Henrique Malafaia Postado 21 de Outubro Compartilhar Postado 21 de Outubro Enquanto o governo divulga um índice oficial de inflação, alguns economistas defendem que a verdadeira inflação está ligada ao aumento da quantidade de dinheiro em circulação. Para eles, o índice oficial seria apenas um sintoma desse problema. Essa visão tem levado muitos a questionarem a renda fixa (e até a variável), argumentando que ela não protege adequadamente o patrimônio dos investidores contra a perda de valor do dinheiro. Queria ouvir opinião dessa minha comunidade maravilhosa da AUVP, e o mais importante (talvez): E aí? Mesmo se isso for a verdade, o que fazer com essa informação? Que alternativa temos? Queimar pneu se governo continuar emitindo dívida a vontade?😅 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Jaimson Bispo Postado 21 de Outubro Compartilhar Postado 21 de Outubro 24 minutes ago, Henrique Malafaia disse: Queimar pneu se governo continuar emitindo dívida a vontade?😅 Hehhehehehe Vou esperar a galera mais experiente comentar, pq não sei qual a solução, também acredito que o índice é distorcido, mas não dá forma que alguns dizem. 3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Hugo Barone Postado 21 de Outubro Compartilhar Postado 21 de Outubro 44 minutes ago, Henrique Malafaia disse: Enquanto o governo divulga um índice oficial de inflação, alguns economistas defendem que a verdadeira inflação está ligada ao aumento da quantidade de dinheiro em circulação. Para eles, o índice oficial seria apenas um sintoma desse problema. Essa visão tem levado muitos a questionarem a renda fixa (e até a variável), argumentando que ela não protege adequadamente o patrimônio dos investidores contra a perda de valor do dinheiro. Queria ouvir opinião dessa minha comunidade maravilhosa da AUVP, e o mais importante (talvez): E aí? Mesmo se isso for a verdade, o que fazer com essa informação? Que alternativa temos? Queimar pneu se governo continuar emitindo dívida a vontade?😅 Oi @Henrique Malafaia, como vai?Essa discussão sobre a inflação e a quantidade de dinheiro em circulação é um ponto que sempre levanta debates acalorados entre economistas e na minha opinião começou a se difundir pela internet por necessidade de criação de conteúdos. A visão que você mencionou, que associa a verdadeira inflação ao aumento da base monetária, vem de teorias monetaristas. Segundo eles, a criação excessiva de moeda desvaloriza o dinheiro existente e impacta os preços de uma forma mais ampla e duradoura do que o índice oficial de inflação consegue captar. Essa linha de raciocínio leva muitos a questionarem as formas tradicionais de investimento, como a renda fixa, que estaria, na prática, oferecendo uma rentabilidade ilusória em termos reais. Mesmo se os títulos indexados à inflação parecem "segurar" o poder de compra, em uma situação de desvalorização massiva da moeda, o ganho real pode ser corroído pelo aumento da oferta monetária. Pra mimnessa discussão teórica não acaba realmente impactando nossas decisões de investimento. É uma informação a mais para mantermos no bolso e não sermos tão ingênuos apenas. A diversificação de investimentos é a primeira estratégia e não vou me aprofundar aqui nisso. Outra ideia é focar em ativos atrelados a economias fortes e estáveis no exterior, como o dólar e euro, ou mesmo em ações de empresas internacionais (mas que também passam pelo mesmo processo de inflação "real"). Dado o cenário, o mais importante é não perder de vista o fato de que nenhum investimento é perfeito, e a chave é o que costumamos fazer aqui na AUVP de estratégia de longo prazo e diversificação. Lembrando que tudo isso é uma opinião pessoal (vozes da minha cabeça rsrs). E o que vc acha? 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Malafaia Postado 21 de Outubro Author Compartilhar Postado 21 de Outubro (edited) 15 minutes ago, Hugo Barone disse: E o que vc acha? Estou bastante convencido de que realmente o IPCA é uma mentira/ilusão, dado esse M2 abaixo: Só não sei qual a solução, melhor corrigir algo por esse índice do que deixar embaixo do colchão né (a não ser que guarde em dolar, aí os últimos anos tendem a dizer o contrário 😅) Por isso a brincadeira do "queimar pneus se governo continuar a emitir dívida dessa forma", rs. Mas de forma geral, acho que você está certo, é entender como o mundo é, e ver oq dá para fazer para se proteger... De forma prática, acho que é (opinião só também, das minhas vozes, rs): Também ter dolar (aposta contra desvalorização da nossa moeda). Também ter bitcoin (aposta contra governos). Também ter renda fixa (sei-la pq, com esse governo, sinceramente, alguém tem que parar de dar cheque em branco para eles). Também ter ações (se Taxad não for taxar mais ainda dividendos). Também ter imóveis (se Taxad parar de subir imposto de transmissão e herança) Verdade é que to quase parando de usar o termo investir, para mim é algo do tipo "sacríficio e estudo gigante apenas para tentar não perder o que eu estou construindo de patrimonio"... Editado 21 de Outubro por Henrique Malafaia add grafico 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Hugo Barone Postado 21 de Outubro Compartilhar Postado 21 de Outubro Entendo realmente seu ponto e principalmente a sensação de estar sendo enganado e apunhalado o tempo todo. E provavelmente estamos mesmo. Mas acredito que realmente conseguimos vencer essa maré e gerar acumulação/ riqueza no longo prazo com uma estratégia sólida de longo prazo. 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Post popular Edison Paulini Postado 21 de Outubro Post popular Compartilhar Postado 21 de Outubro Bom dia, @Henrique Malafaia ! Não vejo muito sentido o IPCA ser uma mentira. Aliás o próprio governo usa o índice para tomar decisões junto de outras instituições como o próprio BC para tomadas de decisões econômicas. Não faria sentido ele mentir para si mesmo e dar um tiro próprio pé. Além disso, existem coisas que infelizmente não adianta esquentar a cabeça. Por exemplo, emissão de dívidas. E isso vale para quem estiver no comando e sem entrar aqui em conversas sobre partidos e afins (inclusive porque foge das regras da comunidade). Mas vejamos que estamos falando de algo que nós realmente não temos o controle. Até porque a inflação é um conjunto de fatores que vão além da emissão de dívidas governamentais. Bancos também podem aumentar a inflação "criando" mais dinheiro através de empréstimos mantendo o sistema de reserva fracionária, variações cambiais que afetam commodities tanto importadas como exportadas e vale levar em consideração que o IPCA faz uma boa média do que seria a inflação pois é difícil medir uma "real". Aqui que entra o IBGE fazendo um bom trabalho de medição através da cesta de itens básicos que mais se aproxima do que a diversidade de brasileiros consome e que também cada pessoa e família tem sua própria inflação que pode ou não ser influenciada por alguns fatores enquanto outras não sentem o mesmo efeito. Por exemplo, o preço do energético pode subir que eu não sentirei pois não consumo. Percebe o raciocínio? O que podemos fazer é saber nos aproveitar do que acontece como dito pelo amigo @Hugo Barone. A cada momento de mercado sejam com decisões consideradas certas ou erradas, elas irão acontecer e cabe ao investidor saber se portar dentro destes ciclos. Não vamos mudar os ciclos, evitar que um ou outro aconteça. Vamos apenas saber jogar o jogo. 5 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 21 de Outubro Compartilhar Postado 21 de Outubro Acredito que o problema sempre se inicia quando alguém pega um índice , número ou benchmark e quer comparar com algo individualizado ! Existe uma lógica (memória de cálculo para o ipca ) , é o mais correto? Não sei, mas ele existe e é usado! mas aí vem alguém querendo criar polêmica e diz “mas minha inflação pessoal é diferente dessa aí” , então flor da manhã , claro que é na parou pra pensar que sua renda também é diferente da média ? Já parou pra pensar que seu consumo é diferente da média !? Já parou pra pensar que se trata de um índice que tenta representar um todo em uma média ? na minha humilde percepção eu entendo que quando menos nos envolvermos nestas polêmicas e mais tempo e fico tivermos em ganhar e aumentar nossa renda e seguir aportando , mais teremos a ganhar ! 2 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Malafaia Postado 21 de Outubro Author Compartilhar Postado 21 de Outubro 12 minutes ago, Edison Paulini disse: Aqui que entra o IBGE fazendo um bom trabalho de medição através da cesta de itens básicos que mais se aproxima do que a diversidade de brasileiros consome e que também cada pessoa e família tem sua própria inflação que pode ou não ser influenciada por alguns fatores enquanto outras não sentem o mesmo efeito. Por exemplo, o preço do energético pode subir que eu não sentirei pois não consumo. Percebe o raciocínio? To entendo, mas aí que está a questão, acho que tem dois pontos interessantes para explorar: Quanto que o aumento do valor da cesta básica é responsabilidade da expansão monetária? Quanto que um governo (qualquer um), consegue manipular essa inflação mais direcionada (tipo energético para manter o exemplo), com incentivos (questionáveis)? Os dois pontos não mudam muito o que fazer objetivamente quanto à isso. Acho que o post está virando mais uma lamentação apenas do que algo que possa ser feito 🤣 Mas estou gostando das diversas opiniões :) Todas respeitosas e com fatos e dados apenas, há esperaça para a humanidade? Partiu criar a AUVP island? hahaha 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Malafaia Postado 21 de Outubro Author Compartilhar Postado 21 de Outubro (edited) 10 minutes ago, Henrique Magalhães disse: mas aí vem alguém querendo criar polêmica e diz “mas minha inflação pessoal é diferente dessa aí” , então flor da manhã , claro que é na parou pra pensar que sua renda também é diferente da média ? Já parou pra pensar que seu consumo é diferente da média !? Já parou pra pensar que se trata de um índice que tenta representar um todo em uma média ? na minha humilde percepção eu entendo que quando menos nos envolvermos nestas polêmicas e mais tempo e fico tivermos em ganhar e aumentar nossa renda e seguir aportando , mais teremos a ganhar ! Calma lá, não é como se eu tivesse trazido uma notícia de fofoca ou tirado isso da minha cabeça apenas para criar polemica e ganhar likes (comunidade aqui nem tem esse objetivo né...). São economistas também que seguem essa linha de pensamento, não "poder" questionar e refletir sobre o tema acho que seja um erro. Mas concordo que o "poder" de solução nosso tende a 0. Aí talvez possa fazer sentido o seguinte: se não tem solução, solucionado está. Editado 21 de Outubro por Henrique Malafaia ortografia Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Edison Paulini Postado 21 de Outubro Compartilhar Postado 21 de Outubro 53 minutes ago, Henrique Malafaia disse: Quanto que o aumento do valor da cesta básica é responsabilidade da expansão monetária? Lei de oferta e demanda pode impactar. Essa lei também é parte dos fatores que mexem na inflação. 59 minutes ago, Henrique Malafaia disse: Quanto que um governo (qualquer um), consegue manipular essa inflação mais direcionada (tipo energético para manter o exemplo), com incentivos (questionáveis)? Os dois pontos não mudam muito o que fazer objetivamente quanto à isso. Essas influências exercidas em alguns itens as vezes até mesmo mais específicos na minha opinião não afetam em muita coisa. E mesmo que afetasse, que controle teríamos sobre isso como você mesmo comenta? Haha 59 minutes ago, Henrique Malafaia disse: Todas respeitosas e com fatos e dados apenas, há esperaça para a humanidade? Aqui estamos todos em busca de um mesmo objetivo. Óbvio que cada pessoa tem uma realidade e uma percepção diferente dos colegas, mas a gente caminha para um mesmo lugar. A nossa comunidade (carinhosamente chamado de seita por alguns 😂) não estaria de pé se não fosse isso. Por isso ela funciona =) 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Malafaia Postado 21 de Outubro Author Compartilhar Postado 21 de Outubro 2 horas atrás, Edison Paulini disse: Lei de oferta e demanda pode impactar. Essa lei também é parte dos fatores que mexem na inflação. Boa, a gente concorda então em boa parte, complicado é conseguir "responsabilizar" cada pedaço disso. Um exemplo que gosto de trazer é o preço de qualquer coisa.. "Gasolina ta cara, aumentou 20%", aí você vai fazer toda a composição do preço do litro e você descobre, as vezes, quem é o verdadeiro responsável pelo aumento do preço, que o brasileiro médio culpa o dono do posto 😅 2 horas atrás, Edison Paulini disse: Essas influências exercidas em alguns itens as vezes até mesmo mais específicos na minha opinião não afetam em muita coisa. Aqui eu acho que, dependendo, influencia e muito. Talvez muitos segmentos nem existiriam, pelo menos não com a força que tem, e consequentemente pelo preço que tem, sem o patrocínio estatal, alguns justificáveis, outros nem tanto. 2 horas atrás, Edison Paulini disse: E mesmo que afetasse, que controle teríamos sobre isso como você mesmo comenta? Haha Esse ponto acho que ninguém vai discordar aqui né, mas sei-la, vai que surge uma ideia brilhante? Há quem diga que é indiferente em quem a gente vota, mesmo que seja, acho que é a última esperança que podemos ter então O.o". 2 horas atrás, Edison Paulini disse: A nossa comunidade (carinhosamente chamado de seita por alguns 😂) não estaria de pé se não fosse isso. Por isso ela funciona =) Parabéns, de verdade, achei que esse post poderia descambar para um outro caminho não muito legal. Acho que vale também, para quem quiser, ver que essa tese é bem antiga (mas trago uma fala até que recente): Avô de Campos Neto explica por que há inflação e vídeo viraliza - em 1991 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Magalhães Postado 21 de Outubro Compartilhar Postado 21 de Outubro 5 horas atrás, Henrique Malafaia disse: Calma lá, não é como se eu tivesse trazido uma notícia de fofoca ou tirado isso da minha cabeça apenas para criar polemica e ganhar likes (comunidade aqui nem tem esse objetivo né...). São economistas também que seguem essa linha de pensamento, não "poder" questionar e refletir sobre o tema acho que seja um erro. Mas concordo que o "poder" de solução nosso tende a 0. Aí talvez possa fazer sentido o seguinte: se não tem solução, solucionado está. Mas aí depende de quais economistas , quais fontes e em qual cenário! o problema a vai ser sempre o que podemos fazer … notícia boa , notícia a ruim, polêmicas etc sempre vão existir … eu vejo que é igual quando você vê noticiários falando do ibovespa , dentro outro índices , as vezes existe mais sensacionalismo do que informação ! pessoalmente eu tento olhar o seguinte , se esse tais “economistas” são a voz da razão , pq raios os bancoes , as blue ships em geral estão apenas seguindo com base as informações hoje validadas pelo mercado (ao meu ver são eles quem realmente sabem ganhar dinheiro , dinheiro mesmo ) o tema é polêmico não é heheh logo ele causa polêmica mesmo ! No Equador a média (media isso mesmo ) do tamanho do mister bilau é de 17,59 cm. Polêmico neh? 1 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Henrique Malafaia Postado 21 de Outubro Author Compartilhar Postado 21 de Outubro 6 horas atrás, Henrique Magalhães disse: se esse tais “economistas” são a voz da razão , pq raios os bancoes , as blue ships em geral estão apenas seguindo com base as informações hoje validadas pelo mercado (ao meu ver são eles quem realmente sabem ganhar dinheiro , dinheiro mesmo ) Sem dúvida, para multimilionário e para quem tem acesso à festa do crédito barato subsidiado, o mundo como é, funciona de forma magnífica. Dependendo do volume investido, realmente colocar na renda fixa e largar o F, já "resolve" a própria vida e de algumas gerações... E aí whatever, se ta perdendo para inflação real ou não, ou o que é inflação real ou não. Essa galera realmente não precisa se preocupar com isso. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts