Elis Regina, Cartola,....e por aí vai

• Brabo 2
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar

23 horas atrás, Elisangela Xavier Almeida disse:

Matheus! Cê num tem ideia do que é ver Yamandu estraçalhando o violão numa mesa de bar. Fui assistir uma apresentação dele aqui em Maceió. Ao terminar o show, fomos no camarim e fizemos o convite e o cara aceitou...foi simbora com a gente p um boteco lá ficamos até o amanhecer...O cabra é ninja, um monstro

Curto demais um violão clássico, tipo John Williams. Flamenco, tipo Paco de Lucia. Choro, samba,... e por aí vai

Conheci também Jorge Simas, Hamilton de Holanda quando eu morei em Recife.

Certa vez também assisti um show do Yamandu com o Armandinho, loucura total! 

Yamandu é um cara completo e extremamente humilde... sou MUITO fã do cara...

Semana sim, semana não eu vejo o dvd dele com Dominguinhos... Adoro as parcerias dele com Hamilton de Holanda (Que tem outras parcerias incríveis como o dvd com Maestrinho). 

Deve ter sido uma experiência totalmente inesquecível trocar uma ideia e tomar uma com o mestre Yamandu. 

• Brabo 2
Link para compartilhar

2 horas atrás, Ludmyla Cruz Da Silva disse:

Eita, Ludmyla! Sou canhota também! Tudo p mim foi complicado...o povo acha que só existem os destros... Até no treino de Muay Thai era difícil achar alguém que aceitasse treinar comigo...Oh pai!! kkkkkkkkkkk

• Brabo 1
Link para compartilhar

25 minutes ago, Adso Melo De Menezes disse:

Yamandu é um cara completo e extremamente humilde... sou MUITO fã do cara...

Semana sim, semana não eu vejo o dvd dele com Dominguinhos... Adoro as parcerias dele com Hamilton de Holanda (Que tem outras parcerias incríveis como o dvd com Maestrinho). 

Deve ter sido uma experiência totalmente inesquecível trocar uma ideia e tomar uma com o mestre Yamandu. 

Vixe, bom d+ Dominguinhos...Hamilton de Holanda outro monstro que conheci também....numa outra roda de choro lá em Recife

Foi bom demais esse rolê aleatório com o grande mestre Yamandu....e tinha muita gente boa nesse dia...Músicos daqui e de Recife: Wellington do cavaquinho, Beto do bandolim, Bozó do 7 cordas, etc....

Editado por Elisangela Xavier Almeida
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

41 minutes ago, Elisangela Xavier Almeida disse:

Coisa do outro mundo...e ele duelando com o meu ex-marido, que diga-se de passagem, toca muito também...Tocaram popular e alguns clássicos. E teve roda de choro....E frevo, samba....Noite e início de dia pra guardar na memória....Yamandu é gente fina, batemos uns papos também.

Conheço pouco o Fabio Lima, vou dar uma verificada. Valeu a dica. Tem uma galera muito boa por aí. Uma pena que nosso país não valoriza...muitos vão embora

Privilégio participar de uma roda de músicas dessas em Eli hahaha.

Daqui do Brasil fora o Fabio Lima, um que encontrei mais recentemente que não é tão conhecido, mas toca demais é o André Cavalcante. O estilo dele é mais violão instrumental (Famoso fingerstyle), mas num dia que ta precisando relaxar, encaixa bem rsrs

Fora do Brasil o cara mais sinistro que eu já vi tocando é o Alexandr Misko, um russo. Depois pesquisa no Ytube ele tocando Careless Whisper no violão.

• Brabo 1
Link para compartilhar

43 minutes ago, Adso Melo De Menezes disse:

Cara que tópico riquíssimo! Quanto conhecimento envolvido!

Eu sou apaixonado por música desde moleque, porém, eu sempre foi "rosquero" (Da turma do "rock pesado" pra quem não sabe! hahaha

Comecei a tocar violão com 12 anos e ganhei minha primeira guitarra com 15... Nunca fui muito de teoria... na época peguei um dvd piratex do mestre Robson Miguel e comecei ali pelo básico do básico...

Só que como eu ouvia metal e queria tocar isso o mais breve possível, comecei a me arriscar em umas aulas doidas em inglês de uns artistas famosos da gringa e até do kiko loureiro (Eu odeio ele por N motivos, inclusive criminais... mas enfim) e fui aprendendo licks, arpeijos e outras técnicas básicas e comecei a pegar as músicas que eu sempre ouvi na época com o "finado" guitar Pro 5. Até os 18/19 anos só tocava metal, tive banda autoral, banda cover, iniciei projetos com músicas que nunca viram a luz do dia e por ai vai... depois disso comecei a ouvir grandes nomes que já citaram aqui como  Paco de Lucia, Yamandu Costa... conheci Fabio Lima mais recentemente também... ouvi muito samba antigo com muito violão lindo como Cartola, Noel Rosa, Demonios da Garoa e por ai vai...

Nessas idas e vindas eu acabei estagnando um pouco e recentemente inclusive estou tentando voltar os estudos... o violão tá sempre do lado pra pegar uma música de ouvido e aprender alguma coisa e agora estou tentando "decorar" todas as notas do Braço do violão para partir para mais teorias e assim melhorar o improviso em vários estilos, inclusive blues que eu sou apaixonado.

Não sei se vale mas na pandemia eu estudei música eletrônica que eu sempre fui muito fã... produzi algumas músicas que estão perdidas por ai pela net e um dia pretendo voltar a produzir hahahaha

Ainda tem uns vídeos meus perdidos pelo youtube... muita bagunça e confusão mas é isso...

Perdão pelo relato gigantesco, mas foi como eu consegui dá uma resumida em todo o histórico hahahaha

Pow, massa demais sua experiência @Adso Melo De Menezes.

Minha fase de tentar tirar os rocks foi praticamente na minha adolescência, quando tinha oportunidade de ir tocar nos barzinho com meu prof. de musica da época. Ja tirei muita musica do Guns, Bon Jovi, RHCP, gostava também de Pink Floyd, Mr big, Led Zeppelin, e por ai vai. As musicas que sempre tive vontade de tirar, mas ai nunca tive habilidade, ou talvez paciência pra tirar são as do Dream Theater. Ainda pretendo ir no show deles, se caso resolverem fazer outra turne aqui no Br.

Compartilha depois com a gente suas musicas de eletro haha. Tive essa fase também na minha vida, não sei se já ouviu falar de Freestep. Pois é, foi uma dança da minha geração kkk

• Brabo 2
Link para compartilhar

38 minutes ago, Elisangela Xavier Almeida disse:

Eita, Ludmyla! Sou canhota também! Tudo p mim foi complicado...o povo acha que só existem os destros... Até no treino de Muay Thai era difícil achar alguém que aceitasse treinar comigo...Oh pai!! kkkkkkkkkkk

Só sei que em esporte de luta e futebol, os canhotos são sempre imprevisíveis kkkkk

• Brabo 1
Link para compartilhar

• Criar novo...