Jump to content
  • 0

Empresas de saneamento

Weslly Cristofher

Pergunta

Estava dando uma olhada nas empresas de saneamento, são todas públicas, teve algumas que até não tem tag along (coisa de loko) uma empresa de saneamento na base da carteira de ações é muito importante.
Mas o que fazer quanto a incluir uma destas empresas na carteira? Não estou me referindo a potencial de crescimento, mas, de segurança para o investidor, me lembro quando era criança e lia as notícias nos jornais falando do esquema de corrupção da petrobrás, então empresas públicas nem pensar. 
Imagino que alguém incluiu uma de saneamento na carteira, poderia explicar como tomou essa decisão vendo esse caso de uma empresa pública?
Estou entre sanepar e sabesp (mais pra sanepar, olhei alguns indicadores e achei ela interessante).

Obs: tem uns dizeres de um cara que quer ser o manda chuva de uma cidade hipotética chamada San Paulo que se fosse possível tornaria a Sabesp pública de novo. Então me deixou um pouco apreensivo.

Editado por Weslly Cristofher
  • Brabo 4
Link para compartilhar

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
9 horas atrás, Weslly Cristofher disse:

Estava dando uma olhada nas empresas de saneamento, são todas públicas, teve algumas que até não tem tag along (coisa de loko) uma empresa de saneamento na base da carteira de ações é muito importante.
Mas o que fazer quanto a incluir uma destas empresas na carteira? Não estou me referindo a potencial de crescimento, mas, de segurança para o investidor, me lembro quando era criança e lia as notícias nos jornais falando do esquema de corrupção da petrobrás, então empresas públicas nem pensar. 
Imagino que alguém incluiu uma de saneamento na carteira, poderia explicar como tomou essa decisão vendo esse caso de uma empresa pública?
Estou entre sanepar e sabesp (mais pra sanepar, olhei alguns indicadores e achei ela interessante).

Obs: tem uns dizeres de um cara que quer ser o manda chuva de uma cidade hipotética chamada San Paulo que se fosse possível tornaria a Sabesp pública de novo. Então me deixou um pouco apreensivo.

Bom dia, @Weslly Cristofher !

Apenas complementando a resposta dos nossos amigos. 

Realmente as empresas de saneamento na bolsa são escassas. Temos oficialmente 10 empresas de capital aberto mas somente na minha opinião valem a pena o estudo.

Ter uma empresa neste setor é interessante sim para a carteira. Entendo como o tipo de setor amis perene que temos depois dos bancos sendo mais perene até que as elétricas.

Mas vou deixar um ponto para você refletir. 

Pelo visto, seu maior receio é por conta do controle estatal. Não tem problema algum nisso pois trata-se de princípios de cada investidor. Logo, isso não te obriga a ter uma empresa assim na carteira e eu iria um pouco além. Nós que somos investidores de longo prazo temos que ter o máximo de segurança possível e tranquilidade com nossa carteira para todo dia ir dormir sem preocupação com nossas escolhas referente ao nosso dinheiro. Se este tema de estatal na área de saneamento lhe tira o sono, talvez valha a pena reconsiderar a inclusão delas na carteira.

Não é uma recomendação de compra ou não de ativos. Encare como um exercício de reflexão para ver com o que você se sente mais tranquilo.

Espero que ajude!

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
54 minutes ago, Edison Paulini disse:

Bom dia, @Weslly Cristofher !

Apenas complementando a resposta dos nossos amigos. 

Realmente as empresas de saneamento na bolsa são escassas. Temos oficialmente 10 empresas de capital aberto mas somente na minha opinião valem a pena o estudo.

Ter uma empresa neste setor é interessante sim para a carteira. Entendo como o tipo de setor amis perene que temos depois dos bancos sendo mais perene até que as elétricas.

Mas vou deixar um ponto para você refletir. 

Pelo visto, seu maior receio é por conta do controle estatal. Não tem problema algum nisso pois trata-se de princípios de cada investidor. Logo, isso não te obriga a ter uma empresa assim na carteira e eu iria um pouco além. Nós que somos investidores de longo prazo temos que ter o máximo de segurança possível e tranquilidade com nossa carteira para todo dia ir dormir sem preocupação com nossas escolhas referente ao nosso dinheiro. Se este tema de estatal na área de saneamento lhe tira o sono, talvez valha a pena reconsiderar a inclusão delas na carteira.

Não é uma recomendação de compra ou não de ativos. Encare como um exercício de reflexão para ver com o que você se sente mais tranquilo.

Espero que ajude!

Bom dia senhores, isso que você comentou faz sentido, estou com essa dúvida por que na aula do módulo 4 o Raul disse que deveríamos montar uma carteira de ações numa forma de pirâmide inversa, ao menos 6 empresas na base, sendo uma delas de saneamento. Não quero ficar me preocupando com a carteira durante meus dias, posso alocar uma parte bem pequena na carteira, ou talvez nem alocar mesmo. Mas, a resposta ajudou sim.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0

Olá @Weslly Cristofher,

Eu sou como o @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia: acho que, olhando para o histórico das empresas estatais, várias delas dão retorno.

E eu diria, especialmente as de saneamento, que para o bem ou para o mal, são apenas estatais (ou pelo menos as que valem a pena estudar hehehe).

Claro que você não tem interesse em estatais e isto está ok. Só para "provocar" (no bom sentido, claro), faça de repente uma análise mais rigorosa em termos de indicadores, e de repente, se estiverem acima da média, o risco compense.

Não é recomendação, mas apenas efetivamente uma "provocação" para reflexão.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0
3 minutes ago, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Weslly Cristofher,

Eu sou como o @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia: acho que, olhando para o histórico das empresas estatais, várias delas dão retorno.

E eu diria, especialmente as de saneamento, que para o bem ou para o mal, são apenas estatais (ou pelo menos as que valem a pena estudar hehehe).

Claro que você não tem interesse em estatais e isto está ok. Só para "provocar" (no bom sentido, claro), faça de repente uma análise mais rigorosa em termos de indicadores, e de repente, se estiverem acima da média, o risco compense.

Espero ter ajudado!

Farei isso, a análise foi apenas comparações de umas com outras, vou ver a fundo mesmo. Obrigado

• Brabo 3
Link para compartilhar

• 0
On 21/10/2024 at 23:16, Weslly Cristofher disse:

A sabesp não é mais estatal e seu controle acionário está agora com a Equatorial.

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
15 horas atrás, Matheus Passos Silva disse:

Olá @Weslly Cristofher,

Espero ter ajudado!

@Matheus Passos Silva

Não sei se contrassenso total, mas minhas melhores rentabilidades provém de estatais... Coisa de louco!

Aliás, tirando uma aí q é privada e top em tudo oq faz e está tb nas tops da carteira há muitos anos, só fico de olho esperar uma baixa... Kkkkkk

Mas eu digo q não sou preconceituoso com nada não... Pode ser indústria de tabaco, estatal, seja lá o q for... Estou aberto às empresas mais rentáveis, oras... Kkkkk

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar

• 0
56 minutes ago, Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia disse:

@Matheus Passos Silva

Não sei se contrassenso total, mas minhas melhores rentabilidades provém de estatais... Coisa de louco!

Aliás, tirando uma aí q é privada e top em tudo oq faz e está tb nas tops da carteira há muitos anos, só fico de olho esperar uma baixa... Kkkkkk

Mas eu digo q não sou preconceituoso com nada não... Pode ser indústria de tabaco, estatal, seja lá o q for... Estou aberto às empresas mais rentáveis, oras... Kkkkk

Olha @Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia,

Eu nem ia falar isso não, mas vc já mandou ver rsrsrs.

Efetivamente, tem umas "coisinhas" bem interessantes vindo de algumas estatais.

Eu também invisto em quase tudo - só deixo de fora a indústria da arma e de abate de animais, por questões pessoais, mas tirando isso, acho que não tenho muitos problemas - desde que passem nos critérios, é claro!

Vamos que vamos meu amigo 🚀

• Brabo 2
Link para compartilhar

• 0

@Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia @Matheus Passos Silva

Dando um pitaquinho aqui também.

Não vejo que o fato de ser estatal afete os lucros. O X da questão para maioria dos investidores é realmente ela serem mais sujeitas a oscilações dado que a tendência de controle e gestão mude a cada 4 anos e isso pode fazer com que as empresas balancem bastante além de estar envolto de questões éticas que obviamente são subjetivas para cada pessoa.

Na minha opinião, se a pessoa está ciente dos riscos e oscilações que as empresas podem apresentar, não tem problemas investir nelas. Sempre é válido pensar naquilo que nos faz dormir tranquilos de acordo com nossa forma de pensar.

Matheus dá ótimos exemplos disso. Eu incluiria também o ponto de empresas de mineração e afins que costumam causas polêmicas no ponto de vista ético de muitos investidores.

Novamente, sempre subjetivo e o importante é estar tranquilo com a decisão tomada.

• Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar

• 0
On 21/10/2024 at 22:16, Weslly Cristofher disse:

Só complementando seu comentario, TAG ALONG em empresas estatáis se comportam de maneira diferente, devido a uma possivel privatização você terá uma valorização absurda dos papeis, diferente de uma empresa privada, protegendo assim seu patrimonio.
Abraço.

• Brabo 3
Link para compartilhar

• Criar novo...